Nove Desconhecidos (Nine Perfect Strangers) é a minissérie do Prime Video que chama a atenção por ser uma adaptação do livro de Liane Moriarty – autora do sucesso Big Little Lies, adaptada pela HBO – por apresentar uma trama instigante na qual rodeia mais os dramas dos personagens do que, de fato, o mistério que fica sob pano de fundo, ganhando atuações ótimas com elenco com nomes de peso como Nicole Kidman, Melissa McCarthy e Luke Evans. Gostei muito de acompanhar esta história e vou te dizer o porquê.
Nove Desconhecidos se passa em um resort de luxo de saúde e bem-estar que promete cura e transformação, onde nove hóspedes estressados da cidade tentam encontrar um caminho para uma vida melhor. Cuidando deles durante este retiro de dez dias está a diretora do resort, Masha, uma mulher com a missão de revigorar seus corpos e mentes cansados. No entanto, esses nove estranhos não têm ideia do que está prestes a atingi-los.
O primeiro ponto positivo foi poder acompanhar os oito episódios de Nove Desconhecidos semanalmente pelo Prime Video, deixando o espectador intrigado com a história, criando teorias, remoendo dúvidas e absorvendo os dramas dos personagens. Em nenhum momento a série é cansativa, entediante ou enrolada, uma vez que a trama sabe despertar a curiosidade na medida certa para saber mais sobre os hóspedes e a razão para estarem neste resort, além de saber mais sobre quem comanda este retiro. Além disso, há um mistério que envolve o passado de Masha que retorna para assombrá-la e chacoalhar o local.
Mesmo que o mistério seja o pano de fundo da trama, isso não torna Nove Desconhecidos uma série de suspense em que vamos acompanhar alguma investigação que tenha morte ou culpado. Existe um mistério que ajuda a prender a atenção, mas são os dramas dos personagens que moldam e movimentam a narrativa.
Dr. Death, nova série true crime do Starzplay – crítica
Outro ponto positivo da série é o cenário paradisíaco do retiro, que traz a sensação de calmaria, bem-estar, tranquilidade e a busca pela paz, ao mesmo tempo que é a ambientação perfeita do caos em que os métodos peculiares aplicados por Masha vão tirar os personagens da zona de conforto a fim de extrair os conflitos internos, problemas pessoais, psicológicos e sentimentos mal resolvidos para exercer o confronto e trabalhar a aceitação a fim de seguir em frente e se tornar uma pessoa melhor. Mas será que todos estão dispostos a encarar os próprios traumas? O que cada um esconde ou tem medo de revelar ou descobrir?
Estes oito episódios expõem estes problemas e, consequentemente, desenvolvem a evolução interna de cada um à medida que o público acompanha a interação estranha e deliciosa dos personagens (o que diverte e intriga bastante), enquanto o mistério ronda e cresce, mas sem ofuscar ninguém. A série consegue equilibrar as duas pontas em que o espectador se importa mais com o que os personagens têm a oferecer do que, de fato, o pequeno suspense que paira pelo retiro.
Os hóspedes
Todo o elenco tem o seu merecido destaque e uma trama repleta de camadas que prende a atenção. Para começar, a série nos apresenta Frances, que ganha uma atuação debochada e dramática incrível da atriz Melissa McCarthy, tornando-se um dos maiores destaques na série. Frances é uma escritora de romances frustrada por conta do seu último livro que não foi aceito pela editora, além das críticas duras que sofreu nos últimos tempos por conta da sua linguagem romântica. Para complicar, Frances sofreu o golpe do amor ao conhecer pela internet Paul Drabble, que lhe engana e rouba o seu dinheiro.
Interpretado por Bobby Cannavale, Tony é um ex-jogador de futebol americano de sucesso que se aposentou cedo por causa das lesões no joelho, o que o faz ficar viciado em remédios e, por conta disso, influencia e estraga o seu casamento e sua relação com as filhas. Tony confronta as regras do retiro o tempo todo e tem uma química com Frances que funciona entre morde e assopra e diverte com cenas cômicas que cresce à medida que eles se apoiam. É a minha dupla favorita.
