Após meses de espera e angústia, La Casa de Papel retorna para responder de imediato a grande pergunta: a Nairóbi morre? Ao final da parte 3, temos um desfecho trágico e forte quando a personagem é atraída para a janela ao ver seu filho do lado da inspetora Alicia Sierra (demônia). Distraída e extremamente frágil, Nairóbi acaba levando um tiro no peito, deixando os fãs desesperados quanto ao seu desfecho, afinal, ela é uma das personagens favoritas da série e a que mais cresceu na história.
******CONTÊM SPOILERS******
Entre a vida e a morte, Nairóbi sobrevive, uma vez que é levada às pressas a um atendimento que o próprio grupo realiza, deixando a responsabilidade para Tóquio de fazer a cirurgia para retirar a bala e, até mesmo, um pedaço do pulmão. Claro que ela recebe a ajuda de um médico por videoconferência, mas é preciso ter muito amor e coragem para fazer algo que está fora do seu alcance, e Tóquio prova ser essa heroína para salvar a melhor amiga. Mas calma, não se iluda não, porque La Casa de Papel gosta de enganar o telespectador e, desta vez, a rasteira é forte.
Os primeiros episódios da série ganham certo gás devido ao envolvimento que temos com a vida de Nairóbi, mas, no geral, a história fica linear e não é tão atraente quanto se esperava, uma vez que lá dentro, o grupo está perdido e desesperado com os últimos acontecimentos, enquanto do lado de fora acompanha-se o Professor sofrendo com a suposta morte de Lisboa, sem conseguir pensar no próximo passo que dará. A verdade é que é preciso ter um pouco de paciência, uma vez que a parte 4 inicia o caos a partir do 5º episódio, fazendo o público recuperar o fôlego apenas nos créditos finais do último episódio.
Crítica da parte 3 de La Casa de Papel
Nesse tempo, o Professor escapa mais uma vez – e com maestria – da polícia e, ao conversar com a Tóquio, ele descobre que Lisboa está viva, afinal, se não há corpo presente, não há morte. Isso o leva à conclusão de que Raquel/Lisboa foi sequestrada, uma vez que a polícia e nem o governo da Espanha não deram nenhuma notícia sobre a captura de uma das integrantes do grupo. Porque será, né? É com esta informação que o Professor recupera sua força e coloca várias cartas na manga para jogar.
La Casa de Papel continua com a mesma narrativa das demais partes, seguindo com a narração de Tóquio. Assim como aconteceu em outros momentos, a série introduz um cronômetro em dois momentos em que o grande caos vai acontecer, algo que vai mudar radicalmente a trama. E, de fato, isso acontece.
Mais flashbacks?
Nesta parte 4 temos mais flashbacks de cinco anos atrás em que recebemos mais detalhes sobre o plano do roubo do banco da Espanha, mas, mais do que isso, temos novas informações pessoais de alguns personagens. Para começar, matamos as saudades novamente de Berlim que, agora, se casa com a famosa e misteriosa Tatiana. É no casamento que é revelado como o Professor conheceu também Marselha e Bogotá.
Por poucos que sejam, os flashbacks dão informações pontuais e levantam certos questionamentos. Para começar, descobrimos o envolvimento amoroso de Berlim e Pallermo, e foi por este amor que não pode ser correspondido que Berlim vai embora da Itália, se junta ao irmão (Professor) no roubo da Casa da Moeda, deixando Pallermo desiludido com tudo. É aqui também que começamos a compreender até que ponto vai a lealdade de Pallermo e as motivações que o levam a agir de modo errado durante o assalto.
Outra dúvida que fica no ar é sobre o casamento de Berlim: o que aconteceu com a Tatiana? Por que ela não foi embora junto com o marido? O que levou a separação dos dois? Será que, em algum momento, Tatiana será introduzida no plano? Ela pode ajudar o grupo na fuga do banco da Espanha?
Jogo sujo
Para aproveitar que o grupo está fragilizado e vulnerável, a polícia joga bastante sujo para tentar, finalmente, dar um fim a este assalto. Com o sequestro de Lisboa, a inspetora Sierra faz propostas a fim de que Raquel ceda e entregue o Professor. Faltando muito pouco para ceder devido ao cansaço físico e mental, Raquel descobre que o Professor sabe sobre seu paradeiro e, assim, ela dá para trás e inicia o Plano Paris para dar continuidade à jogada do Professor que, por sinal, consegue chantagear um dos policiais (Antonánzas) e transformá-lo em um infiltrado.
