A série Bridgerton finalmente está de volta em sua 3ª temporada, que adapta a história de Colin e Penelope, baseado no 4º livro Os Bridgertons – Os Segredos de Colin Bridgerton. O Pipoca na Madrugada já assistiu aos quatro primeiros episódios da Parte 1 e pode afirmar que os fãs vão apreciar bastante este novo casal, além de sentir a satisfação de ver cenas icônicas do livro ganhando vida na série.
Mesmo com um retorno triunfante, Bridgerton apresenta novos plots que são interessantes, enquanto outros ainda não firmaram um propósito dentro da história, podendo dividir opiniões.
Este texto traz as primeiras impressões sobre a nova temporada de Bridgerton sem spoilers.
Polin é real!
Seguindo uma ordem diferente dos livros, a 3ª temporada de Bridgerton traz Colin Bridgerton e Penelope Feartherington como o casal principal deste novo ano da série. E já aviso que, mesmo aqueles que foram contra esta mudança, ficarão satisfeitos ao acompanhar esta história de amor que conquistou os fãs dos livros e vão conquistar os apaixonados pela série também.
Sem entregar todos os pontos, posso dizer que a série apresenta uma nova roupagem de Colin (Luke Newton), que retorna de suas viagens bem diferente, não somente no físico e figurino, mas também na personalidade. Temos o terceiro irmão Bridgerton mais charmoso, misterioso e sedutor, conquistando os olhares das jovens da cidade que não vão hesitar em chamar a sua atenção, afinal, ele é o pretendente principal para um casamento promissor nesta nova temporada das debutantes.
Enquanto isso, acompanhamos Penelope (Nicola Coughlan) decidida a encontrar um marido, pois não quer ficar mais em casa sob as ordens da mãe, muito menos das irmãs casadas. Além disso, ela deseja um casamento que lhe dê liberdade e privacidade para continuar com sua vida dupla como Lady Whistledown.
Bridgerton: crítica da 2ª temporada
A sua primeira grande transformação é no figurino e cabelo, o que deixam Penelope ainda mais linda, afastando-a da imagem de menina. E sim, as cores verde e azul são as ideais para a protagonista, além dos cabelos longos e ondulados jogados de lado, atraindo olhares antes nunca direcionados a ela. No entanto, Penelope ainda é bem tímida e preocupada com o julgamento alheio, o que a deixa desconcertada e com poucas palavras para dialogar com possíveis pretendentes.
Juntamente ao novo objetivo, Penelope ainda lida com a distância de Eloise – por conta do segredo revelado – e o retorno de Colin, que ainda mexe demais com os seus sentimentos, o que a faz questionar o caráter e as intenções do amigo, uma vez que Penelope acredita que Colin sente vergonha dela.
É deste mal entendido e os novos objetivos que nasce a parceria de Colin e Penelope, em que ele ajuda a amiga a dominar a arte do charme e da conquista sendo ela mesma, como ela é para ele. E a partir dessas “aulas”, que a aproximação dos dois fica cada vez mais forte, nascendo um sentimento jamais sentido por Colin, enquanto para Penelope cresce ainda mais.
A temática principal de Polin é ‘friends to lovers’, o que encantará o espectador, que não vai nem sentir o tempo passar ao assistir os episódios e se deliciar com a excelente química dos atores que transborda na tela.
Um ponto relevante desta 3ª temporada é o quão rápido temos o desenvolvimento da relação do casal principal. Enquanto a 2ª temporada demorou para engatar a relação de Kate e Anthony, o público já desfruta do romance de Penelope e Colin de imediato com momentos desde românticos até prazerosos, incluindo adaptações de cenas icônicas do 4º livro, que deixará os fãs muito felizes.
Além disso, Bridgerton apresenta uma evolução madura e satisfatória do casal principal. Penelope vai de menina à mulher, de tímida a extrovertida, desabrochando charme, inteligência e perspicácia que faz todos a olharem diferente. E isso é prazeroso demais, pois a personagem esbanja personalidade que fariam muitos ficarem aos seus pés.
Já Colin apresenta um lado mais sedutor, se entregando à libertinagem – algo não visto nas duas primeiras temporadas – mas que logo percebe que esta vida libertina não cabe à sua personalidade de ‘poeta torturado’. Colin gosta de escrever, de relatar suas vivências em viagens e esse dom ficará em evidência paralelamente ao sentimento que nasce por Penelope.