Quem também chama a atenção em dose tripla é a família Marconi. Napoleon é professor e Heather é uma obstetriz e ambos são pais de Zoe. A família sofre com a perda do filho Zach (que cometeu suicídio), uma morte que esconde segredos que a própria família descobre aos poucos durante as experiências vividas no retiro. O ator Michael Shannon se destaca em sua performance que traz um personagem que se camufla com o otimismo, enquanto batalha com a dor de ter perdido o filho. Ao mesmo tempo que ele traz alívio cômico à série, também entrega momentos emocionantes em que o personagem expõe a ferida ainda aberta.
Cruel Summer: vale a pena assistir a série do Prime Video?
Heather (Asher Keddie) é uma mãe que carrega uma culpa pesada nas costas e se mostra fechada e resistente às atividades do retiro, enquanto Zoe (Grace Van Patten) se sente culpada por ver o sofrimento dos pais e tenta encontrar uma nova chance de seguir em frente neste resort. A dinâmica desta família é boa e traz densidade à história.
Um personagem que chega sorrateiro e atrai nossos olhares é Lars (Luke Evans), um homem que sofre com a separação do seu parceiro. Mas o seu objetivo é outro: o repórter tem a intenção de descobrir o que realmente acontece na famosa Tranquillum House que faz as pessoas saírem transformadas. É nesta investigação que Lars descobre uma informação importante do passado do resort que pode se repetir com os novos hóspedes, aumentando o perigo.
Interpretada por Regina Hall, Carmel é uma personagem com um semblante tranquilo, mas carregada de camadas complexas que se tornam visíveis no retiro. Carmel é uma mulher sofrida pela traição do marido, que lhe trocou por uma mulher mais jovem. Mãe de quatro filhas, Carmel também sofre com a baixa autoestima, mas está aberta aos métodos do retiro para melhorar. No entanto, essa personagem é uma caixinha de surpresa, uma vez que ela esconde um lado agressivo e violento que se desperta à medida que interage com os hóspedes e mergulha de cabeça nas atividades de Masha, o que rende tanto em cenas divertidas quanto em reviravoltas que chacoalham a história, ganhando uma explicação condizente.
Por fim, a série nos apresenta o casal Ben e Jessica que possui problemas no casamento por conta de seus impasses individuais. Ben (Melvin Gregg) ganhou na loteria e por conta do dinheiro em excesso, lhe falta perspectiva e sonhos para ir atrás. Já Jessica (Samara Weaving) é uma influenciadora digital que mergulha na vaidade para alimentar suas redes sociais e agradar seus seguidores. Mas a verdade é que a personagem não se sente bonita, criando um vazio interno em que as pessoas não procuram saber quem realmente ela é, apenas se idealiza com a imagem que ela passa superficialmente. Dos dois, o maior destaque vai para Jessica, que tem mais camadas a apresentar e acaba carregando Ben, o elo mais fraco da dupla e o personagem que você menos se importa na série.
Guias do retiro
Nove Desconhecidos também apresenta os guias que vão comandar o novo grupo pelos próximos dez dias, como Yao (Manny Jacinto) que após conhecer Masha em um momento crítico, ele aceita trabalhar com ela no retiro como guia e consultor. Yao é um personagem pacifista, conselheiro e que possui uma relação íntima, de cumplicidade e admiração com Masha, o que atrapalha o seu relacionamento com Delilah.
Mesmos sendo uma das consultoras do retiro que transmite luz, paciência e calma aos hóspedes, Delilah (Tiffany Boone) passa a discordar e bater de frente quando Masha aplica protocolos avançados nos hóspedes, aumentando os riscos. É interessante ver os sentimentos conflituosos de amor, ciúme e admiração que Delilah tem por Masha.
Quem é Masha?
A grande pergunta que ronda Nove Desconhecidos é saber quem é Masha, a razão para ter construído um resort de saúde e bem-estar peculiar, as motivações para escolher estes nove hóspedes não aleatórios e qual é o seu passado. Aos poucos, a série entrega essas respostas que faz o espectador entender melhor esta personagem, além do mistério que a ronda e cresce.
A atriz Nicole Kidman está ótima no papel e nada fica a desejar em sua atuação. Logo no início, Masha revela sua saída da Rússia para os Estados Unidos, tornando-se uma mulher egoísta obcecada pelo trabalho. Um dia, ela é surpreendida por um homem que lhe dá um tiro no peito, o que a faz ter a experiência de vida pós-morte, sendo socorrida por Yao. A partir deste dia, ela foca em seu bem-estar e decide dividir a sua experiência com os demais.
