Não posso dizer que sou fã incondicional, mas posso dizer com todas as letras que Homem-Aranha foi um dos primeiros heróis a entrar na minha vida e que me proporciona, até hoje, lembranças afetivas. Quando criança acompanhava as aventuras do homem-teia e me divertia demais, junto com o meu primo, principalmente quando ele tinha que lutar contra o Venom. Era risada e torcida do começo ao fim. Em 2002, fiquei extremamente feliz em vê-lo em carne e osso e ainda tive a boa e velha experiência de alugar o DVD para assistir em casa. Outros filmes foram lançados, não assisti ao Espetacular Homem-Aranha (Falta de vontade? Talvez), mas hoje, tive a oportunidade de ver o meu super-herói de infância na tela em 3D.
Afinal, Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um filme que todos precisam ver? É uma trama que o herói merece? Tom Holland é mesmo o amigo da vizinhança? Dá gosto de ver a jornada do herói? Michael Keaton cumpre sua função e satisfaz como o vilão Abutre? Era necessário ter o Homem de Ferro no longa? Para todas essas perguntas a resposta é SIM.
Tom Holland (Z–A Cidade Perdida) conquistou milhares de pessoas com sua pequena e triunfante participação em Capitão América: Guerra Civil. Não é todo dia que alguém tira o escudo das mãos do capitão, não é mesmo? Depois dessa aventura eletrizante ao lado dos vingadores, Peter Parker retorna à sua cidade para retomar a boa e velha rotina de escola e deveres de casa. Mas depois desses últimos acontecimentos, como encarar uma rotina tão normal? É claro que Peter não ficaria na mesmice. Com sua nova e secreta identidade, o garoto luta diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ajudando a proteger toda a vizinhança. No entanto, Peter acredita ter encontrado a missão de sua vida ao se deparar com o vilão Abutre (Michael Keaton), que surge para amedrontar a cidade. O jovem herói irá perceber que cumprir essa missão não será uma tarefa nem fácil e tão prazerosa como ele imaginava.
O que posso dizer de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar? Não é um filme necessário, afinal já temos cinco longas sobre o homem-aranha, mas este filme traz um refresh para a história, com um tom mais teen, menos fantasioso e mais realista. Pra começar, temos uma trama que não se inicia com a origem do herói, ou seja, você não verá o momento em que Peter é picado por uma aranha, ganha poderes e perde o seu tio Ben. O longa já introduz o protagonista pronto, forte, vivendo com sua tia May (Marisa Tomei) e acostumado a enfrentar alguns obstáculos, tanto que as primeiras cenas do filme são dele lá em Guerra Civil, em um formato de “vlog do spider-man”, o que achei uma sacada inteligente do diretor Jon Watts que se encaixa a nossa atualidade.
O mais legal do filme é ver o dia a dia de Peter que, com apenas 15 anos, leva a sua vida de adolescente normalmente, dividindo o tempo entre escola, amigos, família e amores. Eu sei que vemos Peter no cenário escolar desde o primeiro filme de 2002, mas, mesmo assim, a história não é cansativa e se torna muito dinâmica à medida que a ansiedade do garoto aumenta por querer salvar o dia e provar para Tony Stark que pode fazer parte do grupo dos Vingadores.
Outro ponto positivo da trama é que entre alívios cômicos, aventuras com o seu novo uniforme e lutas diárias pelo bairro, Peter sente na pele o lado bom e ruim de ser um herói, que decidir entre o certo e o que é melhor em determinado momento é muito difícil. Aliás, ver um garoto de 15 anos tomar decisões complicadas que envolvem outras pessoas é extremamente difícil, mas Homem-Aranha: De Volta Ao Lar deixa esse desenvolvimento natural, fortalecendo ainda mais a personalidade do protagonista, sem forçar absolutamente nada.
Há dois momentos fortes na trama: a primeira é quando ele fica frente a frente com Tony Stark depois de ter extrapolado além do limite; a segunda é o plot twist que, por sinal, é muito, mas muito bom! Eu fui pega de surpresa, pois jamais imaginaria que aquilo fosse acontecer. Claro que não vou dizer, por isso assistam ao filme!
As sequências de lutas, voos e escaladas pelos prédios da cidade são boas e nem tenho do que reclamar. Homem-Aranha: De Volta ao Lar me fez voltar à época da adolescência quando assisti ao primeiro filme. O sentimento de nostalgia bate forte no peito e acredito que muitos sentirão a mesma coisa. Por sinal, há alguns easter eggs e referências a filmes dos anos 80. Capitão América vai ficar orgulhoso se você entender essas referências! rs
O herói é mesmo o amigo da vizinhança?
