Um grupo de mulheres maduras, um clube de leitura e Christian Grey poderiam resultar em uma catástrofe, mas essa mistura surpreende com uma trama leve e divertida, aplicando os prazeres fortes de Grey no relacionamento de uma forma bem engraçada. Afinal, os mais velhos também podem amar e desejar, certo? Dirigido por Bill Holderman, Do Jeito Que Elas Querem (Book Club) retrata a rotina de quatro amigas na faixa dos 60 anos que estão um pouco ‘enferrujadas’ na arte da paquera. A partir do clube de leitura, elas revivem situações que foram esquecidas na juventude.
Sessão Pipoca: Sol da Meia-Noite
Do Jeito Que Elas Querem te conquista por falar de amor e sexo na terceira idade de forma inusitada e natural. Para tornar tudo ainda mais prazeroso, o roteiro se apoia na trilogia Cinquenta Tons de Cinza, da autora E.L James, uma história que, por dividir opiniões, poderia tornar o filme superficial e até vergonhoso, desperdiçando o potencial do longa e o excelente elenco. No entanto, a trama é uma surpresa que apresenta uma narrativa bem desenvolvida e transforma Christian Grey e Anastasia Steele em referências para a vida amorosa das quatro amigas. O mais interessante é que o filme tinha tudo para ser brega, mas o roteiro consegue dar uma visão mais positiva e divertida aos livros, fazendo os espectadores rirem em vários momentos.
O filme não perde tempo e já introduz as protagonistas. Diane ficou viúva após 40 anos de casamento; Vivian gosta de relacionamentos sem compromisso e a palavra amor está fora do seu vocabulário; Sharon é uma juíza federal que ainda trabalha no seu divórcio que já dura anos; o casamento de Carol está em baixa após 35 anos de relacionamento. Com a chegada do novo livro ao clube de leitura, o romance é reativado e as chamas da paixão voltam a se acender em suas vidas.
Resenha: Talvez Uma História de Amor
Ver o envolvimento das amigas é o que faz a história se movimentar constantemente. A grande sacada é que, a cada livro lido, acompanhamos uma boa conexão da jornada amorosa de cada uma com a trama de Cinquenta Tons. Além disso, Do Jeito Que Elas Querem faz boas referências a trechos marcantes da trilogia, como a cena do elevador, do avião, da dança, da loja em que Christian compra ‘ferramentas’ com Anastasia, entre outros. Quem conhece a trama erótica, vai identificar facilmente esses easter eggs.
Assista ao trailer de Infiltrado na Klan
Mais do que se apoiar no livro, o filme aproveita para falar de amor e sexo na terceira idade, um assunto que ainda é visto como tabu por muitas pessoas. Nunca é tarde para amar, certo? É com essa linha de raciocínio que a trama é desenhada e ainda apresenta ótimas interpretações.
Viúva, Diane adora a sua rotina, mas se vê presa em sempre querer agradar as filhas que, uma vez, acredita que a mãe não tem capacidade de viver sozinha por ter uma idade avançada. Assim que ela conhece Mitchell (Andy Garcia), ela percebe que várias barreiras podem ser quebradas, além de aproveitar muitas coisas em sua atual fase de vida. Diane Keaton está excelente no papel, e se você já gosta da atriz, vai adorá-la ainda mais.
Jane Fonda está um arraso e interpreta uma Vivian que não entrega a idade e, muito menos, se deixa abalar com os anos já passados. Para ela, uma nova aventura é sempre bem-vinda, mas quando um amor do passado retorna, Vivian descobre que ainda há tempo para amar de verdade. Além de explorar novos sentimentos, a personagem de Fonda é responsável por bons diálogos e ótimas tiradas sobre terceira idade e sexo.
Já Candice Bergen interpreta Sharon, uma mulher extremamente profissional, mas cética com relação ao amor. Ela revira os olhos quando o assunto é sexo, uma vez que a vida sexual tem data de validade. Mas assim que ela conhece a história de Christian e Anastasia, a chama reacende, liberando uma ‘tigresa’ dentro de si e aproveitando o melhor que a vida pode lhe proporcionar. As cenas do ‘Tinder’ e do primeiro encontro com o ‘crush virtual’ são sensacionais. Acredito que até as mais novas vão se identificar facilmente com a personagem.
Já Carol (Mary Steenburgen) quer reacender a chama do casamento com o homem de sua vida. Fofa e delicada, ela é a que mais se empolga com o livro, levando bem a sério as lições e tentando aplicá-las na vida real. Se dá certo ou não, só assistindo para saber, mas o arco dessa personagem também é empolgante de acompanhar.
Considerações finais
Do Jeito Que Elas Querem acerta em cheio no elenco fantástico que exala uma química natural e agradável nas telas, cativando facilmente o público. Mais do que isso, o filme acerta ao abordar de forma leve tabus sobre amor e sexo na terceira idade, deixando claro que todo mundo tem o direito de amar e ser feliz, sem se importar com o tempo que já passou ou o que lhe resta. Vale a pena conferir!
PS: Há uma participação especial no filme. Será que vocês vão perceber? rs
Ficha Técnica
Do Jeito Que Elas Querem
Direção: Bill Holderman
Elenco: Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen, Mary Steenburgen, Andy Garcia, Don Johnson, Craig T. Nelson, Richard Dreyfuss, Alicia Silverstone, Mircea Monroe, Ed. Begley Jr, Wallace Shawn, Tommy Dewey e Katie Aselton.
Duração: 1h37min
Nota: 8,0