A Netflix começa 2025 com um suspense que desperta vários sentimentos e, talvez, divida opiniões. Baseado no livro do autor Harlan Coben, a minissérie Que Falta Você Me Faz (Missing You) sabe prender a atenção por um grande mistério que abraça outras subtramas que faz o espectador aguçar por respostas o quanto antes. No entanto, é uma história que apresenta plots interessantes, reviravoltas que até surpreendem, mas um desenvolvimento que gera ressalvas, assim como as atitudes dos personagens. E vou explicar melhor.
******CONTÊM SPOILERS******
Que Falta Você Me Faz acompanha a detetive Kat Donovan que reergue a vida após passar por duas grandes perdas. Há 11 anos, ela perdeu o pai, Clint Donovan, um renomado detetive da polícia, morto pelas supostas mãos de um assassino de aluguel. Como se não bastasse a dor do luto, da noite para o dia, Kat é abandonada pelo noivo Josh, que simplesmente desaparece sem deixar vestígios.
Devastada e sem entender a razão para o seu grande amor ter sumido, Kat reconstrói sua vida aos poucos, dedicada totalmente ao trabalho e focada em solucionar os casos que são colocados em suas mãos. Mas com a insistência e o apoio das amigas, Stacey e Acqua, em dar uma nova chance ao amor, Kat se aventura em um aplicativo de namoro para ver se encontra alguém que gosta. Mas ao passear pelos perfis, ela se depara com o perfil de Josh, seu ex-noivo desaparecido, o que desperta vários sentimentos e, é claro, inúmeras perguntas, entre elas, sobre o seu sumiço repentino.
Junto a isso, Kat recebe a notícia de que o assassino de aluguel está à beira da morte, o que lhe dá a última chance de descobrir o motivo para ter matado o seu pai. Além disso, dois novos casos são colocados nas mãos de Kat: o primeiro é do desaparecimento de um professor; o segundo, é a denúncia de um filho que está à procura da mãe, após viajar com o novo namorado. A surpresa: o namorado é Josh.
Para complicar ainda mais, Kat descobre que Josh visitou o assassino de seu pai dias antes de desaparecer, o que a faz imaginar que, talvez, ele esteja envolvido na morte do patriarca. Com isso, Kat se envolve em uma rede de mentiras que a leva para uma descoberta de segredos do próprio passado, enquanto encontra pistas sobre os casos de desaparecimento.
Que Falta Você Me Faz apresenta uma premissa bem instigante, cuja resolução é bem definida nestes cinco episódios. E justamente, por ter poucos episódios, a série não enrola no desenvolvimento, deixando as principais respostas apenas para o final, o que é compreensível.
Sutura: vale a pena assistir a série médica brasileira do Prime Video?
E nesta história, temos como base principal o mistério por trás da morte de Clint Donovan, o desaparecimento de Josh e se ele pode estar ou não conectado com a morte do pai da protagonista.
Claro que a série não ficaria apenas só nesta trama e, assim, criam-se novas subtramas que se conectam em um dado momento: o desaparecimento do professor Rishi Magari, que foi a um encontro; o rapaz Brendan que procura por Kat para lhe ajudar a encontrar sua mãe, Dana Fells, que não atende o celular após viajar com o namorado; o suposto envolvimento de um grande criminoso, Dominic Calligan, na morte do pai de Kat e os segredos que ele guarda; e uma organização criminosa que está em ação neste momento.
Mesmo com uma proposta boa e decente, a série toma decisões em seu desenvolvimento que dividem opiniões, especialmente pelas atitudes dos personagens e os diálogos que confirmam isso, despertando sentimentos controversos no espectador.
Os casos de desparecimento das duas vítimas estão conectados com a organização criminosa, liderada por Titus (Steve Pemberton), um criador de cães de fachada. A verdade é que tal organização é para aplicar o famigerado ‘golpe do amor’, em que seus funcionários criam perfis fakes para atrair as vítimas aos supostos encontros. Quando capturados, as vítimas são presas, mantidas como reféns até transferirem todo o dinheiro de suas contas bancárias. Após isso, elas são executadas friamente.
Titus é um personagem bem frio e não hesita em eliminar as vítimas ou qualquer outra pessoa que esteja atrapalhando os seus negócios. A ironia disso é que, enquanto ele é cruel com o ser humano, ele é um protetor nato dos cães, dando amor incondicional aos pets.