E como disse, Bridgerton não perde tempo e neste início de temporada entrega quatro cenas icônicas do casal que tem no livro. Por enquanto não direi quais são para não estragar a surpresa, mas digo que são cenas maravilhosas que os fãs vão adorar. Confesso que alguns momentos poderiam até se estender por mais tempo, mas tudo bem.
Aliás, há pontos diferentes do livro, o que é normal, mas a série consegue desenhar muito bem a adaptação até este momento.
Além disso, outra situação diferente é a chegada do Lorde Debling (Sam Phillips), que está à procura de uma esposa e corteja Penelope, que vê sua grande chance de aplicar o que aprendeu com Colin e, finalmente, conseguir um marido. Confesso que achei o Debling muito peculiar, ele é age mais pelo lado racional e não emocional no quesito casamento, é apaixonado pela natureza, servindo de piada aos demais cavalheiros por conta de seus gostos.
Mesmo Penelope gostando do jeito de Debling, ainda assim o estilo de vida do pretendente a faz questionar se realmente quer dar este passo, mesmo desejando se casar. Além disso, este é o momento perfeito para Penelope provocar muito ciúmes em Colin, o que é satisfatório de assistir.
Com relação à Lady Whistledown, a identidade da autora será um dos grandes impasses na relação dos protagonistas, especialmente quando o último artigo é o mais ríspido, o que irrita a todos, especialmente Colin.
E se preparem para o 4º episódio, pois é o melhor de todos! Acredite.
Anthony e Kate voltaram!
Para quem estava preocupado se Anthony e Kate retornariam à série Bridgerton, o casal da temporada passada volta para atualizar o status e dar informações sobre os seus próximos passos.
Bridgerton: crítica da 1ª temporada
Mas adianto que a participação do casal nesta primeira parte da 3ª temporada é pequena, afinal, sua história já foi contada anteriormente, cabendo os dois a passarem o protagonismo para Polin.
Aqui, descobrimos que Anthony e Kate ainda querem desfrutar da vida de casados antes de retornar às responsabilidades de visconde e viscondessa. Com isso, o casal decide estender a lua de mel. Mas acredito que eles retornarão na parte 2 da 3ª temporada.
Por que decidiram contar a história de Francesca na 3ª temporada?
Outra pergunta que não quer calar é: por que Bridgerton decidiu começar a contar a história de Francesca na 3ª temporada, sendo que sua trama é desenvolvida apenas no 6º livro?
O 4ª livro – Os Segredos de Colin Bridgerton – entrega um status importante sobre a Francesca, uma vez que ela já engrenou com sua vida após a história de Benedict e Sophie. E como essa revelação é importante e caminha paralelamente às histórias de Benedict e Colin, seria ideal que a série também iniciasse a trama da personagem.
Assim, Francesca (Hannah Dodd) debuta diante da sociedade, mas demonstra insegurança e certo receio ao dar um passo tão importante, afinal, ela deve seguir o seu coração ou apenas seguir às regras da sociedade de encontrar o marido ideal?
E esses questionamentos ficam bem evidentes nas atitudes de Francesca que, ora age em modo automático para encontrar um marido e agradar a família e a sociedade; ora se deixa levar por seu coração quando uma certa pessoa surge em seu caminho e desperta algo que não sentira antes.
Violet fica com medo de Francesca apenas seguir o lado racional no quesito casamento, mesmo com o apoio de Lady Danbury. Mas seu coração se acalma ao ver a filha experimentar um possível amor pela primeira vez. Agora resta saber como isso continuará.
Eloise, Penelope e uma nova amizade
Nesta 3ª temporada vemos o status da amizade de Eloise e Penelope que, infelizmente, continuam distantes. Eloise (Claudia Jessie) não esconde a mágoa que tem pela amiga, ao mesmo tempo que a saudade bate forte por não ter Penelope por perto, e vice-versa.
Talvez alguns tenham receio de que Eloise tenha se tornado até fria, mas digo que isso não aconteceu. A personagem está diferente sim, seus gostos mudaram e dou o crédito para Penelope que faz a amiga ter novas visões sobre a vida e, até mesmo, o amor.
Mas Eloise inicia uma nova amizade uma personagem não tão querida na série e, aqui, temos uma via de mão dupla. De um lado, vemos Eloise fazer o bem para Cressida, que expõe mais suas vulnerabilidades; do outro lado, esta amizade faz Eloise expor um lado mais questionável, o que a torna um pouco egoísta em alguns momentos. Mas, o lado bom, é que a Eloise sabe reconhecer quando está errada e jamais deixa de se importar com os outros.
