A nova série Temporada de Verão a temporada 2022 de produções brasileiras na Netflix. O Pipoca na Madrugada teve acesso aos quatro primeiros episódios e pode dizer que esta é uma história despretensiosa e leve com o objetivo de ser apenas uma trama agradável para acompanhar. Por isso, não espere uma narrativa complexa ou reviravoltas exageradas, pois a pretensão não é esta, inclusive a previsibilidade fala mais alto. Temporada de Verão será 8 ou 80, ou seja, alguns irão apenas gostar e apreciar o que está assistindo, enquanto outros poderão não curtir tanto. Vai do gosto de cada um.
******COM SPOILERS******
Com direção de Isabel Valiante e Caroline Fioratti, Temporada de Verão se passa no Hotel Maresia, localizado na paradisíaca Ilha das Conchas, em que vamos acompanhar funcionários e hóspedes vivendo o verão mais inesquecível de suas vidas, com direito a romance, diversão, discussões sobre os problemas da região e de relacionamentos cujos segredos saltam à medida que a trama se desenrola.
O primeiro ponto positivo da nova série brasileira é apresentar uma narrativa linear, simples, previsível e não pretensiosa, em que o ponto principal está em desenvolver os personagens, criar conexões entre eles e com o público e encaixá-los na ambientação veraneia. Aliás, a série entrega uma ótima produção e fotografia em um cenário lindo, reluzente e colorido, praticamente a cara do verão. É quase impossível não desejar dar um mergulho no mar ou ficar estirado na areia enquanto assiste a série.
Pacificador: primeiras impressões da nova série da HBO Max
Sem tantas ousadias, a história se molda em cima dos personagens principais, cujos desenvolvimentos são o ponto forte da trama, além de ser um detalhe que poderá dividir opiniões, afinal, nem todos os personagens poderão agradar, assim como alguns irão cair na graça do espectador. De qualquer forma, os prós e contras de cada um pode ganhar uma visão diferenciada de quem estiver assistindo.
Temporada de Verão se inicia com a chegada dos funcionários novatos no Hotel Maresias enquanto acontece a prestigiada festa de despedida de Catarina (Giovanna Lancellotti) que se prepara para estudar na Suíça. A comemoração acontece em grande estilo ao lado das amigas e do seu namorado Rodrigo (Léo Bittencourt), mas tudo vai por água abaixo quando Catarina sofre duas grandes decepções na noite, sendo uma delas a prisão repentina de sua mãe, acusada por lavagem de dinheiro, deixando a filha sob os cuidados de Vilma e Maresias, donos do Hotel.
É a partir desta reviravolta inicial que a trama começa a desenvolver o background dos personagens, como seus mundos se conectam e as motivações para cada um passar o verão neste lugar.
No geral, posso dizer que Temporada de Verão tem um elenco agradável e todos os personagens têm destaque, em que alguns podem ter uma preferência maior para o espectador, como é o caso de Catarina que tem uma transformação maior dentro da trama. De jovem adulta privilegiada, Catarina sofre os baques mais fortes no início, mas aproveita desta situação para descobrir quem é, quais são as suas qualidades e defeitos e como tirar o melhor de si mesma.
Giovanna Lancellotti entrega uma personagem doce, animada e agitada que está disposta a trabalhar no hotel para ter onde ficar, ganhar uma grana e começar a dar a volta por cima, uma vez que a situação financeira e judicial de sua mãe está bem longe de ter um veredito, o que acaba influenciando na relação e no distanciamento de mãe e filha. Assim, a personagem se dispõe para a oportunidade a sua frente, os obstáculos a surgir, as novas decepções, mas também novas amizades e os amores.
Catarina se dá bem com todos, mas o seu maior entrosamento é com Diego, interpretado por Jorge López (Elite), um rapaz calmo, trabalhador, que sonha em ser salva-vidas, mas tal objetivo está conectado ao passado triste marcado por uma grande perda. O ator chileno entrega uma atuação satisfatória, assim como os diálogos em português que sofrem com alguns tropeços em sua dicção, sendo que às vezes é necessário voltar a cena para entender melhor o que ele está dizendo. Mas ainda assim, não é um ponto que prejudica a compreensão da trama.
Vale a pena assistir Gavião Arqueiro, série da Marvel no Disney Plus?
A dinâmica e a química de Diego e Catarina funcionam e é gostosa de acompanhar na série, uma vez que um clima começa a surgir entre os dois, no entanto, Diego tem compromisso com Marília (Cynthia Senek), a instrutora de yoga do Hotel, que almeja uma ambição maior para o namorado e para si, uma vez que ela também precisa pensar no futuro de sua filha. Na minha opinião, tal “triângulo amoroso” não soa forçado, mas pode trazer alguns problemas até o fim da temporada, caso a série entregue uma ousadia maior em sua reta final. Vamos aguardar.