Sex Education: 3ª temporada está ainda melhor!
O mistério surge a partir da identidade do atirador: quem é? Um inimigo do trabalho? Alguém da Rússia que a fez vir para os EUA? Um ex-marido? O mistério cresce quando Masha percebe que é observada dentro do resort, recebendo imagens e mensagens até mesmo dentro do quarto. Será que o suspeito é um dos hóspedes?
Masha mistura beleza, inteligência, mistério, calmaria, esperança e transformação. Mas até que ponto os hóspedes podem confiar nela? A estranheza entre líder e os demais personagens é nítida desde o começo, uma vez que Masha provoca e mexe com as feridas internas de cada um.
A tensão aumenta quando todos descobrem que ingerem microdosagens de psicodélicos colocadas em suas vitaminas, que faz cada um atingir o seu ápice interno, brigar com os traumas e passar por situações desconfortáveis, elevando o grau de impaciência e agressividade de certas pessoas. Isso faz com que os personagens se ajudem, criando uma química interessante, como é o caso de Tony e Frances, e amizades improváveis como Lars e Zoe e Lars e Carmel.
Caos na Tranquillum House
Após pistas e sementinhas plantadas, o 7º episódio de Nove Desconhecidos pipoca reviravoltas interessantes ditando sobre como a história será finalizada. Tal episódio se inicia com uma briga feia entre Masha e Carmel, em que a hóspede desperta o seu lado violento, sendo controlada por Yao. Tal reação vem a partir da revelação de que o marido de Carmel lhe traiu com Masha, o que faz o público levantar várias suspeitas com relação à personagem.
Paralelamente, a série nos apresenta mais três situações que tendem a serem caóticas, a começar pela família Marconi que aceita o tratamento avançado da microdosagem a fim de se conectar com o filho falecido. O grande problema é que tal método já deu errado, resultando na morte de um dos hóspedes na qual Masha diz que não há vínculo nenhum, apenas a infelicidade do homem ter sofrido uma parada cardíaca e morrer. Para diminuir o medo, Masha toma a microdosagem, deixando Yao e Lars preocupados por conta do que pode acontecer.
Logo em seguida, temos outra grande revelação sobre o passado de Masha, que conta para Frances que perdeu a filha em um acidente, razão que a fez largar a vida em seu país e vir para os EUA.
Enquanto isso, Delilah não aceita o que está acontecendo e vai embora do resort decidida a chamar a polícia. Por fim, o grande plot twist acontece entre Masha e Carmel em que a líder tenta convencer a hóspede a finalizar o tratamento. Carmel não resiste e revela ser a pessoa quem atirou em Masha. E agora? Carmel busca por mais vingança?
Final Explicado
Nove Desconhecidos entrega um final lindo, emocionante e contemplativo em que vemos todos os personagens transformados, inclusive a própria Masha que, finalmente, revela também o que realmente lhe aflige. O episódio final nos traz uma mensagem bonita e reflexiva sobre perdão, seguir em frente e novas chances para a própria vida.
Sem dúvida, a família Marconi tem o final mais emocionante e transformador de todos, uma vez que pai, mãe e filha finalmente se livram da culpa pelo suicídio de Zach. Cada questionamento, insegurança ou lembranças do pior dia de suas vidas se diluíram com o próprio perdão e a chance de poder seguir em frente, apenas carregando as boas memórias do filho/irmão.
Enquanto a família Marconi passa por essa transformação, os demais são submetidos a uma última atividade que mexe drasticamente com o estado emocional e psicológico de cada um. Ao prendê-los em uma sala e simular um incêndio, os hóspedes acreditam que este será o último dia de vida, o que faz todos passarem por uma sessão nostálgica de suas vidas, rever o passado e o que mudaria em seu presente e futuro, revelando inconscientemente a transformação que Masha finalmente provocou em cada um.
Entre caos, transformação e o clima de despedida desta história, Nove Desconhecidos entrega desfechos incríveis que revelam o tipo de transformação que cada um realmente precisava para suas vidas. Frances finalmente se livra das sombras do golpe sofrido e das duras críticas sobre seus livros e promete enxergar uma nova mulher daqui pra frente, além de dar uma nova chance ao amor. Com isso, ela e Tony decidem ter o primeiro encontro que, futuramente, se torna um relacionamento sério. Consequentemente, vemos Tony também se livrar de todos os males, sombras e pensamentos obscuros, dando uma chance a si mesmo, a sua família e ao seu coração ao lado de Frances.
