A 3ª temporada de Bridgerton retornou à Netflix em uma reta final com boas reviravoltas, casamentos, novas conexões, revelações e mudanças orquestradas que diferem dos livros. Além disso, o desfecho da 3ª temporada aponta quem pode ser o protagonista da 4ª temporada. Sem dúvidas, a parte 2 de Bridgerton é mais forte e genuína, ainda que com algumas observações a se fazer.
******CONTÊM SPOILERS******
Noivado e cena do espelho
Com o pedido de casamento arrebatador, a parte 2 da 3ª temporada de Bridgerton não perde tempo e leva o espectador ao anúncio do noivado de Penelope e Colin, que deixa toda a família Bridgerton contente com a novidade, exceto Eloise ao tomar conhecimento de que a melhor amiga sempre fora apaixonada por seu irmão.
A amizade de Penelope e Eloise ainda está estremecida e, agora, com um casamento à vista, Eloise exige que a amiga conte a verdade ao Colin sobre a identidade de Lady Whistledown. Claro que tal pressão, coloca a protagonista em maus lençóis, criando uma espiral, uma vez que revelar a verdade pode acabar com o noivado, arruinar a família Featherington e manchar o sobrenome Bridgerton.
Mas antes do caos aumentar, a série nos oferece momentos românticos e apaixonantes do casal da temporada, com a tão esperada cena do espelho que finalmente ganha vida na adaptação, um sonho plantado no livro.
E que cena linda e repleta de sensualidade, amor e tesão. As expectativas são atendidas e o espectador se delicia com a primeira vez de Colin e Penelope no sofá em sua futura casa. Colin tirando a roupa de Penelope cuidadosamente, ele se despindo e, logo depois, tudo rolando com cuidado e muito desejo é uma das maiores satisfações do 5º episódio. O significado de amor e prazer foram bem representados neste momento. Não sei aos demais, mas para mim, a expectativa da cena do espelho foi atendida com sucesso.
E vamos combinar que Penelope Featherington está ainda mais linda nesta segunda parte? O figurino da personagem está ainda mais fabuloso, com destaque para o vestido azul brilhante que ela usa no último episódio, com um batom vermelho que se destaca com a pele branca e os cabelos ruivos. Que combinação perfeita!
Lady Whistledown é descoberta?
Claro que nem tudo são flores e, obviamente, a parte 1 da 3ª temporada preparou o terreno para a descoberta da identidade de Lady Whistledown. E sim, há muitas mudanças em comparação ao livro, mas que se encaixaram satisfatoriamente na série com o objetivo de envolver outros personagens mais íntimos de Penelope, o que foi uma surpresa e, consequentemente, um acerto.
Primeiras impressões da 3ª temporada de Bridgerton
Tudo o que rolou na parte 1 da 3ª temporada de Bridgerton
Assim como no livro, Cressida Cowper se passa como Lady Whistledown para se livrar do casamento arranjado, conseguir a recompensa, adquirir poder e ter sua própria vida. Mas o tiro sai pela culatra, pois os efeitos não favorecem muito a personagem.
Em nome do seu amor por Colin e o medo de perder a amizade de Eloise, Penelope desiste temporariamente de lutar, deixando que outra pessoa leve os créditos pela autora. Mas quando Penelope é chantageada ao ser descoberta por Cressida, ela até pensa em pagar o valor exigido na chantagem, mas é Eloise quem diz que a amiga não pode deixar que isso prossiga.
Com isso, Penelope desmente tudo em um novo artigo, deixando Cressida em maus lençóis na frente de toda a sociedade. Após ser banida da corte pela Rainha Charlotte – que, por sinal, não é nada boba e já sabia que ela não era a autora – os pais de Cressida a enviam para morar com a tia no interior.
Com a chantagem dando errado, seguido pelo exposed, Cressida tem um final bem triste ao deixar a sociedade para viver isoladamente. No fim das contas, é possível até sentir pena da personagem cujo desfecho é infeliz.