Outros dois personagens que ganham um bom destaque na trama são Conrado e Miguel. Interpretado por Maicon Rodriguez, Conrado é um rapaz tímido e introspectivo que enxerga o novo trabalho como uma grande oportunidade de abrir os horizontes, trabalhar com música e, principalmente, sair debaixo das asas dos pais, o ponto vulnerável do personagem. Aliás, achei bem forçado os pais irem até o local para ver onde o filho está trabalhando. Por um lado, isso ressalta o excesso de proteção da parte deles, que resolvem deixar o caminho livre para o filho tomar as suas próprias decisões; mas do outro lado, é um momento bem brega da série. Assim que Conrado toma as suas próprias rédeas, a série dá abertura para o personagem se abrir diante das oportunidades e se autodescobrir, especialmente com relação à sua sexualidade, que é o ponto forte do seu arco e que, para mim, torna-se algo natural dentro da trama, sem soar forçado.
Já Miguel é o veterano da praia que ganha a chance de trabalhar no hotel, uma vez que os pescadores da região – incluindo sua família – perderam suas casas, já que a área foi comprada para o hotel ser construído. O personagem de André Luiz Frembach apresenta camadas interessantes, mas talvez a série esteja deixando tudo muito superficial. De um lado, vemos que Miguel vem de uma família humilde e faz de tudo para sustentá-la, incluindo vender drogas no trabalho, algo que pode trazer problemas; do outro lado, temos um personagem extrovertido, que se dá bem com todos, mas sofre de ansiedade quando se vê diante de uma situação inusitada; por fim, há o arco amoroso de Miguel na qual uma pessoa apresenta interesse nele, mas não direi quem é. Como disse, Miguel entrega muitas vertentes, mas que precisam ganhar um desenvolvimento mais lapidado e aprofundado.
Assim como temos personagens que cairão no gosto do público, Temporada de Verão também apresenta outros personagens que podem dividir opiniões, como é o caso de Yasmin (Gabz), que chega ao hotel motivada não só ao trabalho, mas também em descobrir sobre o seu passado, um segredo que logo é desvendado no primeiro episódio, afim de que seja desenvolvido no decorrer da temporada.
No entanto, Yasmin é uma personagem cuja primeira impressão fica a desejar justamente por se colocar em uma defensiva agressiva com os demais colegas de trabalho, iniciar uma militância que perde força justamente por ela não saber mais detalhes sobre a região, algo que é discorrido à medida que a personagem se abre para conhecer os demais, inclusive sobre o que se passa no local. Aliás, a Yasmin melhora do 3º para o 4º episódio.
Por ser uma personagem com o maior arco da história, a série poderia ter lhe apresentado mais pacificamente e, aos poucos, demonstrando suas defensivas ou ataques. Um dos maiores plots é a revelação de que Yasmin é filha de Maresia (Felipe Rocha), um dos donos do hotel. O mais surpreendente e estranho é o fato dela jogar tal informação de forma direta e se rebelar com a reação do pai. Na minha opinião, é normal a pessoa ficar surpresa e sem reação ao descobrir que tem uma filha(o) anos depois. Mas também é muito estranho a série apresentar um personagem que aceita tal fato de boa, sem um teste de DNA, um ponto que é firmado por Vilma (Mayana Neiva), esposa de Maresia, na qual ela não deixará quieto, apesar de ser muito compreensiva com tal situação.
Vale a pena assistir Nove Desconhecidos, minissérie do Prime Video?
Outros dois personagens que ficam a desejar são Rodrigo e Helena. Sem ter muito o que dizer, Helena (Giovanna Rispoli) quer ir além do trabalho, se divertir e se abrir mais para os seus relacionamentos. É uma personagem divertida e empolgada com tudo, mas não apresenta mais do que isso na série. Pelo menos, até o quarto episódio.
Temporada de Verão apresenta o Rodrigo como o suposto vilão da série, já que ele inicia a trama traindo Catarina na festa e com atitudes ridículas de playboy inútil. Mas depois de algumas chacoalhadas que o pai, amigos e a vida começam a dar, Rodrigo começa a refletir e a dar os primeiros passos sobre o que quer para o seu futuro. Os quatro primeiros episódios transitam por este processo do personagem que, talvez, possa apresentar algo de bom até o final. Pode se dizer que Rodrigo é um personagem que precisa ser injetado um potencial maior.
Considerações finais
Temporada de Verão propõe uma história leve, despretensiosa e previsível a fim de que o público se divirta com um entretenimento ideal para época de verão. A narrativa é simples e com reviravoltas previsíveis, cujo ponto principal está no desenvolvimento dos personagens que cairá no gosto do público de formas variáveis.
É uma produção boa, satisfatória, sem tantas ousadias e surpresas. É aquela série passatempo para assistir e relaxar, podendo surpreender na reta final…ou não. Apenas isso. Por isso, curta esta nova produção brasileira da Netflix sem tantas expectativas, pois o saldo pode até ser melhor.
Ficha Técnica
Temporada de Verão
Direção: Isabel Valiante e Caroline Fioreatti
Elenco: Giovanna Lancellotti, Jorge López, Gabz, André Luiz Frambach, Giovanna Rispoli, Maicon Rodrigues, Cynthia Senek, Mayana Neiva, Léo Bittencourt e Felipe Rocha
Duração: 1ª temporada
Nota: 2,9/5 (4 primeiros episódios)
Não tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto
aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado
pelas informações.
Obrigada por sempre voltar!