Após certa decepção com o desenvolvimento de Cavaleiro da Lua (nada contra o personagem), é normal que as expectativas diminuam para a próxima produção, como foi o caso de Ms. Marvel, novo lançamento da Marvel Studios no Disney Plus, que chega com uma proposta diferente seja o estilo, os personagens e a história que, a princípio, chama a atenção positivamente e de forma graciosa apresentando um potencial que, assim espero, seja levado a sério.
O Pipoca na Madrugada já assistiu aos dois primeiros episódios, mas apenas o primeiro já está disponível no Disney Plus. Como primeiras impressões, posso dizer que Ms. Marvel surpreende e diverte em seus variados detalhes, prometendo ser um acerto da Marvel, mas nada garantido ainda. O veredito virá somente quando esta temporada for finalizada.
Sem enrolação, Ms. Marvel apresenta a protagonista da vez, Kamala Khan, uma adolescente muçulmana americana que mora em Jersey City. Kamala é a personificação da fanfiqueira raiz da Marvel, uma garota geek apaixonada pelos Vingadores, com um crush imbatível pela Capitã Marvel, sua heroína número 1.
Cavaleiro da Lua: primeiras impressões da série com Oscar Isaac
Inteligente, agitada, afobada e bastante desastrada, Kamala é a aquela garota que se encontra na típica fase em que tenta se encaixar em um lugar, mas não sente confortável em lugar algum, como na escola e, às vezes, em casa.
O que a torna única é sua imaginação que, por sinal, a série convida o espectador a fazer uma viagem fantasiosa ao universo mental de Kamala, que dá vida e cor às cenas para representar os seus sonhos. Tal fantasia é ilustrada por inserções animadas seja no formato desenho ou colagem, o que dá a sensação ao público de que está lendo uma HQ.
O desconforto de Kamala em não se encaixar em algo, talvez, venha pelo fato dela não seguir os padrões típicos da família que sempre a inclina a uma realidade nada atrativa, enquanto sua imaginação lhe propõe um mundo vasto a conhecer na qual ela pode ser quem quiser. Talvez seja esta razão para Kamala se sentir estranha e desajeitada nas coisas que faz, mas este é o detalhe que a torna especial.
Todo o desenvolvimento de Kamala e sua relação com a família e os amigos emoldura Ms. Marvel dentro do gênero teen, em um desenvolvimento mais leve, divertido, com timing cômico despretensioso na qual o riso pode ser relativo, mas o sorriso no rosto do espectador é inevitável por conta da graciosidade da atriz Iman Vellani ao dar vida à sua personagem com leveza e uma estranheza divertida e honesta.
A relação de Kamala com a família é um dos pontos mais fortes da série que não só ajuda no desenvolvimento da personagem, como também o seu contato e interação com os poderes que adquire repentinamente, cujo destino já é premeditado.
Enquanto a fantasia toma conta de sua cabeça, Kamala é puxada para a realidade pelos seus pais. Yusuf (Mihan Kapur) é um pai alegre, atencioso, compassivo e que tenta apoiar os sonhos da filha, enquanto Muneeba (Zenobia Shroff) é uma mãe zelosa, protetora e rígida por conta das fortes raízes de sua família e costumes. Ao mesmo tempo que deseja o melhor para a filha, Muneeba teme que a garota fuja de suas origens e se perca em meio à imaginação fértil.
Já o irmão Aamir (Saagar Shaikh) é apresentado como um mero coadjuvante na série, que serve como intermediário entre a irmã e os pais, a fim de que Kamala consiga ganhar a confiança dos pais, como foi o caso sobre sua ida à VingaCon, um evento voltado para os apaixonados pelos Vingadores. Acredito que Aamir possa crescer na série, especialmente a relação dele com a protagonista, mas opto em não me precipitar com isso.
Já assistiu Heartstopper, série da Netflix?
Todo o núcleo familiar da protagonista traz uma forte representatividade muçulmana em Ms. Marvel, como figurino, idioma e costumes que, de início, é pincelada dando um ótimo vislumbre a esta cultura e como se moldou – e ainda se molda – na América.
Mesmo se sentindo fora da curva, Kamala está sempre na companhia do melhor amigo Bruno (Matt Lintz), especialista em tecnologia, apaixonado por nerdices e que apoia e colabora aos sonhos da amiga. Kamala e Bruno formam aquela dupla divertida e pronta para o que der e vier, especialmente quando a garota descobre os poderes que tem. É possível que Bruno tenha sentimentos a mais pela amiga? Há esta possibilidade e Ms. Marvel deixa no ar, especialmente com a chegada Kamran (Rish Shah), novo aluno da escola, que logo sente uma conexão com Kamala por conta dos gostos parecidos. No entanto, Kamran é uma caixinha de surpresas que fará você ficar atento nele.
