O Mundo Sombrio de Sabrina (Chilling Adventures of Sabrina) retorna com uma terceira parte ainda mais sombria e, desta vez, mais sangrenta. E a verdade é que isso é bom, pois mostra que a série tem ousadia ao mergulhar em um universo mais fantasioso em uma produção teen, mas que de adolescente, às vezes, não é muito. Vale a pena conferir os novos episódios? A partir dos três primeiros que assisti, por enquanto, vale sim. Mas deixarei minhas observações e o que achei da trama até agora.
Se a primeira parte serviu para introduzir o público no mundo bruxo, enquanto a segunda parte adentramos mais neste universo para conhecermos o Lorde das Trevas, a terceira chega, finalmente, para conhecermos o tão esperado Inferno, causador de várias confusões no mundo real e normal.
Com relação à narrativa, eu sempre tive certas ressalvas e, desta vez, não seria diferente. O Mundo Sombrio de Sabrina tem episódios longos, de uma hora de duração, em que às vezes torna-se cansativo, dependendo da proposta de cada episódio. Às vezes há muitas informações e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo que nos dá a sensação de que estamos assistindo ao mesmo episódio há mais de duas horas; há outras em que a dinâmica da narrativa flui melhor, fazendo o tempo passar mais rápido. Acredito que a duração de uns 45 minutos seria o suficiente para contar uma boa história, mas ainda assim a série não perde o seu encanto. É apenas uma questão de costume e paciência.
Quem assistiu a parte 2 se lembra que para “derrotar” o Lord das Trevas, Sabrina o prendeu dentro do corpo de Nick que, consequentemente, foi levado para o Inferno sob os olhares de Lilith/Madame Satã. Mas é claro que a bruxinha não deixaria as coisas como estão e, assim, ela inicia um plano atrás do outro para tirar o namorado do submundo. É aqui que os novos episódios engrenam, revelando as tentativas de Sabrina de ir ao Inferno com a ajuda de Harvey, Roz e Theo.
O primeiro ponto positivo da série é que ela mergulha de vez no Inferno, entregando um cenário amedrontador e escatológico, com cenas repletas de sangue, gosmas e carne viva. A ambientação é bem sombria e se divide em alguns locais para mostrar ao público como é o funcionamento do local e como as almas ruins e vendidas vão parar ali. O mais interessante é que tal paisagem não servirá apenas para o resgate de Nick, uma vez que Sabrina é filha de Lúcifer e herdeira do trono infernal, o que lhe dá enormes chances de reformar as regras do submundo, tirar de vez o posto do Lorde das Trevas e equilibrar o clima entre o Céu e o Inferno. Mas claro que as coisas não serão fáceis como descrevi e, assim, Sabrina passa por novas situações para provar ser uma boa rainha, desde “trabalhar” como ceifadora até disputar o trono com novos concorrentes e se submeter a desafios impossíveis.
Cinco motivos para assistir Sex Education
E o Nick? Ela o salva? Bom, só assistindo para você saber. Mas o que posso dizer é que a resolução aparentemente se torna rápida, no entanto, esta nova temporada mostra ser uma caixinha de surpresas. Por isso, não se assuste se as coisas acontecerem de forma muito fácil.
Dinâmica
Como muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, o público acompanha várias subtramas com os personagens que ficam divididos em grupo e/ou duplas. Prudence e Ambrose viajam para encontrar o paradeiro do Padre Blackwood e os filhos gêmeos; Tia Zelda e Tia Hilda se submetem a reerguer A Academia da Noite, após os eventos desastrosos na temporada passada; Harvey, Roz e Theo se juntam à Sabrina para se aventurar no Inferno e resgatar Nick, além de indicar que novas situações vão acontecer com eles, o que pode ser algo intrigante e bom de acompanhar. A ideia de dividir as tramas e os personagens é boa, pois a narrativa flui melhor e as peças se encaixam perfeitamente em determinado momento para que novas situações aconteçam. E, de fato, acontecem.