A revelação sobre Penelope ser Lady Whistledown gera inesperados e bons frutos. Para começar, ela e Eloise se reaproximam e reatam a amizade aos poucos para a alegria dos fãs. Mas gostaria que Eloise tivesse ajudado um pouco mais, até porque, ela, mais do que todos, entende muito bem como é viver em uma sociedade que julga a mulher que tenta se destacar ou ter a sua voz ouvida. Ainda assim, não é da responsabilidade de Eloise em revelar uma verdade que cabe somente à Penelope contar.
Outro momento que surpreende é quando Portia descobre o segredo de Penelope. Quando ela confirma tudo à mãe, a matriarca Featherington dá uma leve surtada, mas se recompõe ao perceber que ambas são iguais quando o assunto é proteger a família, proteger a si mesmas.
E quando descobre sobre o dinheiro sujo da família, Penelope está mais do que decidida a ajudar a mãe e a família. Para isso, ela usa do baile das irmãs para convocar a presença da Rainha para revelar a identidade de Lady Whistledown a todos.
E que cena empoderada, estonteante e forte, confirmando o quanto a protagonista da temporada é apaixonante e inspiradora a qualquer pessoa. O monólogo de Penelope em revelar que é a autora é uma das coisas mais impactantes da reta final da série, com direito ao perdão e a benção da Rainha, além de uma nova aliada para os artigos. E consequentemente, Penelope ajudou a mãe ao encontrar um novo jeito de justificar o dinheiro da família à Coroa: pelo seu trabalho como autora.
Confesso que esperava mais do Colin em meio a toda esta descoberta. Sim, o personagem fica com raiva e chateado ao flagrar a Penelope entregando um dos seus textos ao tipógrafo. Mas, diferente do livro, esta reação negativa dura mais do que o esperado, deixando suas ações e reações quase inertes, ao ponto de mais atrapalhar do que ajudar.
Sim, Colin teme pela segurança de sua amada, assim como sua reputação e da família Bridgerton. Mas ele também admite que sente inveja do talento de Penelope, já que ambos desfrutam do mesmo dom, enquanto ela já atingiu níveis maiores com o seu talento.
No entanto, é Penelope quem resolve a situação sozinha, pedindo apenas o apoio moral e todo o amor de Colin a ela. Por um lado, gostei de vê-la arcar sozinha com o problema, mas Colin poderia ter lutado ao lado dela também. No livro, é ele quem tem a ideia de revelar a identidade de Lady Whistledown; inclusive é ele quem faz isso e ainda se declara para Penelope na frente de todos. Mas gostei que, no final das contas, todo o mérito fica para Penelope, pois ela merece.
Com o segredo revelado e o apoio da Rainha Charlotte e da família Bridgerton, Lady Whistledown se despede para abrir o caminho para os artigos serem assinados por Penelope Bridgerton.
O casamento aconteceu
Em meio ao romance estremecido com o segredo descoberto, Bridgerton entrega uma linda sequência do casamento de Penelope e Colin, com direito a muitos convidados, mesas fartas de comidas e bebidas, as famílias felizes, além de uma cena linda do casal dançando no meio do salão como se não existisse mais ninguém. E Penelope vestida de noiva é a coisa mais linda de se ver.
Mesmo com a interferência magnifica e assustadora da Rainha Charlotte ao quase descobrir que Lady Whistledown se encontrava ali, este é o melhor casamento da série.
Novamente, preciso ressaltar o fortalecimento do laço de Portia e Penelope que, para mim, é bastante significante, especialmente para quem leu o livro e até viu nas temporadas anteriores. A relação distante finalmente se dissolve, fazendo Portia reconhecer a filha inteligente e adorável que tem, assim como Penelope desfruta do amor, carinho e apoio da mãe. Este é um dos grandes acertos da 3ª temporada de Bridgerton.