Quando o público se depara com tal organização criminosa e entende o mecanismo do crime, fica explicado a razão para o professor e mãe terem desaparecidos. A ideia é boa, mas se pararmos para pensar, é um plot quase que à parte da história principal, se não fosse por um detalhe. Quando Kat descobre que o namorado de Dana (Lisa Faulkner) é o Josh, ela vai a fundo na investigação, especialmente para encontrar e entender o envolvimento do ex-noivo, o que a pode lhe ajudar a ter respostas sobre a morte do pai. Mas se não tivesse esta conexão, o plot da organização criminosa ficaria completamente aleatória na série. Inclusive, há alguns momentos que o espectador quase se desconecta desta trama.
Pelo menos este plot ganha um ponto final. Infelizmente, o professor (Rudi Dharmalingam) não escapa e morre pelas mãos do criminoso. Já a mãe, Dana, consegue escapar, salva as outras vítimas e reencontra o filho, que jamais desistiu da mãe. Kat entra em ação ao descobrir a localização da organização e mata o líder Titus.
Rede de mentiras
Enquanto acompanhamos a investigação destes casos, Que Falta Você Me Faz vai mergulhando pouco a pouco no passado de Kat, abrindo um buraco obscuro ao revelar segredos surpreendentes. E é aí que a série dá uma leve derrapada, especialmente com a protagonista.
Quase todos os personagens mentem para a protagonista, vivida pela atriz Rosalind Eleazar, como se ela não fosse capaz de lidar com tal situação, apesar da dor que lhe causou. E o que choca é saber as pessoas mais próximas escondem tal segredo de Kat, como as melhores amigas Stacey (Jessica Plummer) e Acqua (Mary Malone) que, por sinal, também esconde o fato de que Josh havia entrado em contato durante esses 11 anos; o chefe de Kat, Ellis Sttager (Richard Armitage), amigo e parceiro do pai de Kat, que encobriu os principais pontos da morte de Clint; a mãe de Kat, Odette (Brigid Zengeni), que guarda segredos sobre o marido para que a filha não criasse uma imagem negativa do pai.
Mas o que faz derrapar um pouco a série são as atitudes da protagonista que, muitas vezes, não demonstra mais fervor e sentimentos explícitos diante das descobertas que faz. O núcleo principal faz parte da rede de mentiras e isso não abala nenhum pouco a confiança que a Kat tem neles? As melhores amigas guardaram um segredo importante, viram Kat sofrer por 11 anos, e ainda assim, ela não se abala?
Já assistiu a minissérie Senna da Netflix?
Em diversos momentos, gostaria de ter visto uma postura mais firme e fervorosa de Kat, mas ao invés disso, ela demonstra ter “sangue de barata”. De fato, ela não deixa a peteca cair, investiga todos os detalhes e confronta quem precisa, mas tais confrontos exigiam um pulso firme da detetive. Entendo que as revelações chocam e são dolorosas, mas por sofrer por mais de uma década, Kat tinha o direito de ser mais radical sim.
Outro ponto que incomoda em Que Falta Você Me Faz são as posturas de alguns personagens. Desde o primeiro episódio, era explícito que Acqua e o chefe Stagger estavam escondendo algo, por conta das expressões nos rostos. Mesmo com apenas cinco episódios e por se tratar de um mistério, a série poderia ter desfrutado da atmosfera de suspense, sem deixar tudo tão evidente nos pequenos detalhes.
De cara, você já sabia que várias pessoas escondiam algo. A única que ainda consegue manter um pouco das aparências é Stacey, que também é detetive. Ao mesmo tempo que ela guarda um segredo, ela não deixa de ajudar Kat. A personagem consegue manter as duas facetas, mesmo que não por muito tempo.
No geral, quem realmente ajudou Kat foram o novato analista digital, Charlie (Charlie Hamblett), que arregaçou as mangas e encontrou pistas importantes tanto sobre o pai de Kat quanto sobre os casos de desaparecimento; a assistente Nia (Catherine Ayers), que atua ao lado de Kat; e Brendan (Oscar Kennedy), cujo talento para hacker entregou respostas diretas e rápidas.
Quem é Josh?
Outro grande mistério em Que Falta Você Me Faz é entender o porquê Josh abandonou Kat – sendo que existia um grande amor entre eles – e sumiu por 11 anos. Vivido pelo ator Ashley Walters, o personagem aparece mais nas cenas flashbacks, demorando a aparecer em tela nos dias atuais. Mas quando ele surge, finalmente as respostas começam a pipocar, sendo a primeira de que o perfil dele no app de relacionamento é fake.
Outro ponto que incomoda é o fato de a Kat dar tanta abertura para Josh. É possível entender que ainda haja sentimentos, afinal, a história dos dois ficou inacabada por anos. Mas o que irrita é o fato da Kat simplesmente ignorar a atmosfera de desconfiança e o fato de Josh ter sumido por anos.
