O Sessão Pipoca de hoje traz uma animação que, no final das contas, me surpreendeu. Dirigido por John Stevenson, Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim se passa após a destruição dos jardins de Montecchio e Capuleto em Gnomeu e Julieta. Na trama, os gnomos deixam suas diferenças de lado e deslocam suas recém-integradas famílias da vida bucólica em Stratford-upon-Avon para Londres. Já instalados em seu novo lar, Lord Tijolinho e Lady Azulejo se aposentam, deixando Gnomeu e Julieta no posto de novos líderes do jardim. No entanto, no meio dessa nova fase e alguns desentendimentos, um vilão invade o local e sequestra a família e os amigos do casal. Agora, somente uma pessoa poderá ajudar a desvendar esse mistério: Sherlock Gnomes. O famoso detetive e protetor dos gnomos de jardim de Londres chega para investigar o caso, ao lado do seu companheiro inseparável Watson. O mistério leva todos a uma grande aventura, onde encontrarão obstáculos e explorarão um lado desconhecido da cidade.
A sequência da animação de Gnomeu e Julieta é uma surpresa que vai agradar a criançada e até mesmo os adultos. Um dos pontos altos do filme é que o roteiro não foca tanto no romance do casal de protagonistas, pelo contrário, a história mostra que até mesmo os mais apaixonados têm seus contratempos, desavenças, opiniões divergentes e, claro, prioridades. Intitulados como os novos líderes, Julieta quer investir e dedicar o seu tempo para entregar o mais lindo jardim aos amigos e familiares. Gnomeu também quer o mesmo, porém sente que os deveres distanciam os dois a ponto de gerar discussões que, consequentemente, os afastam do local no instante em que o pior acontece.
Nesse momento de distração, os gnomos são sequestrados e pouquíssimas pistas são deixadas, o que torna tudo ainda melhor e mais instigante aos olhos de Sherlock Gnomes. Outro ponto positivo é a introdução do detetive favorito da literatura e do cinema. Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim aproveita o conflito para colocar boas referências das histórias do personagem criado por Arthur Conan Doyle, como o famoso ‘Palácio Mental’ de Sherlock ao explorar sua mente para relembrar de dicas, itens, objetos e significados que o possam ajudar na investigação; a inteligência extrema e a capacidade dedutiva em detectar situações que aconteceram ou vão acontecer; a arrogância do detetive não poderia faltar; o companheiro Watson também está ao seu lado o tempo todo; e, é claro, o arqui-inimigo nª 1 de Sherlock: Moriarty. O antagonista é um ursinho, tornando a situação ainda mais estranha, afinal, quem poderia pensar que um objeto tão fofinho e meigo pudesse ser tão mal? E as cenas de Sherlock e Moriarty, para mim, são as melhores e as mais divertidas de acompanhar. Por trazer essas referências, talvez as crianças não entendam alguns momentos da trama, mas do meu ponto de vista, o filme introduz de forma fácil e compreensível, sem apelar ao excesso de explicações de cada cena.
Claro que Gnomeu e Julieta embarcam na jornada de resgate ao lado de Sherlock. Mais do que isso, a história aproveita para gerar um pouco mais de caos na vida do casal e do detetive e entregar reviravoltas que tornam a trama mais interessante. A situação desenvolvida no filme permite que os personagens saiam da sua zona de conforto (o jardim) e explorem uma Londres cheia de superfícies rígidas, veículos e humanos capazes de destruir um gnomo de louça com uma simples pisada por acidente. Essa mistura de fantasia (os gnomos) e realidade (a cidade) torna o filme mais palpável.
Começam as filmagens de Malévola 2
O melhor de tudo é que o filme não traz aquela cantoria que algumas animações costumam ter, muito pelo contrário, eles optam pela trilha sonora assinada por Chris Bacon que traz referências a melodias clássicas de Elton John.
Considerações finais
Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim é uma grata animação fofa, divertida e que surpreende ao trazer reviravoltas que dão um gás ao filme, além da figura de Sherlock Holmes e ótimas referências de suas histórias. A trilha sonora é cativante para a criançada e nostálgica para os adultos. Eu tive a chance de assistir na versão legendada e gostei bastante. Acredito que a versão dublada também seja boa.
Ficha Técnica
Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim
Direção: John Stevenson
Elenco de dublagem: Emily Blunt, James McAvoy, Johnny Depp, Chiwetel Ejiofor, Mary J. Blige, Michael Cane, Maggie Smith, Stephen Merchant, Ozzy Osbourne, Ashley Jensen, Matt Lucas, Jamie Demetriou, Julie Walters e Richard Wilson II.
Duração: 1h27min
Nota: 6,9