The Circle Brasil: a autenticidade acima dos padrões de beleza
Mas a polícia não para por aí e, assim, o Coronel Tamayo recebe uma ligação inesperada de Gandia, chefe de segurança do banco, refém do assalto e que conseguiu se libertar lá dentro. Tamayo não pensa duas vezes, burla a trégua estabelecida e dá liberdade total para que Gandia faça o que for preciso lá dentro. É isto que acaba gerando o maior plot twist desta temporada.
Piores personagens
Se tem uma coisa que La Casa de Papel sabe fazer é entregar personagens insuportáveis. Depois de Arturito (vou falar sobre ele depois), chegou a vez de odiar Gandia, um personagem que vai ser difícil esquecer. Chefe da segurança do banco, Gandia consegue escapar graças a ajuda de Pallermo, que vira a casaca quando perde o posto de liderança. Gandia é forte, inescrupuloso e conhece todos os cantos do banco, inclusive ele escapa por saber da sala de pânico, um quarto secreto com acesso total às câmeras e armas, dando uma força ainda maior a ele.
Gandia não hesita e instala um caos silencioso que começa a arruinar tudo aos poucos. Como disse o próprio Pallermo, “o verdadeiro caos é aquele que não faz barulho”. Dito e feito: o grupo se desestabiliza, enfraquece e Gandia aproveita desta vulnerabilidade para dar um fim em todos. Ele tenta matar Helsinki, Nairóbi, Denver, Tóquio e Rio, deixando os telespectadores angustiados e receosos de que o pior pode acontecer. E, infelizmente, isso acontece.
Confira as imagens de Hollywood, nova minissérie da Netflix
Se já não bastasse lidar com o Gandia, a série traz de volta Arturito, ainda mais insuportável e com o um toque asqueroso. Além de lidar com o jeito chato e irritante, Arturo também resolveu assediar as mulheres reféns ao dopá-las com um calmante. Infelizmente ele acaba violentando uma das mulheres, mas logo é descoberto por uma nova infiltrada no grupo. Sinceramente, Arturo está fazendo hora extra na série e a verdade é que ele não devia nem ter voltado. Mas já que voltou, então está na hora dele ir embora e para sempre.
Fim da linha
A traição de Pallermo e a fúria de Gandia resultaram em um dos momentos mais trágicos e tristes de La Casa de Papel: a morte de Nairóbi. Infelizmente, os fãs foram enganados no começo e obrigados a dizer adeus a uma das personagens mais cativantes da história. Sem dúvida, o 6º episódio é o mais triste justamente por sabermos sobre o futuro que Nairóbi queria e como os seus sonhos foram destruídos em segundos.
Antes do novo assalto começar, Nairóbi propõe ao Professor que fosse o pai de seu filho, pelo método de fertilização. O seu maior sonho é ser mãe e, com isso, o Professor aceita a proposta, deixando Nairóbi no céu.
Mas todo este futuro bonito é destruído no momento em Gandia faz Nairóbi de refém, entregando uma cena angustiante de assistir: ele prende a personagem em uma porta, enfiando sua cabeça em um buraco, enquanto ameaça todos os outros. São minutos de tensão e desespero que culminam com o desfecho mais triste de todos: ao enganar o grupo, Gandia se liberta e solta Nairóbi dando-lhe um tiro na cabeça.
Cinco motivos para assistir BoJack Horseman
Assim, o episódio termina com um clima pesado e triste, relembrando outros personagens que foram mortos nas temporadas anteriores, como Moscou, Oslo e Berlim. Claro que o grupo não deixaria quieto e, assim, eles fizeram um grande funeral de Nairóbi para mostrar a cidade toda o que a polícia é capaz de fazer.