Despedida?
A parte 2 da 3ª temporada de Bridgerton trouxe de volta o casal Anthony e Kate que chegam de viagem com uma grande novidade: eles estão esperando o primeiro filho. Eles adiam um pouco a novidade, mas revelam a grande notícia durante a festa de noivado que, por sinal, foi interrompido com a mentira de Cressida.
Vale a pena assistir a minissérie Eric da Netflix?
A série deixa claro que Kate não quer seguir à risca as responsabilidades de viscondessa. E, agora, com um filho a caminho, ela quer desfrutar do tempo e amor ao lado de Anthony, além de descobrir mais sobre si mesma e aproveitar de tudo o que gosta, antes de ter que abrir mão das suas vontades por um tempo.
Anthony propõe que os dois façam uma viagem para Índia para conhecer a terra natal da esposa, ficar ao lado de Edwina e que o filho nasça lá. Feliz, Kate aceita a proposta e os dois embarcam logo depois do casamento de Colin e Penelope.
Acredito que esta é uma abertura para a despedida dos personagens da série. Há uma grande possibilidade de o casal não aparecer na 4ª temporada de Bridgerton, com a justificativa que estão morando na Índia. Claro, isso é apenas uma especulação, pois há probabilidade de os personagens aparecerem esporadicamente no novo ano da série. Mas também podem não aparecer temporiamente, retornando em uma possível 5ª temporada. Será?
Francesca e John
Finalmente descobrimos o que aconteceu com Francesca, pelo menos, o inicio de sua história na qual a série fez questão de contar nesta 3ª temporada.
Francesca e John estão apaixonados e decidem se casar. Claro, este não é um amor eufórico, agitado, apimentado e com reviravoltas acontecendo. É um amor silencioso, acalentado, doce e fluído, diferente dos demais membros da família Bridgerton. E isso acaba impactando no olhar e julgamento de Violet, que fica com o pé atrás e, consequentemente, estremece sua relação com Francesca.
Mas ao se dar conta que esta história também é de amor, mas em um ritmo diferente e calmo, Violet aceita conscientemente que Francesca será feliz. E não importa a distância, uma vez que Francesca anuncia que irá morar com John Stirling no castelo da família do marido na Escócia.
E Bridgerton não estrega só um, mas dois casamentos nesta temporada para a alegria do público. No último episódio, vemos o casamento pequeno, íntimo e feliz de Francesca e John, dando os primeiros passos felizes, antes que o destino escolha outro caminho.
Na verdade, as primeiras mudanças na história de Francesca Bridgerton começaram. No baile das irmãs Featherington, John apresenta à Francesca a sua prima Michaela Stirling, causando uma reação inesperada, um frio na barriga na personagem.
No livro, John tem o primo Michael Stirling, que se apaixona por Francesca à primeira vista, mas respeita o casamento dos dois, abafando este sentimento por anos. Francesca e Michael se reaproximam após a morte de John.
Pelo que se vê aqui, a série decidiu trocar o personagem por uma mulher, o que dá a entender que Francesca será bissexual na adaptação. Agora, vamos aguardar para ver como esta história continuará na 4ª temporada.
História de Benedict vem aí?
A trama de Benedict fica bem apimentada nesta 3ª temporada. O envolvimento com a Lady Tilley cresce, desde ele apresentando a viúva à família Bridgerton, até um trisal com o melhor amigo de Tilley, Paul.
Com o envolvimento dos três personagens, a série deixa claro que Benedict é bissexual, algo já especulado desde a 1ª temporada. Além disso, a relação dele com a viúva, mostra que Benedict ainda quer se divertir, enquanto Tilley admite que este envolvimento lhe abriu os olhos a querer um amor para si.
Inclusive, gostei da sinceridade de Tilley ao dizer que apoiaria os desejos de Benedict, aconselhando-o que, um dia, a diversão também se torna cansativa em um ponto da vida. E esta dica abre os olhos de Benedict ao perceber que precisa de um propósito, revelando estar pronto até para o inesperado em seu caminho.
