Uma Ideia de Você (The Idea Of You) é o novo romance do Prime Video que traz Anne Hathaway de um jeito como você nunca viu. Esqueça suas versões princesa, trabalhadora, sofredora, ladra, noiva ou bruxa dos cinemas. Anne retorna às telonas em uma vibe hot, compartilhando uma química imensurável ao lado de Nicholas Galitzine que não fica nada a desejar. Uma história de amor, música e julgamentos que faz o espectador torcer pelo casal até o último minuto.
Com direção de Michael Showalter, Uma Ideia de Você acompanha Soléne, uma mulher de 40 anos, mãe solo e divorciada e dona de uma galeria de arte.
Depois que o pai dá para trás, Solène cancela os seus planos para levar a filha adolescente e os amigos ao Festival de Música Coachella, com direito a convite VIP para ver a boy band August Moon. Acidentalmente, Solène se confunde e entra em um dos trailers para usar o banheiro e, lá, se depara com Hayes Campbell, vocalista da banda. E tal encontro improvável gera uma faísca instantânea e improvável entre eles.
O encontro acidental faz Hayes ir atrás de Solène em Los Angeles, dando início a um romance fervoroso que, a princípio, parece apenas ser momentâneo. Mas aos poucos, Hayes cria uma conexão com Solène, enquanto ela passa a se envolver e a criar confiança.
Mas quando a relação cai nos holofotes e na internet, ambos se veem em um grande confronto ao lidar com a mídia e os fãs. Isso faz Solène sentir na pele julgamentos impulsivos e errôneos, o que a faz questionar se ela será capaz de aguentar isso em nome da sua felicidade.
Uma Ideia de Você é uma adaptação do livro de mesmo nome da autora Robinne Lee que, por sinal, é uma fanfic sobre o astro pop Harry Styles e a banda One Direction. Como não li o livro, esta crítica focará apenas no filme, sem comparações entre obra original e adaptação. Mas fica a dica do livro para quem quiser saber mais sobre a trama.
No geral, posso dizer que o filme agrada em vários aspectos e, mesmo com pequenas ressalvas a se fazer, isso não tira o mérito da boa história que nos apresenta personagens incríveis vivendo um romance tórrido que tem muito a dizer.
Claro que Uma Ideia de Você traz a performance da banda August Moon tanto no Coachella quanto nos demais shows. No geral é bom, mas acredito que o filme poderia ter explorado mais, desde o gingado e o charme de cada integrante até a relação deles dentro e fora dos palcos. Mesmo que a trama central seja o romance de Hayes e Soléne, haveria espaço na história para abordar sobre a amizade e os percalços do grupo a fim de conectar mais o espectador ao August Moon. No fim das contas, fica um ‘vão’ entre a banda e público que não fora aproveitado.
O primeiro ponto positivo é a ambientação que traz uma atmosfera amistosa, aconchegante e rústica do universo de Solène misturados ao glamour, a fama e o lado sexy do universo de Hayes.
A união dos protagonistas, por mais improvável que seja, se torna perfeita, especialmente pelo cantor não hesitar em demonstrar o interesse e a atração por Solène, mostrando que é um homem de atitude.
Do outro lado, temos Solène que, mesmo hesitante por conta da diferença de idade, a opinião alheia e, é claro, a reação da filha, ela se permite viver esta loucura apaixonante, especialmente por já ter passado por grandes decepções com o ex-marido.
E este encontro faz Uma Ideia de Você trazer debates polêmicos e atuais, além de cenas hot não explícitas, mas que não deixam de ser bem sensuais e excitantes, fazendo jus à história. Aliás, há uma cena de preliminares dos dois, na qual a Anne Hathaway dá o melhor gemido de prazer. Apenas assista.
O filme aproveita bem o tempo de tela para entregar ao espectador o auge da paixão de Hayes e Solène, desde viagens pelo mundo para acompanhar a turnê da banda; os momentos românticos no avião, na beira da piscina, em restaurantes ou na cama.
