O Pipoca na Madrugada assistiu a primeira parte da 3ª temporada de Bridgerton e já fez as primeiras impressões do retorno da série da Netflix, cujo texto está disponível no site.
Neste texto, falarei com spoilers sobre a parte 1 da 3ª temporada da série.
******CONTÊM SPOILERS******
Série é fiel ao livro? O que foi adaptado?
Um dos momentos mais esperados dos fãs de Bridgerton é ver as cenas icônicas do romance de Colin e Penelope ganhando adaptação na série, e isso aconteceu!
Para começar, temos a sequência inicial do livro de quando Penelope e Colin se conhecem pela primeira vez, com Colin caindo do cavalo. Esta cena não é, de fato, adaptada, apenas é mencionada em uma conversa dos dois, enquanto caminham por uma feira do parque e o Colin dá lições à Penelope sobre como conquistar um pretendente.
Bridgerton não abre mão da cena em que Penelope lê o diário de Colin, em que ele relata suas experiências de suas viagens. Ela está na casa Bridgerton para continuar com as aulas com Colin, mas se esconde no escritório quando Eloise chega. Mas Colin a flagra lendo seu diário e, bravo, quebra o abajur e corta a sua mão. Ressentida, Penelope pede desculpas e ajuda a fazer o curativo na mão, seguido de elogios pela escrita de Colin, o que o deixa lisonjeado e em alerta com relação à Penelope.
Outra cena que ocorre na 3ª temporada é o momento em que Penelope pede um beijo a Colin. Sem esperanças de encontrar um marido, especialmente depois que todos descobrem que o amigo lhe estava ajudando, Penelope diz que não quer morrer sem saber como é a sensação de ser beijada. Assim, Colin não pensa duas vezes e lhe dá um beijo, nascendo um sentimento diferente pela amiga.
Aliás, este beijo rende na divertida cena do sonho caliente que Colin tem com Penelope, algo que não está no livro, mas é um adicional positivo da série, aflorando ainda mais os sentimentos de Colin, que passa a pensar na amiga, como também a perceber que a vida de libertino não condiz com sua personalidade e seus objetivos.
Uma curiosidade é que o fato de Colin ajudar Penelope a encontrar um marido não acontece no livro, uma adaptação feita apenas para a série, o que se encaixou perfeitamente à construção da narrativa. Na obra original, quem sugere ajudar Penelope a encontrar um marido é Lady Danbury, já que ela gosta bastante da garota.
Bridgerton: Primeiras impressões da 3ª temporada
Por fim, temos a tão esperada cena da carruagem que é espetacular! Por mim, poderia ter durado mais tempo, mas é satisfatoriamente agradável. Este é o momento que, depois de perder o pedido de casamento de Lorde Debling – que percebe que os amigos se gostam – Penelope vai embora do baile e Colin vai atrás e invade a carruagem, declarando os seus sentimentos à amiga. Um não resiste ao outro, se beijam dando início a uma cena bem intensa e quente entre eles, sendo finalizado pelo pedido de casamento de Colin ao final do 4º episódio.
Eloise, Penelope e a nova amizade
A amizade de Penelope e Eloise continua estremecida, mas sempre com o sentimento de saudade pairando no ar. Por mais magoada que esteja, Eloise ainda se importa com Penelope, aceita que o irmão ajude a ex-amiga, mas teme que Colin descubra o segredo de Penelope, já que ele está determinado a arruinar Lady Whistledown.
A grande virada de chave é o início da amizade de Eloise e Cressida, o que machuca Penelope, uma vez que Cressida sempre a trata mal. Por um lado, esta nova amizade soa positivo, pois Eloise desperta um lado bom de Cressida, além de expor as vulnerabilidades da debutante, como o fato dela não ter amigos e do pai pressioná-la a se casar o quanto antes.
Do outro lado, essa amizade faz com que Eloise fique em cima do muro e até prejudique a Penelope, já que foi ela quem contou sobre Colin estar ajudando a Penelope, com a fofoca se espalhando durante o baile, o que gera um pequeno caos, deixando Colin chateado com a irmã.
Bridgerton: o que aconteceu na 2ª temporada?
Para complicar, Cressida e Penelope vão disputar a atenção de Lorde Debling e tal concorrência pelo mesmo pretendente dá um bom tempero à história, como a cena do balão em que Debling impede Penelope de se machucar; e rende no ciúme que Colin passa a ter ao ponto dele dizer a Penelope para não se casar com o lorde.
Quem é o diamante da temporada?
Outra surpresa que acontece nesta 1ª parte da 3ª temporada de Bridgerton é o fato da Rainha Charlotte não escolher a debutante que será o ‘diamante’ da temporada, uma decisão ousada e boa para a história.
Mas o que diminui o mérito da decisão da rainha é o fato de Lady Danbury ser tão influente à Charlotte, ao ponto de manipulá-la. Lady Danbury vê potencial em Francesca e, assim, ajuda a Violet a colocar a garota diante do olhar da rainha que, por sinal, se encanta com o talento dela no piano, além de outros dotes. Mesmo que a rainha não tenha nomeado nenhum diamante, ela passa a ajudar Francesca a encontrar o marido perfeito.
Sinceramente? Não curti muito isso, até porque a Francesca nem precisa deste tipo de ajuda e a série já confirma isso ao colocar um candidato que lhe irá despertar interesse e paixão. No entanto, isso é frustrante para a rainha, especialmente por perceber que pode estar perdendo o jogo para Lady Whistledown, que sempre a provoca por conta de suas decisões e escolhas. E isso pode ser perfeito para instalar o caos que irá revelar a identidade da autora para todos, colocando a Penelope em maus lençóis, especialmente diante de Colin que, agora, está apaixonado por ela.
