O 7º episódio da 4ª temporada de Stranger Things finalmente entrega respostas chocantes ao que vimos até agora e que estão conectados ao massacre no laboratório, a maldição da Casa Creel, a origem do primeiro portal ao Mundo Invertido e, é claro, a identidade do vilão Vecna.
******CONTÊM SPOILERS******
Para começar, este episódio mostra que Steve, Nancy, Robin e Eddie atravessaram o portal encontrado no fundo do lago e foram para o Mundo Invertido que é a cidade Hawkins versão sombria. Ao chegar na casa da família Wheeler, Nancy acredita que irá encontrar armas que tem em seu quarto, assim como tem no seu mundo, porém, ela descobre que o Mundo Invertido se encontra no passado, mais precisamente em 1983, o ano em que Will Byers desapareceu, ou seja, os dias atuais ainda não existem no ‘Upside down’.
Assim, o grupo descobre que é possível se comunicar pelas luzes com o mundo acima, da mesma forma como Will fez com a Joyce, o que faz eles entrarem em contato com Dustin, Lucas, Erica e Max, uma vez que eles conseguem ouvir as vozes dos amigos que estão do outro lado. É no momento em que o Dustin conta tudo para Erica que ele entende a intenção do Vecna: o vilão tem a capacidade de abrir novos portais à medida que as vítimas morrem, ou seja, no local onde a Chrissy morreu há um portal, o que faz ambos os grupos irem até a casa de Eddie em seus respectivos mundos.
Ao chegar lá, Dustin abre o portal para resgatar todos do ‘Upside down’, porém, quando Nancy tenta sair, ela é sugada mentalmente por Vecna que a faz relembrar o trauma da morte da amiga Barb que ocorre na 1ª temporada enquanto a leva de volta a casa Creel.
Assim, Nancy começa a acompanhar a família e o fatídico dia em que todos morreram, descobrindo que o verdadeiro culpado da maldição é o filho mais novo da família, cuja sensibilidade era grande o que o fez adquirir poderes telecinéticos, se conectar com a casa e, assim, matar toda a família, deixando apenas o pai vivo para levar a culpa pelos assassinatos.
Stranger Things: maldição, terror, traumas e origens marcam 4ª temporada
Bel-Air: vale a pena assistir a nova série do STAR Plus?
Por não saber controlar a força de seu poder, o garoto desmaia e acorda no hospital sob os cuidados do Dr. Brenner (Matthew Modine), que logo vê potencial no menino, criando assim, o laboratório e tornando o garoto a sua cobaia número 001, assim como a Eleven se tornou anos depois.
Origem do portal
Paralelamente às visões de Nancy, o espectador acompanha o que está acontecendo com Eleven no laboratório que, finalmente, descobre o que realmente ocorreu no fatídico dia do massacre de 1979, uma vez que ela acredita ter sido a responsável.
Enquanto caminha em suas memórias para entender os seus traumas e o bullying que outras crianças do local faziam com ela, Eleven descobre que, na época, recebeu a ajuda de um dos funcionários do laboratório que a alerta dizendo que o Dr. Brenner deseja eliminá-la, justamente por ela ser forte demais, por isso, ele quer que as crianças a matem durante estes ataques que ela vem sofrendo.
Já assistiu De Volta ao Baile?
Com isso, o funcionário tenta ajudá-la na fuga e, para agradecê-lo, ela retira um chip do pescoço do rapaz que o mantinha preso. Mas é neste momento que tanto o público quanto a Eleven descobrem que ele também tem poderes telecinéticos e, ao se ver completamente livre, ele inicia a chacina tornando-se o verdadeiro responsável pelo massacre no laboratório de Hawkins. Ao ver todas as mortes, a pequena Eleven descobre que ele foi a primeira criança do local trazida por Dr. Brenner, ou seja, o número 1 é o filho mais novo da família Creel.
Uma luta telecinética entre os dois começa e, assim, Eleven concentra todo o seu poder e derrota o rapaz com força total, fazendo o primeiro portal se abrir para jogá-lo para dentro do Mundo Invertido em que ele se desintegra e se transforma no vilão desta temporada: Vecna. Mas ao chegar no local e ver a pequena Eleven cheia de sangue, Dr. Brenner conclui que ela seria a culpada pelas mortes.
Uma vez que tudo começou na Casa Creel faz o público compreender a razão para o Vecna se alimentar através da casa, já que foi lá que tudo começou e onde ele usou os seus poderes pela primeira vez.
Com essa grande revelação, vemos a Eleven retornar de suas memórias dentro do tanque de água e recuperar os seus poderes, o que faz o próprio Dr. Brenner ganhar um voto de confiança por ter conseguido ajudar.
Com este desfecho, novas perguntas surgem para serem respondidas nos dois últimos episódios da 4ª temporada de Stranger Things: O número 001 retorna como Vecna para se vingar por tudo o que passou? Ele quer dominar Hawkins? Quer matar o Dr. Brenner, um dos responsáveis pelo seu aprisionamento? Eleven é a única capaz de derrotar o Vecna, já que foi ela quem o enviou para o Mundo Invertido e abriu o portal? Vecna quer e pode matar a Eleven?
Nancy será a próxima vítima, ou vai escapar de Vecna que só queria mostrar a sua verdadeira história? Até que ponto Nancy conseguiu conectar as pistas? Será que ela também viu algo sobre o que ocorreu no laboratório?
As forças governamentais e o líder do mal vão conseguir colocar as mãos na Eleven? Mike, Will, Jonathan e Argyle vão chegar a tempo em Hawkins? Joyce, Hopper e Murray vão conseguir voltar para casa a tempo de ajudar os filhos?
Muitas perguntas que só serão respondidas apenas no dia 01 de julho.
Ficha Técnica
Stranger Things 4 – Parte 1
Criador: Matt Duffer e Ross Duffer
Elenco: Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Winona Ryder, David Harbour, Sadie Sink, Dacre Montgomery, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Maya Hawke, Joseph Quinn, Robert Englund, Priah Ferguson, Brett Gelman, Cara Buono, Joe Chrest, Jake Busey, Matthew Modine, Rob Morgan, John Reynolds, Paul Reiser, Eduardo Franco, Amybeth McNulty, Grace Van Dien, Tom Wlaschiha, Myles Truitt, Mason Dye, Nikola Djuricko, Regina Ting Chen, Logan Riley Bruner e Catherine Curtin.
Duração: 7 episódios – 60 a 70 min.
Nota: 4,2/5,0