Então, não se preocupe, pois Eloise continua sendo uma personagem adorável e querida.
Benedict continua no limbo?
Confesso que estou um pouco preocupada com a trama de Benedict (Luke Thompson) nesta 3ª temporada de Bridgerton. Enquanto que o personagem engrenou na temporada anterior ao explorar seu lado artista, a 3ª temporada explora pouco Benedict nesta primeira parte.
O público fica ciente do status de Benedict dentro da família Bridgerton, durante a ausência de Anthony por conta do casamento, já que ele é o segundo irmão mais velho. Além disso, vemos um novo envolvimento do personagem que, sinceramente, é aleatório e não tem significado nenhum, pelo menos, até este momento.
Espero que a segunda parte da 3ª temporada trabalhe melhor este personagem, preparando-o para ser o protagonista da 4ª temporada.
Rainha Charlotte entediada e influenciável?
Outro ponto interessante desta 3ª temporada de Bridgerton e ver o quão a Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) está entediada e desgostosa com a nova temporada das debutantes. E isso faz a rainha tomar uma decisão radical, o que é ousado na história.
No entanto, o fato de Lady Danbury (Adjoa Andoh) ser tão influente, deixa a rainha influenciável até demais, tirando um pouco do mérito de sua decisão radical.
Além disso, a rixa entre rainha e Lady Whistledown retorna, uma vez que a autora volta a lhe provocar por suas decisões, iniciando um novo jogo entre elas. E a partir daí, acredito que a rainha Charlotte tomará a decisão de descobrir a identidade de Lady Whistledown de uma vez por todas, construindo o plot principal que será desenvolvido na segunda parte da temporada, juntamente com o romance de Penelope e Colin.
Novos plots são realmente necessários?
A 3ª temporada de Bridgerton entrega alguns plots que podem dividir opiniões. Para começar, temos a família Feartherington em que Portia (Polly Walker) continua se importando mais com os casamentos das filhas mais velhas do que a Penelope. Como um novo impasse surge, Portia precisa garantir que árvore genealógica da família continue crescendo.
Crítica: Vermelho Branco e Sangue Azul
Por um lado, é possível sentir este plot é um pouco desnecessário, ao mesmo tempo que reforça a distância que Portia tem da Penelope, se importando apenas se ela conseguirá um marido, e o que ela pode estar fazendo de errado se não conseguir, como se ela fosse culpada por tudo. No entanto, acredito que a relação de mãe e filha ganhe uma virada de chave na segunda parte da 3ª temporada.
A série também mostra que o casal Alice e Will, donos do clube que os irmãos Bridgerton frequentam, ganha um update. É um plot que, por enquanto, está bem aleatório na trama, ou seja, ainda não mostrou o seu propósito. Revela um avanço da alta sociedade e seus impasses, o que pode contribuir para as próximas histórias. Pode ser que isso seja visto na segunda parte.
Por fim, Bridgerton apresenta um novo personagem que conecta ainda mais Lady Danbury e Violet Bridgerton (Ruth Gemmell). Este é um plot que pode render, especialmente pelas intenções deste novo personagem que ainda considero um mistério.
Considerações finais
A 3ª temporada de Bridgerton começa com o pé direito e não perde tempo ao engatar no romance de Colin e Penelope, que deixa um excelente cliffhanger no 4º episódio, que vai deixar o espectador eufórico. Além disso, os demais plots, mesmo que alguns ainda sejam questionáveis, têm a chance de serem desenvolvidos na continuação da 3ª temporada, firmando o seu propósito. Vamos aguardar os novos episódios.
Ficha Técnica
Bridgerton
Criação e produção: Chris Van Dusen, Shonda Rhimes, Betsy Beers
Showrunner: Jess Brownell
Adaptação dos livros de Julia Quinn
Elenco: Nicola Coughlan, Luke Newton, Claudia Jessie, Luke Thompson, Golda Rosheuvel, Adjoa Andoh, Ruth Gemmell, Lorraine Ashbourne, Hannah Dodd, Simone Ashley, Jonathan Bailey, Harriet Cains, Bessie Carter, Jessica Madsen, Florence Hunt, Martins Imhangbe, Will Tilston, Polly Walker, Hugh Sacks, Emma Naomi, Daniel Francis, Sam Phillips e Julie Andrews.
Duração: 3ª temporada (Parte 1 – 04 episódios)
Nota: 4,0/5,0