Na 1ª temporada de Elite, tivemos o assassinato de Marina e toda a repercussão e mistério acerca do culpado. Na 2ª temporada, o público se deparou com um novo mistério, mas que não passou de uma armadilha que, por fim, fez todos descobrirem que Polo é o verdadeiro assassino.
Após os eventos finais da 2ª temporada, Elite retorna em sua 3ª temporada que utiliza da mesma fórmula e narrativa: um novo assassinato, um novo mistério e uma nova investigação, o que não traz surpresas com relação à técnica narrativa. Os dois primeiros episódios engatilham para o que está por vir para cada personagem, e torço para que, finalmente, coloquem um ponto definitivo na trama da morte de Marina.
Crítica da 1ª temporada da série
O primeiro episódio da série já entrega que a temporada terá uma narrativa não-linear e a primeira cena se passa cinco meses depois do final da 2ª temporada. Nesta cena, os personagens estão em uma festa onde acontece a grande tragédia que vai se desenrolar ao longo da 3ª temporada. Entre flashes do dia fatídico e da investigação, o telespectador acompanha o que aconteceu nestes cinco meses desde a revelação do assassino.
Logo no início, a série dá pistas sobre as consequências da soltura de Polo, uma vez que ele retorna para o La Encinas, já que a polícia não encontrou nenhuma prova concreta que conecta ele à morte de Marina. Além disso, ele passa por uma espécie de interrogatório para saber, de fato, se pode retornar à escola ou não. Toda essa situação gera um enorme desconforto para todos, especialmente para Gúzman, que fica irado, constrangido, irritado e inconformado com a suposta inocência de um ex-melhor amigo que matou sua irmã. Mas tal inconformidade vai fazer Gúzman tomar decisões precipitadas e atitudes um tanto quanto radicais. Mas só assistindo para você saber.
Junto a ele, Samuel também não se conforma e não sossegará até encontrar provas concretas para colocar Polo na cadeia e, consequentemente, inocentar de vez seu irmão Nano, além de trazer a tão merecida paz de espírito à sua família. Junto a essa tensão em meio a investigação feita às beiradas, ainda rola uma química forte entre Samuel e Carla, que andam na corda bamba devido à essa situação. Confesso que não curto este casal e acho essa compatibilidade forçada, desde a primeira vez que eles ficaram juntos. Não é possível ver um sentimento verdadeiro entre eles, talvez pela parte dele, mas não de Carla.
Primeiras impressões da 2ª temporada de Elite
Aliás, Carla é outro nome bastante envolvido nesta investigação, que pode causar um efeito dominó na vida de todos, dependendo da grande decisão que ela precisa tomar com relação à Polo. E agora?
Quem também vai sofrer consequências nesta 3ª temporada de Elite são Lucrécia e Valerio, devido ao envolvimento íntimo dos dois, que foi revelado à família na temporada passada. Tais reviravoltas vão afetar a vida acadêmica, pessoal e financeira de ambos, no entanto, acredito que a Lucrécia conseguirá lidar melhor com a situação, uma vez que ela tem um bom jogo de cintura, lábia e inteligência. Já Valerio acaba se envolvendo mais com as drogas – algo que foi bem enfatizado na 2ª temporada sobre o personagem – o que pode lhe render momentos nada bons. Acredito que quem pode e vai ajudar ele são Rebeca e Samuel.
Quem também vai passar por momentos de tensão são Ander e Omar, cujo relacionamento passará pela por um grande desafio. Por ora, é somente isso que posso dizer.
Nestes dois primeiros episódios, quem intriga com certa sutileza e faz o sinal de alerta piscar é Cayetana, já que ela está envolvida com Polo, um fator que poderá trazer mais problemas, inclusive para ela, uma vez que só ela sabe onde está o troféu, prova principal do assassinato de Marina. Há possibilidade de Cayetana começar a chantageá-lo em algum momento.
Hunters: vale a pena assistir a série do Amazon Prime Video?
No momento, Nadia se mantém distante de Gúzman e está focada em entrar em uma boa universidade. Aliás, as faculdades vão até o La Encinas para dar início ao processo seletivo para escolher os melhores alunos. Aqui, ela e Lucrécia vão iniciar certa disputa, mas pode ser que, em um dado momento, uma ajude a outra. Talvez isso aconteça, ou seja apenas uma pequena ilusão.
Nesta 3ª temporada de Elite temos dois novos personagens. O primeiro é Yeray, o novo aluno do La Encinas, milionário e também muçulmano, algo que fará com que ele se aproxime mais de Nadia. Já o personagem Malick estudava na escola, mas saiu por conta do bullying que sofria. Ele retorna e se encanta por Carla, a única pessoa que o defendeu na época.
Elite começa com a mesma fórmula dando um novo mistério e novos suspeitos. Sem muitas surpresas, os dois primeiros episódios servem de gatilho para as novas consequências aos personagens, sendo positivas ou negativas. Há possibilidade de Christian e Nano retornarem à trama, uma vez que esta encerrará a história, já que os personagens irão se graduar. Se Elite for renovada, acredito que a série retornará com uma nova história e novos personagens. Mas vamos aguardar os próximos episódios e as novidades futuras.
E aí, o que acharam do início da 3ª temporada de Elite?
Ficha Técnica
Elite
Criação: Carlos Montero e Darío Madrona
Elenco: Itzan Escamilla, Miguel Bernardeau, Danna Paola, Mina El Hammani, Ester Expósito, Álvaro Rico, Arón Piper, Omar Ayuso e Jorge Suquet, Claudia Sales, Jorge Lopez, Georgina Amorós, Sergio Momo e Leiti J. Sene.
Nota: 7,5 (dois episódios)