A HBO divulgou a primeira imagem da nova série Watchmen, inspirada na icônica série de quadrinhos dos anos 80 de Alan Moore e Dave Gibbons. A foto revela um homem misterioso vestindo um uniforme de polícia e uma máscara amarela.
Criado por Damon Lindelof, a série Watchmen é uma história sobre o fracasso dos super-heróis. Esta questão central representa um forte desafio aos mitos heroicos: se os super-heróis devem estar nos observando e nos protegendo, então quem está lá para observá-los e protegê-los? A história original de Watchmen começa com uma investigação sobre por que tantos heróis estão sendo misteriosamente assassinados. Quem faz essa investigação é Rorschach, cujo cartão de visitas é sua máscara cheia de manchas de tinta em movimento.
“Alguns dos personagens serão desconhecidos. Novos rostos. Novas máscaras para encobri-las. Então, embora essa máscara amarela possa ser uma homenagem ao Rorschach, quase certamente pertence a um novo personagem”, explica Lindelof sobre a série.
A cor amarela, porém, tem a sua própria simbologia em Watchmen. O símbolo mais reconhecível da série é o rosto em formato de ‘smile’ manchado por uma gota de sangue – para evocar tanto o relógio do juízo final quanto a ideia de inocência infantil sendo perdida, entre outras coisas.
Crítica: A Casa do Medo – Incidente em Ghostland
Quanto ao uniforme, a polícia desempenha um papel importante na história original de Watchmen. Nos quadrinhos, a razão pela qual os super-heróis saíram de moda é que a polícia, enfurecida pelos heróis roubando seus empregos, entrou em greve nos anos 70, forçando o governo a aprovar uma lei anti-vigilante.
No elenco estão Jeremy Irons, Regina King, Don Johnson, Louis Gossett Jr, Frances Fisher e Tim Blake Nelson. Lindelof é o produtor executivo e Nicole Kassell dirige o primeiro episódio
Com oito episódios, a série Watchmen está prevista para estrear em 2019.