Aqui, a série abre espaço para termos Benedict Bridgerton como forte candidato à protagonista da 4ª temporada. E tenho certeza que será, juntamente com outras histórias coadjuvantes.
Recomeço para Violet
Outro plot que chama a atenção é a aproximação de Violet e Lorde Marcus Anderson, além da amizade de Violet com Lady Danbury que se estreita ainda mais.
Sweet Tooth: narrador, cura e quem sobrevive marcam temporada final
Finalmente descobrimos a razão para Danbury não ter gostado da presença de Marcus. No passado, Danbury tenta fugir de casa, mas o irmão, ainda pequeno, entrega a irmã ao pai, que a obriga se casar com um homem horrível, como vimos na série Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton.
Marcus entende a dor da irmã e tudo o que passou neste casamento e pede perdão por sua imaturidade. Ele admite o medo que tinha do pai por não atender as suas expectativas. Além disso, Marcus confessa a admiração e o temor que tem pela irmã, o que faz Lady Danbury acreditar que possa ter herdado algumas semelhanças com o pai.
Com os sentimentos colocados à mesa, Marcus e Lady Danbury finalmente fazem as pazes e, consequentemente, ela dá a benção para o irmão cortejar Violet Bridgerton, uma vez que ela temia que ele fosse estragar sua amizade com a matriarca.
Aliás, Danbury e Violet fortalecem ainda mais o laço e Violet admite que sabia da relação que Danbury teve com o pai dela no passado, como vimos na série Rainha Charlotte.
Com isso, Lorde Marcus Anderson começa a cortejar Violet que lhe concede permissão, dando início a um romance promissor.
Desfecho esplendoroso
A 3ª temporada de Bridgerton termina de forma emocionante, encerrando alguns plots com maestria, enquanto outros são engatilhados para 4ª temporada.
Com o casamento de Colin e Penelope e a revelação sobre a Lady Whistledown, Eloise está determinada a dar um novo rumo em sua vida, uma vez que ela deseja fazer a diferença no mundo. Mas para fazer isso, primeiramente ela precisa conhecer lugares novos, sair da sua zona de conforto e da bolha de conhecidos. Assim, ela decide se mudar para Escócia e morar com Francesca e John até o ano seguinte.
Benedict revela que sentirá saudades da irmã, mas Eloise afirma que estará de volta para o Baile de Máscaras. Este é um spoiler de que Benedict será o protagonista da 4ª temporada, pois no livro, ele conhece e se apaixona por Sophie Beckett exatamente neste baile mencionado pela irmã.
A série se encerra mostrando que o tempo passou e as três irmãs Featherington tiveram seus filhos. Sim, Penelope e Colin são pais de um menino.
Por fim, a última cena encerra a 3ª temporada com chave de ouro: Penelope e Colin se beijam sob a luz da janela, a mesma janela que Penelope Featherington sempre observou de sua casa desde que se apaixonou por Colin Bridgerton.
Ficha Técnica
Bridgerton
Criação e produção: Chris Van Dusen, Shonda Rhimes, Betsy Beers
Showrunner: Jess Brownell
Adaptação dos livros de Julia Quinn
Elenco: Nicola Coughlan, Luke Newton, Claudia Jessie, Luke Thompson, Golda Rosheuvel, Adjoa Andoh, Ruth Gemmell, Lorraine Ashbourne, Hannah Dodd, Simone Ashley, Jonathan Bailey, Harriet Cains, Bessie Carter, Jessica Madsen, Florence Hunt, Martins Imhangbe, Will Tilston, Polly Walker, Hugh Sacks, Emma Naomi, Daniel Francis, Sam Phillips e Julie Andrews.
Duração: 3ª temporada (Parte 2 – 04 episódios)
Nota: 4,3/5,0