Ponto fraco
Infelizmente há personagens que enfraqueceram e acabaram prejudicando bastante, como é o caso do próprio Pallermo que no meio do assalto, traiu o grupo e libertou Gandia, culminando na morte de Nairóbi. O Professor faz Pallermo retomar ao posto, mas garante que ele irá sofrer uma grande punição. Vamos ver o que vai acontecer com ele ao final deste assalto. Será que o Pallermo será entregue à polícia? Deixado para trás? Ficará sem ouro? Vamos aguardar.
Outro personagem que também fica a desejar é o Rio, que não faz absolutamente nada para impedir a fuga de Gandia. No entanto, é possível relevar isso devido às circunstâncias que o personagem se encontra. Ao se aproximar de Mónica/Estocolmo, Rio revela que foi extremamente torturado pela polícia, a ponto de ser enterrado vivo, confirmando o quanto ele ainda está traumatizado com tudo. Mas um ponto intrigante é que, em um dado momento, a inspetora Sierra diz que o Rio entregou informações cruciais à polícia, ao mesmo tempo que Mónica questiona a razão do Rio não ter nenhuma marca no corpo das torturas que sofreu. Pode ser uma jogada de mestre da Sierra para causar conflitos no grupo, como também pode ser que o Rio tenha dado alguma informação para salvar a sua vida. Fica aí a dúvida.
Os destaques
Assim como tivemos traíras e fracos, La Casa de Papel também teve personagens em destaque, como a Tóquio que, felizmente, não fez tantas besteiras, se responsabilizou ao liderar o grupo e amadureceu; Marselha tornou-se o braço direito do Professor, impedindo-o de tomar atitudes radicais; e Bogotá também cresceu nesta temporada, especialmente por deixar nítido os sentimentos que tinha por Nairóbi.
Mas o maior destaque vai para Julia/Manila, a refém infiltrada no assalto, mas que na verdade é prima de Denver e sobrinha de Moscou. É ela quem dá um basta (pelo menos temporário) no Arturo e promete ser uma grande ajuda para o grupo. Espero que Julia ganhe mais espaço na próxima temporada. A série mostra como ela foi apresentada ao Professor e a razão dela ter entrado somente agora e não no assalto anterior.
Fim do assalto?
Se assim como eu, você achou que La Casa de Papel terminaria na parte 4, se enganou (e eu também). O último episódio se transforma em um cronômetro em que acompanhamos as últimas 45 horas que se tornam cruciais para todos. Aqui acompanhamos quatro pontos cruciais: o primeiro é o Professor revelando, em rede nacional, o jogo sujo da polícia, o depoimento de Rio e o sequestro de Lisboa; a segunda parte culmina no grande resgate de Lisboa, tornando um dos momentos mais grandiosos da série, afinal a polícia é enganada mais uma vez e com maestria; na terceira parte acompanhamos a inspetora Sierra admitindo todos os erros da polícia e culpando o governo, o que a faz ser caçada pelas autoridades; por fim, a quarta parte mostra o início da guerra do grupo contra o governo, enquanto Sierra encontra o esconderijo e fica cara a cara com o Professor.
Já assistiu Hunters, série do Amazon Prime Video?
As perguntas que não querem calar: será que a Sierra consegue entregar o cabeça do grupo? Será que o Professor vai fazer a inspetora ficar do lado deles? Será que o Marselha vai chegar a tempo e ajudar a prender a Sierra? Será que ela vai entrar em trabalho de parto e o Professor a ajudará a ter o filho? Está aí um momento que eu quero ver como será desenvolvido.
É um final instigante e forte, deixando claro que La Casa de Papel retornará para uma quinta parte, afinal, uma nova guerra foi declarada e o grupo precisa iniciar o plano de fuga.
E aí, o que acharam da parte 4 de La Casa de Papel? Deixem nos comentários!
Ficha Técnica
La Casa de Papel – Parte 4
Criador: Aléx Pina
Direção: Jesús Colmenar
Elenco: Álvaro Morte, Pedro Alonso, Najwa Nimri, Úrsula Corberó, Jaime Lorente, Alba Flores, Miguel Herran, Esther Acebo, Ituño Itziar, Darko Peric, Rodrigo de la Serna, Hovik Keuchkerian, Luka Peros, Henrique Arce, Kiti Mánver, Juan Fernández, Mario de la Rosa, José Manuel Poga e Fernando Cayo.
Duração: oito episódios (50 a 60min. aprox)
Nota: 7,9