Sex Education ganhou (mais uma vez) o público da Netflix. A produção que estreia Asa Butterfield como Otis, Ncuti Gatwa (Eric) e Emma Mackey (Maeve) manteve o foco na segunda temporada e ainda trouxe um assunto novo. A produção continuou transmitindo com cenas criativas as mensagens da primeira temporada. E, além disso, conseguiu incluir um tema valioso dentro dos relacionamentos: a responsabilidade afetiva.
Cinco motivos para assistir Sex Education
Na primeira temporada, e reforçado nesta segunda, aprendemos com cenas engraçadas e personagens autênticos sobre a importância da educação sexual para os adolescentes, a quebra de tabus acerca do sexo, a sonoridade entre mulheres e a importância da amizade. Agora, presenciamos de uma forma mais intensa e profunda todas essas mensagens em um ótimo jogo de cenas e diálogos ainda mais instigantes dirigidos por Ben Taylor e Kate Herron.

Porém, Sex Education não ficou no “mais do mesmo”. Muito pelo contrário, conseguiu equilibrar o roteiro mantendo seu foco principal (a educação sexual) envolvendo novos conceitos como a panssexualidade e, ainda, nos aproximar de um novo contexto, por mais que não citado explicitamente, dos relacionamentos.
Podemos entender responsabilidade afetiva como a transparência e sinceridade dentro de uma relação. Como, por exemplo, se abrir sobre o que sente (afetivamente, não apenas sexualmente falando) pelo outro ou pelas ações do outro.

Isso foi bem trabalhado na primeira temporada na relação que Otis tem com sua mãe, Jean (Gillian Anderson) em que ambos sempre mantêm diálogos a respeito do que sentem e, conversando, se entendem, se respeitam e resolvem os dilemas da relação. Já nesta segunda temporada, o tema foi mais explorado com o personagem principal e seu fiel amigo, Eric.
Crítica: O Mundo Sombrio de Sabrina – parte 3
Aparecem, inúmeras vezes, inseguranças e indecisões por parte dos dois, não entre eles, mas com quem se envolvem amorosamente, mas eles não expõe, não conversam diretamente e não se responsabilizam pelo o que sentem – algo que pode ser feito contando ao outro, como no caso de Jean e Otis. Mas, ambos conseguem entrar em relações nas quais não são apaixonados por quem estão namorando e, pior do que isso, possuindo sentimentos mais intensos por outras pessoas. Isso cria uma atmosfera de incertezas, omissões e até negação do que eles sentem.

Com essa nova dinâmica, conseguimos nos aproximar – e até nos encantar mais – com os dois personagens, uma vez que, na adolescência, é comum sermos confusos não apenas com a nossa sexualidade mas com a afetividade que temos, seja com nós mesmos ou com as outras pessoas.
Otis namora Ola (Patricia Allison), mas ainda têm sentimentos por Maeve que não diz o que sente ao amigo, mesmo gostando dele, e esconde dele até não aguentar mais. Já o filho de Jean procura evitar o que sente por Maeve e mascara tudo isso se convencendo de que gosta de Ola. Enquanto Eric se aproxima de Rahim – um rapaz que se apaixona por ele – o amigo de Otis ainda pensa em Adam, que quando retorna do colégio militar confunde o coração de Eric.
Crítica da 6ª temporada de Grace and Frankie
Logo, a trama ganha uma nova perspectiva – que foi insinuada no final da primeira temporada – e que ganhou o público do streaming que além de se identificar, roeu as unhas e sentiu apertos no coração com o desenrolar amoroso dos personagens. Dessa vez, não há uma “educação” ou “explicação” para eles pesquisarem e estudarem para se livrarem das sinucas de bico que entram.

Mostrar a responsabilidade afetiva (ou a falta dela) nos personagens, fez com que Sex Education desse um pulo na trama, abrindo um leque maior nas mensagens que a produção quer passar. A série nos mostra como e o que sentimos – seja em relação ao sexo ou não – pode, muitas vezes, causar situações complicadas, engraçadas e até contraditórias, nos fazendo refletir sobre quem somos, o que sentimos e como lidamos com isso.
E, assim, Sex Education conseguiu se inovar na Netflix ao continuar prendendo a atenção do público, alcançando altíssima aprovação da crítica e já sendo renovada para a sua terceira temporada, poucos dias depois do lançamento da segunda.
FICHA TÉCNICA
Sex Education
Direção: Ben Taylor e Kate Herron
Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Gillian Anderson
Duração: 8 episódios (50 min aprox.)
Nota: 9,0