“Gemma sabe a verdade por traz de cada mentira, dentro de cada segredo. Ela é a guardiã do portal” (by Juan Carlos “Juice”). É com essa frase que abro a review de Suits of Woe, um episódio denso e com muitas cenas marcantes. Sons of Anarchy tem o dom de trazer um mix de emoções e essas últimas duas semanas foram cruciais para a reta final da série.
Finalmente todos descobriram a verdade sobre a morte de Tara. E, praticamente todos tiveram a mesma reação ao saber que Gemma assassinou a nora. Todo o caminho percorrido até agora está se esclarecendo. Neste tempo, imaginei diversas opções de como a revelação seria feita, mas em nenhum momento imaginei que Abel seria o primeiro a descobrir. Achei ruim? Muito pelo contrário, foi inusitado e surpreendeu a todos, especialmente a Jax. Em busca de confirmações, o líder se encontra com Juice após Wendy revelar que Gemma estava ajudando-o. Todas as cenas foram boas, mas, para mim, o diálogo entre Jax e Juice foi o melhor e o mais esperado! Por um momento, achei que ele fosse negar tudo, mas ao contar, o que de fato aconteceu naquela noite, senti Juice aliviado. Eu sei, o personagem não terá um final feliz e ele mesmo sabe disso.
Perplexo, Jax sai da cadeia e pede para que todos fiquem atrás de Gemma. Ciente de tudo, a matriarca arruma suas coisas para fugir. Antes de partir, ela tem um último encontro com Nero e, é neste momento, que o amor de sua vida também descobre tudo. O mais incrível da cena foi ver o quão fria Gemma é capaz de ser diante dessa situação. Simplesmente esta foi uma das melhores performances de Katey Sagal. A atriz conseguiu transmitir ruindade, remorso e medo ao mesmo tempo. Infelizmente o amor não foi suficiente e, com isso, Nero a deixa ir. Em sua última parada, a avó encontra Abel na escola e lhe entrega um anel do clube que, um dia, também foi dado à Jax.
Após revelar tudo ao grupo de Samcro, o líder assume a culpa por tudo o que aconteceu, pelas brigas e, principalmente, pelas vidas perdidas. Ninguém terá que carregar esse fardo a não ser ele, já que foi justamente a sua família quem criou toda essa confusão.
Com relação ao plot de Unser, achei desnecessária a reação dele e até curti o soco que ele levou do Jax. Entendo a irritação do personagem por assistir tanta desgraça às escuras, mas poxa, a verdade já estava escancarada na cara dele. Até o Juice deixou isso claro. E porque colocar a polícia atrás do Jax? Deu até um pouco de desespero, mas achei irrelevante (a trilha sonora dessa cena também não me agradou).
O final foi triste e nos leva a uma pequena conclusão: Jax não terá coragem de matar Gemma. Como ele mesmo disse, apesar de tudo, ela é a sua mãe e a ama muito. Ver a pessoa que ama matar o amor de sua vida é a pior dor que uma pessoa pode sentir. Mesmo com o consolo de Nero, Jax sabe que essa ferida se cicatrizará lentamente.
Estamos praticamente na reta final. Agora nos resta ver o confronto entre Gemma e Jax e o destino de cada personagem. Faltam apenas dois episódios para o desfecho dessa excelente série chamada Sons of Anarchy.
Red Rose irá ao ar no dia 02 de dezembro.
PS: Queria muito ouvir “Hey Brother” e “Wake Me Up” (Avicii) em Sons of Anarchy. Toda vez que escuto essas duas músicas eu lembro muito da série.
Avaliação
Melhor personagem: Jax, Gemma, Nero e Juice
Melhor cena: diálogo entre Jax e Juice na prisão
Nota: 10