Elite retorna em sua 2ª temporada na Netflix para continuar a investigação sobre o assassinato de Marina (María Pedraza), cometido na 1ª temporada. Mas não para por aí, pois logo nos dois primeiros episódios, o telespectador se depara com outra investigação, um novo mistério, mais segredos e novos personagens que vão dar o que falar.
Crítica da 1ª temporada de Elite
Baseado nos dois primeiros episódios assistidos, a 2ª temporada de Elite mantém a mesma fórmula de contar a história por meio de uma narrativa não-linear. Novamente, temos uma trama que inicia com a investigação sobre o desaparecimento de um dos personagens que, juntamente com o título de cada episódio, o telespectador fica ciente sobre há quantas horas a nova vítima está desaparecida. Não vou falar quem é. Juntamente com a procura do personagem sumido, temos outro interrogatório feito pela detetive com os alunos do Las Encinas, uma vez que todos têm certa conexão com que aconteceu.
Com essa primeira trama estabelecida, Elite retorna três meses antes para mostrar como estão os personagens após a grande tragédia e como eles vão enfrentar o novo semestre escolar. Mesmo tentando restabelecer a rotina, cada um ainda sente a dor à sua maneira. Um deles é Guzmán, que não aceita a perda da irmã, muito menos o fato de Samuel retornar à escola, uma vez que ele acredita veemente que Nano é o assassino. Entre discussões, brigas e a tentativa de afastar todos de Samuel, Guzmán sabe que não poderá fazer isso por muito tempo e, uma hora, terá que seguir em frente, porém, em seu subconsciente ele começa a crer que Samuel possa estar falando a verdade: o assassino ainda está à solta, enquanto um inocente paga por um preço que não é seu.
Com mais um ano letivo começando, o Las Encinas dá as boas-vindas para três novos personagens que, talvez, vão dar o que falar nesta temporada. Valerio (Jorge Lopez) é o meio-irmão de Lucrécia (Lu), que chega para causar, fazer inúmeras festas e trazer só alegria ao povo. Mas será que é só isso mesmo? Cayetana (Georgina Amorós) é a nova aluna que chega sorrateira, é desinibida, simpática e bastante comunicativa, conquistando logo a amizade de Lu. Mas ela esconde um segredo. O que será? Só assistindo para saber. A terceira e, sem dúvidas, uma das favoritas é Rebeca, a garota do subúrbio que ganha na loteria e chega ao mundo dos riquinhos para abalar. Ela tem um estilo único e o seu jeito de falar faz o público lembrar da personagem Nairóbi de La Casa de Papel. Ainda não se sabe muito sobre Rebeca, mas ela conquista o telespectador com muita facilidade e espero que sua trama seja boa e bem desenvolvida.
13 Reasons Why: novos segredos, investigação e injustiça marcam a 3ª temporada
Entre novos alunos, enfrentar as aulas e acompanhar as investigações, o grupo decide liberar toda essa energia em uma festa exclusiva em uma discoteca, plot que rende mais situações que podem complicar ainda mais para todos. De um lado temos Lucrécia lidando com o luto de Guzmán e devo dizer que a personagem demonstrou uma boa evolução da 1ª para 2ª temporada, com um pensamento mais sólido e se dando conta de que não consegue mais lidar com os problemas sozinha ou de forma superficial, uma vez que isso está a atingindo e gerando novos segredos ao seu redor que, a qualquer momento, pode lhe prejudicar.
Nadia precisa lidar com a doença de seu pai e ajudar mais em casa ao lado do irmão, enquanto luta pelos seus sentimentos em relação à Guzmán. Seria ela a pessoa certa para ele, principalmente para lidar com a dor e dizer a verdade nua e crua? Já Omar ainda esconde a sua paixão e o relacionamento com Ander devido aos costumes e religião. Será que ele vai abrir todo o jogo para sua família nesta temporada?
Crítica da 2ª temporada de Mindhunter
Já o trio Carla, Christian e Polo vai ter muito o que falar, uma vez que eles são os responsáveis pelo grande segredo e, é claro, Polo é o verdadeiro assassino de Marina (isso não é spoiler se você já viu a 1ª temporada). Uma reviravolta acontece a fim de afastá-los para que a verdade não seja exposta, porém até quando eles vão conseguir mentir? Até quando eles terão que lidar com certa solidão obrigatória para guardar informações preciosas da polícia?
No geral, a 2ª temporada de Elite começa agitada e com boas reviravoltas, como um desaparecimento, uma nova investigação, novos segredos e novos alunos no grupo. Há cenas em câmera lenta que são bem dramáticas para trazer aquele efeito novela mexicana, o que é um pouco exagerado e até engraçado, mas possível de relevar.
A esperança é que Elite mostre evolução nesta 2ª temporada, corrija os erros cometidos na temporada anterior e faça o elenco original crescer, amadurecer e se destacar mais nestes novos episódios, sem esquecer dos novos que estão chegando agora.
Ficha Técnica
Elite
Criação: Carlos Montero e Darío Madrona
Elenco: Itzan Escamilla, Miguel Herrán, Jaime Lorente, Miguel Bernardeau, Danna Paola, Mina El Hammani, Ester Expósito, Álvaro Rico, Arón Piper, Omar Ayuso e Jorge Suquet, Claudia Sales, Jorge Lopez e Georgina Amorós.
Nota: 7,2 (dois episódios)