As senhoras mais amadas do streaming voltaram e, como de costume, em janeiro. A sexta temporada de Grace and Frankie estreou dia 15 deste mês e não perdeu ritmo, nem o humor e continua mantendo a mensagem que passa desde sua primeira season: mudanças são desafiadoras, mas está tudo bem, uma hora a gente se adapta e, é claro, com um grande amigo ao lado, tudo fica bem mais reconfortante e até divertido.
Para quem não conhece as figuras: Grace (Jane Fonda) é uma mulher chique e dos negócios, construiu uma empresa de beleza do zero e viveu casada com Robert (Martin Sheen), um advogado que é sócio de Sol (Sam Waterson), marido de Frankie (Lily Tomlin), uma mulher hippie, mística e que vive de sua arte desde que se entende por gente.
Tudo muda quando, no meio de um almoço, Robert e Sol contam a Grace e Frankie – que se odeiam e não se suportam – que são homossexuais, vivem uma relação há mais de 20 anos (traindo suas esposas) e, agora, querem se casar. A casa cai, após 40 anos de matrimônio, tanto Grace quanto Frankie se sentem traídas, sozinhas e sendo forçadas a viverem uma grande mudança em suas vidas: o divórcio, após tanto tempo morando com a mesma pessoa.
Cinco motivos para assistir Sex Education
Por mais trágico que seja, as duas lidam bem com a situação só que juntas! Grace e Frankie constroem uma linda amizade após se conhecerem melhor e ao dividirem a dor da mudança. Afinal, não são os opostos que se atraem? Grace é muito pé no chão, calculista e preocupada com as aparências, enquanto Frankie é sonhadora, sentimental e não se importa com o que os outros vão dizer.
Em todas as temporadas de Grace and Frankie, o show nos ensina que mudar é algo muito desafiador, mas que não há idade, nem tempo ou hora marcada para as mudanças acontecerem. Além disso, procura passar uma mensagem valiosa para os telespectadores: mudanças doem e são desafiadoras, mas acontecem, e com um grande amigo ao lado, tudo pode ser mais tranquilo e acolhedor quando se é compartilhado.
Então, a sexta temporada, sendo cheia de reviravoltas, demonstra muito essa ideia de que mudanças chegam – e chegou para muitos personagens, não apenas para as duas principais. A série continua nos mostrando o poder da mudança na vida das amigas. Grace vai se casar e, após anos vivendo com sua amiga e enfrentando os divórcios juntas, vai deixar de morar com Frankie. Assim, elas vivem separadas por um tempo e tudo muda novamente. Mas não deixam de trabalhar juntas.
É interessante – e sutil – a forma como a série trata o sofrimento perante às mudanças: não deixa de dar um ar de tristeza, melancolia e dificuldade, mas sempre mantém o humor e a leveza à espreita, como se materializa-se o famoso ditado: quando uma porta se fecha, outra se abre. Grace e Frankie ficam longe uma da outra, param de morar juntas, mas conseguem lidar bem com a situação.
É exatamente isso que acontece na sexta temporada: Frankie se aproxima de outra amiga e vive aventuras novas, isso sem deixar sua antiga amiga de lado já que está sempre precisando – e trabalhando com – Grace que, ao se casar, enfrenta novos desafios vivendo com outra pessoa e reconhecendo sua nova rotina e casa.
Enquanto a quinta temporada se preocupou em empoderar a terceira idade, exaltar o preconceito e tabu acerca dos temas que a envolve, na sexta temporada de Grace and Frankie percebemos uma preocupação maior em reforçar a mensagem central da série de outras formas mostrando que até mesmo uma amizade forte pode enfrentar mudanças, solavancos e brigas complicadíssimas e, se tudo mudar – e vai mudar- está tudo bem.
Crítica: Judy – Muito Além do Arco-Íris
No final da sexta temporada, como de costume, nos deparamos com outra grande e preocupante mudança na vida das amigas: elas voltam a morar juntas, mas outras duas pessoas vão pedir abrigo a elas: seus dois ex-maridos que, mesmo tendo uma convivência boa com as ex-esposas, não são nada convidativos para dividir o mesmo teto.
Parece que tudo ficará de pernas para o ar, mas o que importa é que uma hora tudo se ajeita de novo. O que instiga e deixa tudo mais interessante, tanto na vida quanto na série, é que sabemos que em algum momento tudo vai mudar novamente e está tudo bem!
FICHA TÉCNICA
Grace and Frankie (Sexta temporada)
Direção: Rebecca Asher
Roteiro: Howard J. Morris e Marta Kauffman
Elenco: Jane Fonda, Lily Tomlin, Martin Sheen, Sam Waterston, June Diane Raphael, Brooklyn Decker, Baron Vaughn, Ethan Embry
Duração: 13 episódios (de 30 min aproximadamente)
Nota: 9.0