E se uma música marcante em sua vida fizesse você voltar no tempo em momentos importantes de sua história amorosa? Este é apenas o início da premissa de Evidências do Amor, nova comédia romântica e dramática brasileira estrelada por Fabio Porchat e Sandy Leah que, a princípio, o espectador não cria expectativa alguma, mas, ao final, sai do cinema surpreendido positivamente ao acompanhar uma história de amor genuína, com boas doses cômicas em um enredo bem construído que faz você se emocionar na medida certa. Vale a pena assistir e vou te dizer o porquê.
Com direção de Pedro Antonio, Evidências do Amor apresenta Marco Antônio, um designer de aplicativos, e Laura, uma futura médica e aspirante a cantora, que se conhecem em um karaokê ao cantarem juntos a música ‘Evidências’, uma composição feita por José Augusto e Paulo Sérgio Valle, que ganhou vida e sucesso pela voz da dupla Chitãozinho e Xororó que, por sinal, inspira esta trama.
Assim que Laura solta a deslumbrante voz, o match entre ela e Marco Antônio é 100%, engatando em um relacionamento sério na qual o público acompanha o desenrolar desta história cheio de romance e interesse, mas também com complicações que os levam a ficar fora de sintonia.
Após três anos de namoro, vemos o relacionamento se desgastar evolutivamente, chegando ao fim quando Laura revela que não vai se casar com Marco Antônio, o que faz o rapaz ir ao fundo do poço sem entender os motivos do repentino término, enquanto Laura se afasta totalmente para recalcular a rota e focar em sua vida e carreira.
Um ano após o fim do namoro, Marco ainda continua no limbo quando o assunto é amor até que, um dia, ele repentinamente volta às situações do passado com Laura, toda vez que escuta a canção ‘Evidências’.
Desesperado e, ao mesmo tempo, determinado a sair desta maldição, Marco Antônio dá início a esta aventura em que retorna ao passado diversas vezes a fim de entender o que realmente levou ao fim o seu relacionamento.
Confesso que nem o trailer, elenco e a proposta do filme aumentaram minhas expectativas em assistir. E caso esteja nesta mesma situação, posso afirmar que a surpresa é boa, pois o longa brasileiro entrega uma grata rom-com que sabe dosar muito bem a comédia e o drama, sem exageros, com boas atuações e participações especiais, além de cenas que vão arrancar algumas lágrimas genuínas.
E justamente este é o primeiro ponto positivo de Evidências do Amor, que propõe uma comédia romântica que não exagera nos clichês, muito menos deixa a história previsível e batida, mesclando romance e viagem no tempo que funcionam muito bem.
A parte hilária é ver o protagonista retornar ao passado por causa de ‘Evidências’, uma das músicas de maior sucesso não só entre os brasileiros. Assim que a canção se inicia – seja cantada por alguém ou instrumental – automaticamente, o personagem entra em transe em que a câmera faz um mergulho ou rodopio que o leva diretamente a uma lembrança do romance com Laura, o que o deixa atordoado e desesperado em saber como e por que foi parar exatamente ali.
À medida que o protagonista retorna ao passado, tanto ele quanto o público ganham informações e analisa os detalhes que levaram ao término do relacionamento com Laura. Quais os motivos que levaram ela a não se casar com ele? O que, de fato, aconteceu entre eles nesses três últimos anos? Quem errou e acertou na relação? Por que Marco Antônio não conseguiu superar este amor, mesmo após um ano do término? Por quê o Marco é quem volta ao passado? E o que aconteceu com Laura neste último ano?
A idas e vindas ao passado faz o filme deixar em evidência as boas doses cômicas da história, contribuídas pela atuação de Fabio Porchat que está excelente no papel. Fabio entrega um Marco Antônio apaixonado e, por estar extasiado por este amor, faz com que ele não enxergue os detalhes, muito menos os erros e próprios defeitos que acabam contribuindo para o surgimento das complicações na relação.
Marco é uma boa pessoa, é generoso, gentil, divertido, debochado, inteligente e trabalhador. Mas é a dor do coração que o faz olhar para trás e analisar a ausência, distância, temperamento difícil, certa falta de credibilidade, desistência e frieza que culminaram em uma série de erros não somente com Laura, mas também com sua família, como o irmão e o pai, além do trabalho, quando abala a sua criatividade e foco, mesmo sempre motivado pela sua chefe Luana (Larissa Luz).
Claro que o Porchat não deixa de colocar a sua veia cômica na história, o que faz Evidências do Amor ter o equilíbrio perfeito entre comédia e drama tanto no roteiro quanto na atuação, já que o ator também escreveu o texto do filme.
Aliás, o elenco conta com a atriz Evelyn Castro como Julia, a ‘faz-tudo’ do prédio onde Marco Antônio mora. Ela se torna confidente e cúmplice quando precisa ajudar Marco a voltar ao passado, rendendo cenas hilárias que garantem boas risadas. É nessa hora que Evelyn sabe roubar a cena com maestria.
Claro que não podemos deixar de falar de Sandy Leah em Evidências do Amor. Mesmo ciente de que Sandy já trabalhou na atuação, é normal ficar com o pé atrás, já que faz um bom tempo que não a vemos em cena. Mas posso dizer que Sandy entrega uma atuação simples e singela como Laura, cuja química com Porchat é perfeita, e não é exagero o que estou falando.
Em boa parte do filme, o espectador acompanha apenas o ponto de vista de Marco Antônio, colocando-o na posição de vítima que, aos poucos, vai revelando os seus erros, sendo retirado desta posição. Mas quando a Laura retorna não somente nas lembranças, mas também nos dias atuais, mostrando a sua perspectiva na história, é possível entender não só erros e acertos de ambos, mas também sentimentos abafados, situações mal resolvidas e sonhos que ganharam novos rumos. E isso faz a gente entender o centro da complexidade de uma relação.
Laura apresenta o outro lado do equilíbrio desta comédia romântica, injetando uma boa dose de drama, mostrando que ela também sofreu e ainda sofre com o término do relacionamento, mesmo seguindo em frente para encontrar a sua felicidade pessoal e profissional. Ela se posiciona com uma pessoa com falhas e qualidades, e não apenas como uma ‘vilã’ na história de Marco Antônio, aquela que terminou tudo.
Aliás, é neste momento que Evidências do Amor entrega um ótimo plot twist que, particularmente, não é tão previsível quanto se imagina, agrada e deixa a trama mais robusta para a sua reta final, sem enrolações. E esta boa reviravolta rende em uma das cenas mais lindas, singelas e tocantes do filme (não direi qual é para não estragar a surpresa), que fará as lágrimas caírem ou, no mínimo, deixar a pessoa com um nó na garganta.
Considerações finais
A reta final amarra bem as pontas da história, deixando às claras os erros cometidos no passado e uma possível nova chance de acertar no presente, abrindo portas para um futuro feliz aos protagonistas. O desfecho ainda conta com uma participação especial que encerra o filme do melhor jeito.
Evidências do Amor é uma comédia romântica brasileira que acerta em cheio em um roteiro sem exageros, equilibrando o drama e o cômico em uma história simples e tocante com um elenco que, inicialmente, não cria expectativas e entrega o match inesperado e perfeito.
E prepare-se, porque depois de assistir este filme, a canção ‘Evidências’ vai ficar um bom tempo na sua cabeça. rs
Ficha Técnica
Evidências do Amor
Direção: Pedro Antonio
Elenco: Fabio Porchat, Sandy Leah, Evelyn Castro e Larissa Luz, Samya Pascotto e Fernanda Paes Leme
Nota: 4,0/5,0