Ela Disse, Ele Disse traz na trama o que há de mais agridoce da adolescência que ora, pode ser a melhor fase da vida para alguns; ora pode ser o maior pesadelo para outros, afinal é uma época em que todos os pensamentos e sentimentos são vividos ao extremo, com grande intensidade, cujo drama é mais apimentado. A adaptação da obra de Thalita Rebouças vai fazer o público jovem divertir, deliciar com a história e se identificar com pelo menos um personagem, enquanto os jovens adultos e, é claro, adultos, podem revistar uma época marcante com um olhar mais harmonioso.
Dirigido por Claudia Castro, Ela Disse, Ele Disse se passa no mais típico cenário adolescente: a escola, local em que se vive as situações mais embaraçosas, os momentos mais românticos, as brigas mais dramáticas. Sob os pontos de vista feminino e masculino, conhecemos Rosa (Duda Matte) e Léo (Marcus Bessa), dois adolescentes recém-chegados na escola e prontos para enfrentar uma série de adaptações.
Rosa é uma garota tímida e receosa por enfrentar essa nova fase, afinal, ela acredita que ficará invisível para a turma da escola. Já Léo, mesmo sabendo que tudo será novo, está mais confiante e, logo, consegue se enturmar. Ambos entram em contato pela primeira vez, o que dá uma ponta de esperança em Rosa, além de despertar sentimentos agitados no coração da garota. A partir dos dois personagens, o público acompanha como a adaptação é distinta para cada um, assim como eles lidam com as situações, seja com desdém, desleixo e/ou muita intensidade. Claro que, para apimentar ainda mais o momento, os dois terão que lidar com Julia (Maisa), a garota popular da escola, e o Rafa Confusão (Matheus Lustosa), garoto temido da sala e que adora uma briga.
Primeira antagonista de Maisa, Julia é popular, destemida, que abala em qualquer lugar que chega, no entanto, ela tem uma ponta de maldade, além de ser desprovida de inteligência, cometendo erros graves de português, algo que se transforma em um alívio cômico para o filme. Junto com o Rafa, a dupla provoca e agita a escola que, por sinal, é conservadora e comandada pela diretora tradicional Madalena (Maria Clara Gueiros), que não aceita nem se quer um batom rosa, muito menos beijo na boca pelos corredores.
Crítica: Angry Birds 2 – O Filme
Um ponto interessante de Ela Disse, Ele Disse é que o roteiro faz questão de usar a técnica da quebra da quarta parede, fazendo os personagens Rosa e Léo dividirem seus pensamentos e sentimentos, a fim de que o público compreenda mais o que se passa com eles e em suas voltas. Uma nova amizade feita, o primeiro beijo, uma mágoa, um coração partido e a alegria são sentidos com mais intensidade com essa técnica que, mesmo tornando a história bem clichê, não deixa de ser aconchegante de acompanhar e nostálgica para quem já passou por essa fase.
Outro ponto bem discutido é o amor, seja o amor entre mãe e filha, como é caso de Duda com sua mãe Paloma, primeiro papel de Fernanda Gentil no cinema. Elas representam uma união tão singela e simples, uma cumplicidade que pode até soar forçado, mas no fundo nota-se o quão verdadeiro é.
Crítica: Ad Astra – Rumo às Estrelas
Há o amor entre professora e alunos, como a professora Fátima, interpretada por Bianca Andrade (Boca Rosa), sempre dedicada e prol da felicidade e educação dos estudantes; o amor entre amigos, como Duda e suas novas amigas, ou Léo e sua turma; o amor crescente e puro como acontece com Duda e Léo, que o público torce para que eles fiquem juntos; e, é claro, o amor que transforma, fazendo os mais temidos se modificarem para serem uma pessoa melhor, como é o caso de Julia e Rafa Confusão.
Claro que o filme não deixa de lado a tecnologia, como o uso hard das redes sociais, outro fator que intensifica ainda mais os momentos para os personagens, seja um vídeo misterioso compartilhado ou uma foto que pode magoar ou não o coração de alguém. Mas além disso, a história faz questão de usar elementos que já são considerados “antigos” para essa geração, como recortes de revistas, fotos reveladas, montagens e colagens, o que deixa a fase adolescente ainda mais colorida e doce. Se vocês repararem, a personagem Duda está quase sempre com sua câmera Instax na mão para marcar seus momentos, um objeto atual (por remeter ao Instagram) e antigo por ser uma câmera fotográfica que não se usa mais (com exceção da câmera profissional e do celular).
Considerações finais
Ela Disse, Ele Disse é um filme clichê, cuja história é nostálgica para quem já viveu a adolescência e forte na identificação para quem vive essa fase atualmente. Traz um roteiro simples e bem estruturado, que acerta ao quebrar a quarta parede para intensificar os sentimentos dos personagens com o público. O elenco é bom e divertido, que vive os altos e baixos do amor, da amizade, da união e do drama de ser um adolescente.
Ficha Técnica
Ela Disse, Ele Disse
Direção: Claudia Castro
Elenco: Maisa Silva, Duda Matte, Marcus Bessa, Fernanda Gentil, Maria Clara Gueiros, Giulia Ayumi, Cecilia Warpe, Matheus Lustosa, Bianca Andrade, Pedro David, Rodrigo Tavares, Daniel Pim, JP Rufino, Maju Lima, Ângelo Paes Leme e Aramis Trindade.
Duração: 1h30
Nota: 7,0