Em uma reconciliação, ele diz que não vive sem a Kat, mas a verdade é que ele viveu, né? Nestes 11 anos, ele até se casou e teve uma filha. Infelizmente, a esposa faleceu, mas e se ela não tivesse morrido? Será que Josh teria voltado para Kat? De novo, faltou um pulso mais firme da protagonista neste momento, mesmo com os segredos sendo revelados.
Quem matou Clint Donovan?
O grande mistério em torno da morte de Clint Donovan (Lenny Henry) é totalmente revelado no último episódio. Aos poucos, Que Falta Você Me Faz revela a rede de mentiras em torno de Kat, que finalmente descobre quem era o seu pai de verdade e razão para o noivo ter sumido.
E quem faz tal revelação à protagonista é justamente sua mãe e o criminoso Dominic Calligan (James Nesbitt). Kat descobre que seu pai era chantageado por Calligan, pois o criminoso descobriu que o detetive tinha um caso com outro homem. Para não manchar sua reputação na polícia e não destruir seu casamento e sua família, Clint passou a trabalhar para Calligan, enquanto mantinha o relacionamento com o parceiro Parker. Neste tempo, Josh descobre sobre o lado corrupto do sogro, por conta do seu trabalho de jornalista.
Mas Clint não conseguiu sustentar tal situação por muito tempo. Assim, ele desiste de trabalhar para Calligan e termina a relação com Parker. Mas enquanto faz isso, ele é flagrado justamente por Acqua, que vê o pai de Kat com outro homem.
Desesperado, ele vai atrás de Acqua para explicar a situação e exigir segredo, mas ela diz que ele precisa contar a verdade o quanto antes. Acqua entende como é se esconder, não viver em liberdade e não ser quem é de verdade, mas Clint não compreende isso e teme pelo pior.
E tudo piora quando Kat liga para Acqua neste exato momento, despertando a fúria em Clint, que parte para cima da amiga da filha, que pega uma faca. Nisso, Josh chega no exato momento para apartar a briga, assim como Stagger, que estranha a ligação de Clint pedindo o endereço de Acqua.
Infelizmente, a briga piora e, acidentalmente, Josh acerta Clint com a faca. Ele e Stagger tentam pedir socorro, mas, antes de morrer, Clint pede para seu segredo e este acontecimento sejam guardados por todos e que nada seja revelado para Kat.
Nos dias seguintes, Josh não suporta ver o sofrimento de Kat com a morte do pai, já que ele era uma figura importante para ela. Com isso, ele e Stagger vão até a prisão para pedir que o assassino – que trabalhava para Calligan – assumisse a culpa pela morte de Clint Donovan, e ele aceita. Depois disso, Josh vai embora por não saber lidar com a culpa e mentira diante da noiva.
Ao descobrir todo o envolvimento do ex-noivo, Acqua e Stagger, Que Falta Você Me Faz se encerra com a cena em que Kat e Josh estão sentados na cama e Kat encosta na mão do rapaz, dando a entender que entende o que ele fez e que o perdoa.
Mas fica o questionamento: em uma situação como esta, você perdoaria o seu noivo, mesmo que tenha sido um acidente? Perdoaria o seu pai, mesmo ele sendo um excelente pai, mas com um passado conturbado? Você continuaria sendo amigo/amiga das pessoas que guardaram um segredo tão importante, que poderia ter mudado sua vida nestes 11 anos?
Considerações finais
Que Falta Você Me Faz apresenta uma premissa instigante, que faz o espectador dar o play imediatamente. Mas o que pode dividir opiniões são algumas decisões de roteiro em reduzir a surpresa diante do mistério, além das atitudes dos personagens, especialmente da protagonista, cuja ausência de pulso firme e fervor eram essenciais em momentos cruciais.
Que Falta Você Me Faz é uma série curtinha que prende a atenção com um mistério interessante, mesmo com ressalvas. Até porque, você fica curioso até o último minuto para saber o que aconteceu.
Ficha Técnica
Que Falta Você Me Faz
Baseado no livro de Harlan Coben
Direção: Nimer Rashed e Isher Sahota
Elenco: Rosalind Eleazer, Ashley Walters, Richard Armitage, Mary Malone, Jessica Plummer, James Nesbitt, Lenny Henry, Oscar Kennedy, Charlie Hamblett, Catherine Ayers, Steve Pemberton, Rudi Dharmalingam, Felix Garcia Guyer, Lisa Faulkner, Brigid Zengeni, Naomi Wirthner e Grace Keeling.
Duração: 5 episódios (50 min.)
Nota: 2,9/5,0