A Caminho da Lua é mais uma animação original da Netflix que posso dizer que é linda e ainda traz uma mensagem bonita e emocionante que vai tocar os corações das crianças e adultos. Com um cenário lúdico e personagens cativantes, a animação é repleta de músicas envolventes e já pode entrar na lista de ótimas animações originais do streaming, logo atrás do filme Klaus (já viram?). Para explicar melhor sobre o filme, darei alguns spoilers sobre a trama.
Você pode conferir a crítica em texto ou vídeo.
******CONTÊM SPOILERS******
Com direção de Glen Keane – o visionário de A Pequena Sereia, Aladdin e A Bela e a Fera – acompanhamos a protagonista Fei Fei, uma garota apaixonada por ciências e que constrói uma espaçonave para ir à Lua, com o objetivo de comprovar a existência da Deusa da Lua, uma lenda contada diversas vezes por sua mãe. Ao chegar à lua, Fei Fei aceita um grande desafio para conhecer a Deusa, e descobre que a região é habitada por criaturas fantásticas.
Lendo apenas esta sinopse faz o público imaginar que a animação seja apenas uma grande aventura espacial misturados à lenda e músicas. Mas não se engane, pois, a trama te surpreende ao abordar uma temática importante, mas que ganha uma atmosfera colorida e mais leve especialmente para as crianças.
Em A Caminho da Lua, vemos uma ligação muito forte da Fei Fei com sua mãe, que infelizmente falece quando a garota ainda é pequena. Com a ausência maternal há 4 anos, Fei Fei leva seu dia a dia ajudando o pai na loja, mas sem nunca esquecer sua mãe, especialmente ao relembrar da famosa lenda da Deusa da Lua.
A lenda conta que Chang’e se apaixonou por Houyi, o grande amor de sua vida. Mas ao tomar a pílula da imortalidade, Chang parte para Lua ao lado de seu coelho, se separando de seu amado, que ficou na Terra até a morte. Há muito tempo na Lua, Chang’e decide que, um dia, reencontrará o amor de sua vida para ficarem juntos para sempre. Aliás, preciso dizer que nesta cena, a Deusa lembra muito a Mulan, viu?
Crítica: A Maldição da Mansão Bly
Assim, ao ver seu pai seguir em frente com a vida (ele arranja uma namorada), Fei Fei quer provar a existência da Deusa para que ele não esqueça a sua mãe. Assim, ela consegue montar uma espaçonave e parte para Lua, com uma ajuda extra espacial e, é claro, com um convidado especial, o Chin, filho da namorada do pai.
Com toda essa explicação, é possível falar melhor sobre a mensagem que está por trás de A Caminho da Lua, que retrata de forma leve e emocionante sobre a morte, o luto e a importância de seguir em frente diante do inesperado. É dessa forma que a jornada de Fei Fei é destrinchada, uma vez que a garota sente grande dificuldade em superar a morte da mãe, acreditando que irá esquecê-la.
Da mesma forma, o público compreende também a jornada da Deusa da Lua, que precisa superar a separação e partida de seu amado e, para isso, ela vai contar com uma ajuda vinda da Terra.
Toda a aventura do filme se concentra no espaço e na chegada da personagem na Lua, que aceita o desafio de encontrar o misterioso “presente” para entregar à Deusa. É nesta jornada que vemos os obstáculos sentimentais da Fei Fei atrapalhar um pouco, como o fato dela ser um pouco orgulhosa e não aceitar a ajuda dos próximos, como a de Chin.
Já assistiu a série Emily Em Paris?
E neste cenário lunar que o filme ganha uma explosão de cores vivas, brilhos e criaturas fantásticas para criar uma atmosfera lúdica a fim de entregar uma mensagem um pouco mais pesada de forma mais leve. Quer um jeito melhor de falar a uma criança sobre morte e superação? A animação te mostra de um jeito muito bonito como se faz.
Outro ponto fortíssimo é que a trama também é contada pelas canções do filme que, por sinal, são bastantes. Todas as músicas são lindas, com destaque para a canção ‘Vou Voar’, que no Brasil é cantada por Priscila Alcântara.
O filme no idioma original é fantástico e a dublagem brasileira também está boa. Não sei como estão as músicas traduzidas, mas ambas opções para assistir ao filme são boas.
Personagens
Outro ponto positivo de A Caminho da Lua, sem dúvida, são os personagens, com destaque para a Fei Fei que entrega uma jornada bonita sobre amor, luto, força, amadurecimento e esperança.
Outros personagens que roubam a cena, é claro, a Deusa Chang’e que, por sinal, protagoniza uma cena no estilo show que é extremamente colorida e fantástica. É aqui que vemos como sua personalidade mudou radicalmente diante de tudo o que ela passou e tudo que ela virá passar.
Já assistiu a série brasileira Bom Dia Verônica?
Quem também rouba a cena de maneira muito fofa é o Chin, e sua forte imaginação e energia em querer participar de tudo, além de ajudar a sua futura irmã. A coelhinha da Fei Fei, a Pulinho é super fofa e, é claro, o Gobi, um ser fantástico da Lua, que vai divertir e emocionar também. Ah, toda a família da Fei Fei também é divertida e não passa despercebida no filme.
Considerações finais
A Caminho da Lua entrega uma jornada fantástica e científica de uma garota que parte para a Lua, mas as entrelinhas da história retratam de um jeito emocionante o significado sobre morte, luto, superação, esperança, amor e família, tudo conectado e entregue de forma lúdica e metafórica em um cenário colorido e vibrante.
É uma animação musical que vai fazer você rir, apaixonar e se emocionar até a última canção.
Ficha Técnica
A Caminho da Lua
Direção: Glen Keane
Elenco de voz: Cathy Ang, Phillipa Soo, Robert G. Chiu, Ken Jeong, John Cho, Ruthie Ann Miles, Margaret Cho, Kimiko Glenn, Artt Butler, e Sandra Oh.
Duração: 1h40min
Nota: 8,5