A demora é até proposital a fim de que o espectador, de fato, curta e sinta o mesmo que os protagonistas para perceber que a paixão, agora, está fadada a algo mais sólido e terno.
E a partir do momento que o relacionamento cai nas graças da internet, cria-se uma turbulência forte entre eles ao ponto de abalar o psicológico de Solène e quem está a sua volta. Enquanto este romance era a redescoberta da felicidade da protagonista, torna-se, do dia para a noite, em um tribunal virtual dos fãs e “vendedores de opinião” que a julgam por sua idade, concluindo-se da possível má influência que ela virou para um astro jovem, alimentando uma mídia faminta, predatória e sensacionalista.
O longa trata de etarismo, julgamentos precipitados e como a influência e a paixão alucinada de um fandom pode atrapalhar e até interromper a felicidade de alguém que admira. E mesmo se tratando de uma ficção, tais assuntos são atuais em nossa realidade. Basta prestar atenção nos detalhes.
A atriz Anne Hathaway retorna às telas no auge da atuação e beleza, sem se importar com o que vão dizer. Ela foge dos papéis que já interpretou e entrega uma personagem bem diferente até agora, o que é positivo.
Nicholas Galitzine impressiona novamente e é incrível o quanto este ator é um camaleão em suas atuações, basta vê-lo em Vermelho Branco Sangue Azul, Bottoms, Cinderela e outros. Nicholas tem química com todos – até com uma porta ele teria – e com Anne Hathaway não seria nada diferente. Ambos entregam um casal que consegue vender ao público uma paixão em chamas que, aos poucos, se transforma em um romance acalentado e um amor à vista palpável, esquecendo-se completamente de qualquer diferença de idade.
No elenco também estão Reid Scott como Daniel, ex-marido de Solène, um personagem que desperta ranço não só pelo que ele fez, mas também como age e reage diante do novo romance da ex-esposa.
A atriz Ella Rubin é Izzy, filha de Solène, um acerto na escolha pelo fato dela ser muito parecida com a Anne. Izzy é a personagem que mais decepciona, pois ‘vira a casaca’ repentinamente ao dizer que apoia a relação da mãe, mas não lida com o peso da fama e da mídia, mesmo já ciente disso. A forma como a filha reage e se omite quando precisa defender a mãe, é uma traição dolorosa.
Final explicado ***CONTÊM SPOILERS***
Como o peso da mídia, o fervor dos fãs e Izzy não encarando as consequências, sendo que tinha força para fazer isso, Solène e Hayes declaram o amor um ao outro, mas decidem interromper a relação, prometendo um reencontro em cinco anos, caso uma nova felicidade não chegue para ambos neste meio tempo.
O filme até assusta quando parece que a história acabou, mas os anos se passam e vemos o status de cada personagem. Izzy se formou e está morando em Chicago; Solène ficou ainda mais bela, madura e continua firme e forte em seus negócios na galeria de arte; Hayes saiu da banda August Moon e deu início a sua carreira solo, que já se encontra sólida.
E mesmo depois de cinco anos, o amor permanece e, assim, Hayes cumpre a promessa, retorna para Los Angeles e reencontra Solène para dar continuidade a este sentimento que sempre fora inevitável entre eles.
Considerações finais
Uma Ideia de Você é um romance com pitadas hot que caminham entre o sensual e excitante. Mais do que isso, é uma história envolvente sobre amor e música, com assuntos emblemáticos e atuais, especialmente ao mundo feminino e ao universo dos fandoms.
Sem dúvidas, Uma Ideia de Você surpreende, conquista e agrada até o último minuto.
Ficha Técnica
Uma Ideia de Você
Baseado no livro da autora Robinne Lee
Direção: Michael Showalter
Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin, Reid Scott, Annie Mumolo, Perry Mattfeld, Jordan Aaron Hall, Mathilda Gianopoulos, Meg Millidge, Cheech Manohar, Raymond Cham Jr, Dakota Adan, Viktor White, Roxy Rivera, Jon Levine, Grace Junot e Graham Norton.
Duração: 1h55min
Nota: 3,8/5,0