Se em 2002, Tobey Maguire arrasou no papel do homem-teia, em 2017, Tom Holland nasceu para ser o novo Peter Parker e ninguém pode negar. O ator interpreta um garoto herói deslumbrado, fascinado e curioso com os seus poderes. A forma como ele se aventura pela cidade para testar as funcionalidades do seu uniforme personalizado é sensacional. Quem não faria o mesmo se estivesse no lugar dele? Além disso, a ansiedade de Peter é tão forte que consegue deixar o público afobado para saber o que o garoto irá fazer pelos próximos minutos. Tom Holland entrega um personagem cuja personalidade é forte, jovial, perspicaz e ingênua da forma mais natural possível. Não tem como não se simpatizar com ele logo de cara. Até o Happy (Jon Favreau) se rende ao garoto rs.
Se o Homem-Aranha é o amigo da vizinhança, Ned (Jacob Batalon) prova que é o verdadeiro amigo de Peter Parker. O alívio cômico fica por conta do personagem, que fica deslumbrado com os poderes do amigo e curioso para saber se Peter é mesmo um vingador. Mas nas horas mais apertadas, é Ned quem estende a mão ao amigo e cobre as suas enrascadas. Fica aqui uma lição: seja amigo, assim como Ned é para Peter.
O vilão cumpre sua função?
Michael Keaton (Fome de Poder) entrega um bom e equilibrado vilão Abutre. Não, o filme não mostra o velho típico vilão que deseja abrir uma fenda ou feixe de luz no meio da cidade com o propósito de destruir o planeta. Muito pelo contrário, depois de tanto tempo, o público fica de frente com um antagonista mais realista e pé no chão, cujas motivações são consistentes e compreensíveis. Abutre não é um vilão assustador, mas ele não é um cara que foge da luta quando a situação se complica, e as cenas de embate com o Homem-Aranha são boas.
Tony Stark em Homem-Aranha?
Acho que muitos ficaram um pouco receosos com a aparição de Tony Stark neste filme, mas não se preocupem! Robert Downey Jr. tem cenas pontuais, dando um tom mais dramático à trama, pois ele é o mentor de Peter Parker e, se algo acontecer com o garoto, ele jamais se perdoaria. Por isso, ele puxa mesmo a orelha de Peter quando ele extrapola. Gostei muito da química dos dois e não vejo a hora de vê-los novamente em Vingadores: Guerra Infinita.
E as garotas?
Laura Harrier é Liz, o interesse amoroso de Peter Parker. O mais legal de tudo é que, em nenhum momento, o filme força um romance entre os dois e nem torna Liz uma garota popular, chata ou alienada aos sentimentos. A relação deles é simples, natural e bonita.
Já Zendaya é Michelle, uma garota mais desleixada e desencanada, que não liga muito para os problemas ao seu redor. Ela mostra ser uma garota bem inteligente, mas infelizmente o filme não dá espaço para a personagem crescer. Sua aparição é pontual e minuciosa, tornando-a engraçada e misteriosa. Acredito que Michelle ganhará um desenvolvimento maior no segundo filme. Apenas um palpite.
Considerações finais
Homem-Aranha: De Volta ao Lar não é um filme necessário, mas com certeza é um filme que muitos vão gostar de assistir. As cenas de ação são boas, o vilão é consistente e pé no chão, o herói é um adolescente deslumbrado, mas que aprende a tomar as decisões certas e isso encanta e conquista o público imediatamente. O filme é um refresh que a história do homem-teia merecia. Se esse filme passasse na época dos meus 14 ou 15 anos, com certeza eu sairia da sala do cinema querendo ser o homem-aranha, tamanha a identificação que eu teria. Aliás, ainda tenho, pois o filme é um prato cheio de nostalgia para os fãs do herói desde o primeiro filme.
Atenção: não saia correndo do cinema! Há duas cenas pós-créditos: uma no meio e outra ao final.
E aí, o que acharam do filme? Deixem nos comentários!
Ficha Técnica
Homem-Aranha: De Volta Ao Lar
Direção: Jon Watts
Elenco: Tom Holland, Robert Downey Jr, Michael Keaton, Marisa Tomei, Zendaya, Laura Harrier, Jacob Batalon, Martin Starr, Jon Favreau, Donald Glover e Tony Revolori.
Duração: 2h14min
Nota: 8,0