Já Nakia (Yasmeen Fletcher) é aquela amiga mais madura e pé no chão, uma adolescente empoderada que deseja fazer mais por sua comunidade, especialmente abrir espaço para as mulheres muçulmanas em meio à dominação masculina. É uma personagem que promete crescer e ajudar Kamala a trilhar o caminho de super-heroína. Vamos aguardar.
Poder e referências ao MCU
É logo no primeiro episódio de Ms. Marvel que Kamala descobre os seus poderes no instante em que usa um bracelete enviado de presente por sua avó. Mesmo a contra gosto de sua mãe em não querer tal objeto por perto – Muneeba deve conhecer o segredo por trás – Kamala usa o acessório apenas para dar o toque especial ao seu figurino de Capitã Marvel. Porém, é durante o evento de cosplayers no VingaCon, que a protagonista passa a ter visões estranhas e poderes bem diferentes ao que estamos acostumados a ver no MCU.
Ao conectar-se ao bracelete, Kamala tem a capacidade de ampliar e diminuir partes do corpo, seja alongando os braços, as mãos e pernas, apresentando uma força cósmica que lhe ajuda. Os efeitos especiais estão bem feitos e bonitos de se verem na tela, uma espécie de capa com toques neons que emolduram parte do corpo de Kamala. Até o momento, o CGI não fica a desejar em Ms. Marvel e espero que continue assim.
O ponto forte e positivo da série é que a origem dos poderes da protagonista virá exatamente de suas raízes familiares, um detalhe que, futuramente, fará Kamala mergulhar ainda mais em suas fantasias, enquanto o próprio poder a colocará de frente para uma realidade repleta de responsabilidades para a nova heroína, como já foi levemente demonstrado no segundo episódio, a colocando em uma posição de heroína amadora, mesmo que o momento tenha soado aleatório e bem forçado. Quando vocês assistirem vão entender o que estou falando.
E se tem uma coisa que não falta em Ms. Marvel são as inúmeras referências aos diversos personagens do MCU, como Capitão América, Homem de Ferro, Capitã Marvel (óbvio), Doutor Estranho, Viúva Negra, Hulk, Homem-Formiga, Thor, Valquíria, Feiticeira Escarlate e muitos outros. Tais easter eggs e citações aparecem para ilustrar a veneração que Kamala tem aos seus heróis favoritos.
Acredito que muitos estejam se perguntando se Ms. Marvel terá alguma conexão com MCU, e já adianto que tem sim, inclusive, há uma participação de um personagem específico que apareceu em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Se você tiver boa memória, vai bater o olho e descobrir quem é. Por enquanto, esta é apenas uma leve conexão, mas há possibilidade de que outras acontecerão até o final da temporada ou, simplesmente, não irão acontecer.
Bel-Air: vale a pena assistir a série do STAR Plus?
Com relação ao 2º episódio, não darei detalhes para não estragar a experiência de ninguém, mas este episódio garante bons ganchos que, a princípio, parecem desconexos e sem graça e surpreende com bons elementos surpresas.
Considerações finais
Ms. Marvel é a nova série da Marvel Studios que se desenvolve dentro do gênero teen, com uma protagonista que chama a atenção por sua imaginação fértil, com inserções animadas que representam o seu cenário imaginativo e sentimental extremamente colorido e com tom dramático exagerado propositalmente, afinal, é uma adolescente.
A série traz forte representatividade muçulmana, cujo poder da protagonista será explicado a partir de suas raízes familiares, um potencial que tem tudo para ser bem construído e desfrutado nesta série que traz cor, leveza, brilho e jovialidade ao MCU. Ms. Marvel tem tudo para dar certo e o caminho está aberto para isso acontecer.
Ficha Técnica
Ms. Marvel
Criação: Bisha K. Ali
Elenco: Iman Vellani, Matt Lintz, Yasmeen Fletcher, Mihan Kapur, Zenobia Shroff, Saagar Shaikh, Rish Shah, Alysia Reiner, Anjali Bhimani, Laurel Marsden, Nimra Bucha, Farhan Akhtar, Arian Moayed.
Duração: 6 episódios
Nota: 3,0/5,0 (2 primeiros episódios)