Lindsay Lohan está de volta em mais uma comédia romântica da Netflix. Pedido Irlandês (Irish Wish) traz uma história simples de amor e autodescoberta, que bebe da fonte dos clichês das rom-coms, caminhando para um trajeto previsível, mas surpreende ao entregar um desfecho fora da curva da previsibilidade. O desenvolvimento poderia ter provocado mais conflitos e desafiado mais as atuações que ficam na zona de conforto. Ainda assim, é um filme gostosinho para assistir e apreciar a nossa atriz queridinha dos anos 2000.
Com direção de Janeen Damian, Pedido Irlandês acompanha Madeleine Kelly, conhecida por Maddie, uma escritora e editora que fica em alta ao ajudar a escrever o livro do autor Paul Kennedy, que faz grande sucesso.
Maddie é a grande responsável pelo livro, mesmo afirmando ter apenas ajudado na edição e revisão. Esta união profissional vai mais além, pois ela está completamente apaixonada por Paul, um segredo que nem mesmo as melhores amigas de infância – Emma e Heather – tem consciência desta paixão.
Quando Maddie finalmente decide se declarar, o destino sai da curva e faz Paul e Emma se conhecerem e se apaixonarem instantaneamente. O match é tão perfeito que meses depois, todos se reúnem na Irlanda para o matrimônio dos dois, enquanto Maddie é uma das madrinhas.

Mesmo conformada em ver o amor de sua vida se casar com a melhor amiga, Maddie encontra um campo lindo na região, e lá, faz o desejo de que gostaria de ser a noiva de Paul. O que ela não esperava era que este pedido fosse realizado pela santa da região.
Agora Maddie é, de fato, a noiva de Paul Kennedy e está prestes a se casar. Mas neste meio tempo, ela conhece James, um fotógrafo nômade e sem compromissos, que a faz se reconectar consigo mesma, enxergar os seus verdadeiros gostos e desejos, além do sonho de escrever o seu próprio livro. Assim, ela passa a enxergar que, talvez, se casar com Paul não seja o seu verdadeiro desejo.
Pedido Irlandês é uma comédia romântica que bebe bastante da fonte dos clichês deste gênero, apresentando uma história simples, mas que, ao final, acaba surpreendendo por sair um pouco da curva da previsibilidade, mesmo dando a entender que seguirá por este caminho. Por isso, já digo para não tirar conclusões tão precipitadas.
Aliás, à medida que a história avança, é possível dizer que o longa mistura um pouco das premissas de O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997) e Vestida Para Casar (2008), o que é interessante.

Assim que o desejo é realizado, Maddie passa a viver o que tanto sonhou, mas este desejo não é concedido apenas para atender um pedido feito com o coração e, sim, para fazer a protagonista enxergar que este destino desrespeita os seus verdadeiros sentimentos, gostos, prazeres e objetivos, levando-a viver às sombras de outra pessoa.
E tudo isso é descrito pelos detalhes, seja pela demonstração de afeto entre Maddie e Paul; os preparativos do casamento que são controlados pela sogra; a mistura da vida pessoal e profissional, uma vez que Maddie e Paul trabalham juntos; e o tal pedido de casamento que, quando é revelado, faz tanto a protagonista quanto o espectador compreender que esta união não seja a coisa certa a acontecer.
Um ponto interessante é que quando o desejo é realizado, apenas Maddie mantém a memória intacta, lembrando como era antes e como tudo está agora, fazendo ela ter uma percepção mais clara das coisas e das pessoas a sua volta, como as melhores amigas, especialmente a forma como Emma e Paul se comportam quando estão juntos.
Além disso, Maddie percebe que James também não se recorda que os dois já haviam se conhecido no aeroporto e no ônibus, o que faz este desejo abrir um novo caminho para a protagonista finalmente começar a se redescobrir e conhecer um amor de verdade. Mas claro que nada é coincidência, que todas estas circunstâncias são movidas propositalmente a fim de que a ela enxergue o seu verdadeiro caminho e que a coisa certa seja feita.

Apesar da história caminhar entre a surpresa e previsibilidade, Pedido Irlandês poderia ter desafiado mais as atuações, seja explorando a amizade das três melhores amigas, especialmente de Maddie e Emma, uma vez que ambas têm sentimentos pela mesma pessoa; desafiando a autoridade da sogra com relação aos verdadeiros gostos e desejos da noiva sobre o casamento; trazer mais conflitos sobre o sonho de escrever o seu próprio livro, e o fato de Paul receber todos os créditos que deveriam ser compartilhados com a protagonista pela obra publicada.
Pelo menos, o filme desfruta satisfatoriamente da química de Lindsay Lohan e Ed Speelers que, por coincidência, até lembra um pouco de Katherine Heigl e James Marsden em Vestida Para Casar, com trocas de farpas, cumplicidades, confidências, descobertas de gostos em comum e o que cada um realmente quer para si, abrindo as portas do amor para ambos.
Confesso que gostaria de ver mais energia e ímpeto na atuação de Lindsay Lohan, pois tais ações e reações da atriz, às vezes, não condizem com o que a personagem está sentindo sobre determinada situação. Ainda assim, dá para relevar e até ‘passar pano’ para ela.
One Tree Hill: primeiras impressões da série teen nostálgica
A grande surpresa de Pedido Irlandês está na reta final, em que tudo indica que o filme caminhará para um desfecho bem clichê e previsível – o que seria o esperado – no entanto, quando a protagonista entende o significado do seu desejo ter sido concedido, ela conserta os erros, faz o casamento entre as pessoas certas acontecerem, enquanto vai em busca do seu verdadeiro caminho.

É o desfecho de Maddie que surpreende, pois a protagonista tem o merecido ‘recomeço’ de sua história e não aquele típico final feliz em que vemos ela conquistando os verdadeiros objetivos em uma atmosfera puramente clichê. O filme deixa no ar o reinício da felicidade da personagem que, agora, está ciente do que realmente quer.
Pedido Irlandês é uma comédia romântica que bebe da fonte de outros filmes do gênero, entrega uma história simples que caminha pelo clichê e surpreende ao sair um pouco da curva da previsibilidade. Mesmo sem provocar mais conflitos ou desafiar as atuações, o filme traz uma trama gostosa para aproveitar.
OBS: Uma curiosidade é que o irmão de Lindsay Lohan, Dakota Lohan, participa do filme.
Ficha Técnica
Pedido Irlandês
Direção: Janeen Damian
Elenco: Lindsay Lohan, Ed Speleers, Alexander Vlahos, Elizaneth Tan, Ayesha Curry, Jacinta Mulcahy, Jame Seymour, Matty McCabe, Dakota Lohan, Maurice Byrne, Aidan Jordan, James Rottger, Dawn Bradfield, Tim Landers, Rachel Benaissa, Rodrigo Ternevoy e Steve Hartland.
Duração: 1h33min
Nota: 3,0/5,0