E a história do Benedict?
Por enquanto, não temos muito sobre a trama de Benedict. Nesta 3ª temporada, descobrimos que ele esteve a frente dos negócios da família, enquanto Anthony e Kate estavam em lua de mel.
Na sequência do balão, Benedict conhece a viúva Lady Tilley, uma mulher linda, independente, inteligente, com opinião e muito a frente para a época conservadora que vive. E isso conquista a atenção de Benedict imediatamente, iniciando um caso com a viúva, que deixa claro que não quer nada a mais, muito menos está à procura de um novo casamento.
Bridgerton: crítica da 1º temporada
Até agora, este plot não acrescenta em nada na trama de Benedict. Vamos ver o que pode acontecer na parte 2 da 3ª temporada. Além disso, será que a viúva pode se tornar um impasse para quando Benedict conhecer e se apaixonar pela Sophie? Vamos aguardar.
Novos personagens
A 3ª temporada de Bridgerton apresenta novos personagens, enquanto dá um upgrade para outros que já estavam na história, mas agora, ganham mais espaço.
Para começar, temos a introdução de John Stirling (Victor Alli), personagem da história de Francesca no 6º livro. Enquanto Francesca age no modo automático em busca de um pretendente, John surge em seu caminho durante um baile, acendendo a primeira faísca do amor em Francesca, que sai deste transe que ela estava até agora.
Eu não sei muito sobre John Stirling porque ainda não li o 6º livro, mas a série apresenta o personagem com uma personalidade estranha, um homem de poucas palavras e que aprecia o silêncio. Ele passa a conquistar Francesca, justamente por seus gostos serem parecidos e o jeito peculiar de John despertar curiosidade e interesse em Francesca, que até esquece do pretendente escolhido pela rainha. John é estranho, introvertido, mas parece ser legal.
Outro personagem que surge aqui é o Lorde Debling, pretendente de Penelope. Debling é um homem bonito, de grandes posses e com o objetivo de encontrar uma esposa, mas que atenda ao seu estilo de vida. Ele é um viajante, vai para diversos lugares descobrir, apreciar e defender a natureza, o que o faz ficar longe de casa por muito tempo. Para isso, ele quer uma esposa que aceite essa distância e cuide de sua propriedade.
Depois que o espectador fica ciente disso, torce para que Penelope desista deste casamento e agradece quando Colin interfere, rendendo na cena da carruagem!
Quem também é apresentado à sociedade e aos fãs de Bridgerton é o Lorde Marcus Anderson (Daniel Francis), irmão de Lady Danbury. Ainda não sabemos muito sobre ele, o que desperta curiosidade, pois ele pede ajuda à irmã para lhe apresentar aos amigos e a sociedade e, potencialmente, encontrar uma nova esposa. No entanto, Lady Danbury não gosta da presença do irmão e desconfia de suas intenções, o que torna ainda mais misterioso. Afinal, por que Lady Danbury está receosa com a chegada do irmão?
Além disso, vemos que Lorde Marcus conhece e demonstra encanto pela Violet Bridgerton, que fica surpresa ao saber que se trata do irmão de Lady Danbury. Mas será que Violet também pode se interessar por ele? Será que a Lady Danbury vai ser contra? Afinal, as intenções de Lorde Marcus são boas ou ele está escondendo algo? Este é um personagem que intriga.
Na família Featherington, temos Harry Dankworthy (James Phoon), marido de Prudence, já que eles estão bem avançados na relação. Ele traz certo alívio cômico, já que ele é um cavalheiro não muito inteligente, um bobo alegre e demonstra estar bem apaixonado pela irmã de Penelope. Até o momento foi só isso, não acrescentou em muita coisa.
Por fim, a 3ª temporada de Bridgerton dá um upgrade na família Kent, uma vez que o filho mais novo do casal Will e Alice, herda uma fortuna da tia rica da família. Assim, eles se mudam para o casarão da tia e entram para alta sociedade que lhe recebe de braços abertos.
É um plot que, inicialmente, não tem um propósito dentro da trama, apenas mostra uma evolução da sociedade e seus impasses, já que Will se vê obrigado a vender o clube, uma vez que os cavalheiros não aceitam que Will comande um clube, justamente agora que se encontra em outro patamar. Já a esposa Alice estava com receio, mas agora se encontra confortável, sugerindo que o marido faça o mesmo e pense em vender o clube.
Esse plot pode ajudar nas próximas histórias de Bridgerton, como a de Benedict e Sophie, uma vez que um membro Bridgerton se apaixona pela filha bastarda de um conde. A trama da família Kent pode deixar a sociedade mais maleável quando Sophie chegar. Isso é apenas uma teoria minha.
Ficha Técnica
Bridgerton
Criação e produção: Chris Van Dusen, Shonda Rhimes, Betsy Beers
Showrunner: Jess Brownell
Adaptação dos livros de Julia Quinn
Elenco: Nicola Coughlan, Luke Newton, Claudia Jessie, Luke Thompson, Golda Rosheuvel, Adjoa Andoh, Ruth Gemmell, Lorraine Ashbourne, Hannah Dodd, Simone Ashley, Jonathan Bailey, Harriet Cains, Bessie Carter, Jessica Madsen, Florence Hunt, Martins Imhangbe, Will Tilston, Polly Walker, Hugh Sacks, Emma Naomi, Daniel Francis, Sam Phillips e Julie Andrews.
Duração: 3ª temporada (Parte 1 – 04 episódios)
Nota: 4,0/5,0