Em contos de fadas há sempre uma princesa a ser salva por seu príncipe encantado. Mas neste conto, a donzela precisa se salvar, sozinha e a qualquer custo. Esta é a premissa de Donzela (Damsel), novo filme da Netflix que traz uma história de fantasia que mistura ação, aventura e uma pitada de mistério que prende a atenção com um entretenimento que não deve ser levado a sério. É o tipo de filme passatempo apenas para curtir e não pensar.
Com direção de Juan Carlos Fresnadillo, Donzela acompanha Elodie, uma camponesa de um reino empobrecido. Com a grande necessidade de ajudar o seu povo, ela aceita a proposta repentina de se casar com um lindo príncipe de um reino farto e próspero.
O encontro entre as famílias acontece e o deslumbre pelo castelo e a riqueza não fica disfarçado. Elodie conhece o príncipe Henry pela primeira vez, despertando certo interesse no rapaz e a esperança de que esta união prospere não só ao seu povo, mas no amor também, um ponto importante para ela.
Entre observações, ações e reações um pouco estranhas tanto rainha e do príncipe, quanto da própria protagonista, o casamento é realizado e ambas as partes saem satisfeitas. No entanto, o que Elodie não esperava era participar de um ritual bastante suspeito.
A princípio, tudo leva a crer que este passo seria para torná-la oficialmente parte da família real, o que de fato acontece. Mas o pesadelo se inicia quando Elodie é jogada do alto da ponte, caindo diretamente em uma caverna, tornando-se o sacrifício de uma dívida que é paga há séculos.
Presa em uma caverna sombria e habitada por um dragão que pode atacar a qualquer momento, Elodie usa da astúcia, inteligência, força e perseverança para sobreviver e sair de lá o quanto antes. À medida que ela avança e explora o local, ela descobre que mais mulheres foram sacrificadas e desvenda mentiras e o verdadeiro objetivo deste ritual cujas vítimas são inocentes, incluindo ela.
******CONTÊM SPOILERS******
Donzela apresenta uma premissa interessante que apresenta uma fantasia que quebra totalmente os padrões dos contos de fadas ao apresentar uma princesa em uma jornada de luta pela sobrevivência, cujo príncipe é um grande covarde e traidor; e a rainha é a grande vilã.
À medida que Elodie explora a caverna e logo se depara com o dragão que aguarda a sua mais nova presa para caçar, Donzela explica o significado deste ritual: há séculos, o reino tem a grande dívida de entregar três mulheres da família real como preço a se pagar em nome da prosperidade e proteção. Mas tal sacrifício também tem outro significado que até faz sentido, mas pode ser que alguns achem fraco. É condizente à trama, mas um pouco dramático beirando ao ridículo.
As verdadeiras intenções por trás deste ritual envolvem vingança, uma vez que um antigo rei matou os filhotes deste dragão (que é fêmea). Para poupar a vida da majestade, o dragão obriga que toda a família, a cada geração, entregue três mulheres da realeza como sacrifício. Se isso não for feito, o reino será totalmente destruído pelo fogo do dragão.
No entanto, todas as vítimas deste sacrifício são inocentes, uma vez que elas não têm o sangue real. Durante o ritual, é feito um corte na mão, colocando em contato com o sangue do príncipe, para assim, o dragão sentir o odor do sangue da realeza em sua presa.
A atriz Millie Bobby Brown é quem segura as rédeas do filme, na qual o espectador acompanha toda a sua aventura de fuga e sobrevivência em meio ao caos. Completamente sozinha, Elodie utiliza o local a seu favor, arriscando-se em caminhar em lugares perigosos, escorregando por corredores e entradas estreitas, utilizando das informações deixadas pelas vítimas anteriores, usando das criaturas para se proteger e curar das feridas, além de improvisar objetos para atacar e se defender.
O mais interessante é ver a protagonista passar por maus bocados, ficando repleta de feridas pelo corpo, encurralada e com a mínima expectativa de conseguir sair dali. Tais dificuldades causam certa tensão e angústia no espectador, o que deixa a trama envolvente. Aliás, é possível dizer que o longa flerta com o filme Casamento Sangrento.
Enquanto acompanha-se toda esta trajetória de luta e sobrevivência da protagonista, Donzela cria certo suspense em torno da figura assustadora do dragão, sem revelar por imediato. Neste momento, os efeitos especiais não são tão bons, despertando receio em que assiste. Mas assim que o dragão, de fato, surge e começa a perseguir Elodie, sua aparência torna-se nítida, ganhando efeitos melhores.
A maior surpresa é descobrir que o dragão consegue se comunicar verbalmente com suas vítimas, algo que não se deve levar nada a sério, pois a própria produção não leva. No instante em que a criatura começa a falar, soa cômico e meio fajuto, diminuindo a tensão. Mas o perigo ainda persiste por conta da ferocidade e crueldade do dragão em dilacerar os seus alvos.
Donzela conta com um elenco com grandes nomes como Angela Basset no papel da madrasta bondosa e enérgica, que logo enxerga que há algo de errado no casamento de Elodie; Robin Wright é a rainha que não hesita em executar a mais nova princesa durante o ritual; Nick Robinson é Henry, o príncipe covarde e sem culhão; e Ray Winstone como Lord Bayford, pai da protagonista, cuja reviravolta causa raiva do personagem.
A verdade é que todos esses personagens coadjuvantes poderiam ser interpretados por outros atores e atrizes, pois não fazem tanta diferença no filme, já que a trama é totalmente carregada por Millie Bobby Brown.
Considerações finais
A reta final de Donzela é boa e apresenta sequências instigantes de luta, fuga e vingança em nome de todas as vítimas deste ritual, culminando em um desfecho satisfatório. Inclusive, a parceria de Elodie e o dragão soa cômico e faz lembrar da personagem Daenerys Targaryen de Game of Thrones, que se orgulharia desta mais nova donzela independente.
Donzela é uma fantasia de ação e aventura que sabe entreter com uma história que apresenta pontos surreais, mas condizentes à proposta. É aquele filme apenas para curtir e não pensar.
Ficha Técnica
Donzela
Direção: Juan Carlos Fresnadillo
Elenco: Millie Bobby Brown, Angela Bassett, Ray Winstone, Robin Wright, Nick Robinson, Brooke Carter, Milo Twomey, Nicole Joseph e Shohreh Aghdashloo.
Duração: 1h49min
Nota: 2,9/5,0