Angry Birds 2 – O Filme é divertido e com algumas piadas afiadas, uma produção que sabe prender a atenção do público geral (crianças e adultos), tornando-se superior ao primeiro filme. É uma animação que te dá um bom motivo para levar a criançada ao cinema e sair da sessão plenamente satisfeito.
Com direção de Thurop Van Orman, Angry Birds 2 dá continuação aos eventos do primeiro filme em que o espectador acompanhou o confronto entre os raivosos pássaros contra os engenhosos porcos que sequestraram os ovos a fim de ter mais comida em sua ilha. Com a vitória dos pássaros, Red acaba se tornando um herói e queridinho de todo mundo, o que o faz se distanciar do isolamento e da solidão que vivia antes.
Agora, a ilha dos pássaros cresceu, todo mundo se dá bem, Red tem a amizade de Chuck e Bomb e ainda mantém a segurança do local. No entanto, do outro lado do oceano, a ilha dos porcos sofre um ataque inesperado e, por causa disso, o porco Leonard levanta a bandeira da paz aos pássaros para descobrir quem mora nesta terceira ilha misteriosa e perigosa. Assim, todos ficam felizes com a trégua e resolvem embarcar na nova missão, uma vez que os ataques ainda estão no começo.
O roteiro de Angry Birds 2 mostra logo na primeira cena a continuação instantânea aos eventos, sem um intervalo de tempo tão longo. A animação se renova com uma trama mais agitada, novos personagens e a disputa interna entre pássaros e porcos, mesmo com a trégua, o que torna a situação ainda mais divertida justamente por ver lados opostos lutando contra um mal em comum.
O filme se desenvolve não só no embate contra a nova vilã, mas também na insegurança de Red, uma vez que ele demonstra medo por perder tudo o que conquistou até agora. Com a trégua com os porcos, será que ele ainda vai manter o posto de herói e ser idolatrado por todos? Será que seus amigos ficarão ao seu lado? Será que ele vai ficar isolado novamente? Todos esses questionamentos martelam a cabeça de Red que o faz, muitas vezes, tomar decisões precipitadas e egoístas, sendo que nesta nova missão ele conta com a ajuda dos amigos e de novos participantes, como os porcos e a irmã de Chuck.
Crítica: Ad Astra – Rumo às Estrelas
Silver é uma pássara extremamente inteligente, que consegue elaborar os melhores planos para alcançar a ilha misteriosa, algo que assusta Red, já que sua insegurança não lhe permite trabalhar em grupo. Mas, ao mesmo tempo que os dois discutem, uma amizade nasce, fortalecendo a química entre os dois.
Enquanto o grupo parte rumo à nova missão, do outro lado conhecemos a vilã Zeta, que não é tão ruim assim e é possível compreender suas intenções não tão bondosas. Com um passado um pouco triste e que, por sinal, retorna para este confronto, Zeta vive em uma geleira e está cansada de ter sua rotina no frio. Ela deseja sol, calor e água quente, por isso, começa a atacar os demais locais para construir a ilha dos seus sonhos.
Crítica: Predadores Assassinos
Em meio a essa missão, Angry Birds 2 questiona as inseguranças de Red e mostra que trabalhar em grupo não vai jogá-lo na solidão novamente, pelo contrário, ele irá ganhar novas amizade, inclusive as mais improváveis como é o caso do porco Leonard. Além disso, a animação rende cenas divertidas – há momentos em que a risada é espontânea e incontrolável – com direito a danças inesperadas, disfarces fajutos e diálogos com piadas um pouco afiadas que os adultos vão captar a mensagem rapidamente.
Mas além da história principal, Angry Birds 2 reserva uma história a parte, uma espécie de curta dentro do filme em que o espectador acompanha três passarinhos amigos ao resgate dos ovinhos que se perdem no mar, durante uma simples brincadeira. Tinha tudo para ser um plot fora de contexto, mas a subtrama sabe se encaixar na hora certa à trama principal, como também consegue ser engraçada.
Todos os personagens ganham destaque na medida certa, seja as inseguranças de Red e sua relação com Silver e a capacidade da passarinha em ter ideias sensacionais; a rapidez de Chuck que tornam os momentos mais divertidos, junto com as habilidades de Bomb; a disputa pela liderança entre Leonard e Red, ao mesmo tempo que o público acompanha uma nova amizade surgindo e, é claro, o destaque para Zeta, especialmente quando o público compreende suas motivações, dando a chance de uma possível redenção. Alguns personagens que conhecemos no primeiro filme acabam ficando de escanteio nesta segunda produção, no entanto, isso não prejudica o desenvolvimento da trama.
Angry Birds 2 ganha uma dublagem muito boa, com destaque para Fábio Porchat que dá uma voz mais debochada e engraçada para o personagem Chuck. Dani Calabresa e Marcelo Adnet também fazem parte do elenco e satisfazem o público.
Considerações finais
Angry Birds 2 – O Filme dá continuidade ao primeiro longa e engrandece ainda mais a história com um roteiro simples e bem desenvolvido, novos personagens que se destacam, questionamentos que fazem Red amadurecer, diálogos afiados e engraçados, cenas divertidas e um desfecho bom e satisfatório. É uma animação bonita que alegra crianças e adultos.
Ficha Técnica
Angry Birds 2 – O Filme
Direção: Thurop Van Orman
Elenco: Jason Sudeikis, Josh Gad, Leslie Jones, Danny McBride, Bill Hader Rachel Bloom, Awkwafina, Sterling K. Brown, Eugenio Derbez, Peter Dinklage, Tiffany Haddish, Zach Woods, Dove Cameron, Lil Rel Howery, Beck Bennett, Nicki Minaj, Brooklynn Prince, Pete Davidson e Maya Rudolph.
Dublagem brasileira: Fabio Porchat, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Thomas Costa, Mileninha, Luluca e Authentic Games.
Duração: 1h37min
Nota: 7,2