De todos, o mais legal de acompanhar são as tias Hilda e Zelda que continuam fenomenais em O Mundo Sombrio de Sabrina. As briguinhas entre as duas dão alívio cômico à série, ao mesmo tempo que enfatizam as personalidades e os gostos diferentes para suas vidas: uma quer reforçar sua imagem no mundo Bruxo, enquanto a outra quer uma rotina mais pacata, feliz, com direito a namoros e passeios.
Prudence e Ambrose têm um bom início, mas espero que a dupla não pare por aí e ganhe mais espaço na trama. Já Harvey, Roz e Theo, aparentemente, mostram ser apenas ajudantes de Sabrina, mas torço para que não fiquem nisso e ganhem narrativas mais densas para que possamos adentrar mais na vida de cada um. No entanto, ver o quarteto reunido novamente é algo maravilhoso, uma vez que eles ficaram distantes na temporada anterior.
Uma dupla para ficarmos de olho é Sabrina e Nick, afinal, há assuntos inacabados entre eles e o Inferno ainda pode interferir bastante no relacionamento dos dois. Outro personagem para prestar a atenção é a professora Mary Wardwell, que ainda está perturbada por não se lembrar dos últimos meses e, agora, vai correr atrás para saber o que realmente aconteceu com ela.
Novos personagens
Nesta nova temporada teremos novos personagens, como Caliban, o Príncipe do Inferno, que chega para tomar o trono de Sabrina. Mas será que este é o seu único objetivo? Só sei que ele não vai facilitar nenhum pouco para a bruxinha e ainda vai causar bastante no Inferno e entre os mortais. Ah, não se preocupe se o personagem despertar certa irritação, pois ele é bem provocador e irritante.
Outro personagem que surge é Robin, novo estudante da escola de Greendale e pretendente de Theo, uma vez que eles se dão bem logo no primeiro contato. Theo é o tipo de personagem que tem muito a oferecer e espero que a série saiba aproveitá-lo mais, especialmente com a chegada de Robin, cujo mistério o rodeia, afinal, quais são suas verdadeiras intenções? Robin chega à Greendale de forma inesperada, vindo de uma cidade pequena e sombria (seria Riverdale?). Por que esta aproximação tão repentina? Vamos aguardar para ver o que ele vai fazer.
Aliás, O Mundo Sombrio de Sabrina faz algumas referências à Riverdale e quem acompanha a série, vai captar alguns easter eggs.
O que vem por aí?
O próprio trailer desta nova temporada revelou que um carnaval chega à Greendale e promete muita diversão, mas os bastidores têm o intuito de desequilibrar o Céu e o Inferno. O que há por trás desta “quermesse’ da cidade? Um mistério rola à solta e promete pegar alguns personagens desprevenidos, o que pode tornar a trama ainda mais interessante, garantindo boas reviravoltas. Espero que seja assim.
Considerações finais
A parte 3 de O Mundo Sombrio de Sabrina inicia com saldo positivo, mesmo apresentando episódios longos e um pouco cansativos, como era o esperado. No entanto, a narrativa se divide entre os personagens, entregando o começo de novas situações ainda mais macabras e perigosas tanto para os mortais, quanto para os bruxos e feiticeiros. A série mergulha de vez no Inferno e entrega um cenário sombrio e cenas mais sanguinolentas, o que é algo bom de acompanhar. Desta vez, há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e a Sabrina vai precisar de ajuda…de todos.
Ficha Técnica
O Mundo Sombrio de Sabrina
Criado e escrito: Roberto Aguirre-Sacasa
Elenco: Kiernan Shipka, Ross Lynch, Gavin Leatherwood, Lucy Davis, Miranda Otto, Michelle Gomez, Chance Perdomo, Jaz Sinclair, Tati Gabrielle, Lachlan Watson, Richard Coyle, Adeline Rudolph, Abigail Cowen, Bronson Pinchot, Jon Whitesell, Skye Marshall e Sam Corlett.
Duração: 8 episódios (60 min. aprox.)
Nota: 8,0 (3 primeiros episódios)