Lars finaliza a sua missão no spa e escreve a matéria sobre a Tranquillum House, Masha e a promessa da grande transformação com a ajuda de psicodélicos. Claro que a realização profissional não foi a única e, assim, Lars e Ray decidem ter um filho também.
Ben e Jessica têm o melhor final de todos e decidem comprar a Tranquillum House e serem os novos líderes do spa de saúde e bem-estar, uma vez que a transformação foi tão forte e única, que ambos enxergaram a oportunidade de dar continuidade a este trabalho para transformar mais vidas como a deles.
E Carmel? Se vingou de Masha? A verdade é que esta nunca foi uma história de vingança e sim, de uma pessoa que sempre se sentiu desprezada e invisível. Carmel nunca quis atirar em Masha, mas tal sentimento fez este acidente acontecer que, consequentemente, mudaria a vida de Masha para sempre. O perdão é o maior ato transformador para as duas, especialmente para Carmel, que precisava se reconectar consigo mesma para recuperar a autoestima e o amor próprio, sem basear a sua vida nas opiniões alheia ou no amor alheio. Assim, Carmel retorna para casa e passar a comandar um grupo de apoio.
Clickbait: minissérie de suspense da Netflix que vai te fisgar!
Já Yao e Delilah largam a vida que tinham na Tranquillum House e se tornam voluntários de ONG’s que ajudam os mais necessitados.
Qual o final de Masha? Qual era o seu grande propósito? Assim que descobrimos sobre sua filha, o objetivo de Masha era poder se reconectar com a garota para conseguir o perdão e a paz que precisava para seguir em frente. O peso da perda, do luto e da culpa por não ter conseguido proteger sua filha são tirados de suas costas e, finalmente, Masha pode deixar tudo para trás para dar um novo recomeço a sua jornada.
Livro vs Série
Vou apontar algumas diferenças entre o livro e a série para entendermos melhor o que funcionou ou não nesta adaptação;
– No livro, Masha é obcecada pelo trabalho e sofre uma parada cardíaca, passando pela experiência de vida após a morte. Na série, Masha leva um tiro;
– No livro, Masha menciona que recebe mensagens de texto estranhas, podendo ser do seu ex-marido. Na série, Masha recebe mensagens e imagens e descobre que está sendo observada dentro do retiro, o que aumenta as suspeitas sob os hóspedes;
– No livro, Masha e Yao não têm nenhum relacionamento íntimo, apenas de cumplicidade, assim como Yao tem com Delilah sem engatar nenhuma relação mais aprofundada;
– No livro, o personagem Lars é advogado; na série, ele é repórter;
– No livro, Jessica diz que está grávida, mas não tem certeza; na série, isso não é mencionado;
– No livro, Masha, o marido e o filho vieram para os EUA. O bebê de Masha morre acidentalmente ao se estrangular brincando com o fio da persiana. Na série, Masha revela que perdeu uma filha (já maiorzinha) em um acidente. Ela foi atropelada quando andava de bicicleta. No livro, Masha se separa do marido e, anos mais tarde, ele se casa novamente e tem três filhos;
– A série faz uma boa adaptação na reta final, especialmente na sequência em que Masha prende todos na sala e simula um incêndio no spa. No livro, acontece a mesma coisa, apenas a cena da simulação do tribunal não é adaptada;
– No livro, Jessica descobre que realmente não está grávida. Com isso, Ben e Jessica confirmam que o amor acabou e decidem se divorciar;
– No livro, Carmel não tenta matar Masha em momento algum. Aliás, Masha nunca teve um caso com o marido de Carmel;
Ficha Técnica
Nove Desconhecidos
Adaptação da obra de Liane Moriarty
Criação: David E. Kelley e John-Henry Butterworth
Elenco: Nicole Kidman, Melissa McCarthy, Michael Shannon, Luke Evans, Regina Hall, Samara Weaving, Asher Keddie, Manny Jacinto, Tiffany Boone, Melvin Gregg, Grace Van Patten, Bonny Cannavale, Zoe Terakes, Alyla Browne, Isabelle Cornish, Hal Cumpston, Ben Falcone e Blake McFarlane.
Duração: 8 episódios (45 a 50 min)
Nota: 8,9