The Perfectionists é a nova aposta da Freeform que se passa no universo da série de sucesso (já finalizada) Pretty Little Liars. Apenas com um episódio exibido, além das divulgações, o spin-off chama a atenção pelo retorno de personagens antigos e favoritos e uma trama bastante instigante que envolve jovens adultos, romance, ganância, perfeição, mistério e, é claro, assassinato. Mas, será que vale a pena assistir? Na minha opinião, é um pouco difícil julgar a finco uma série com um único episódio, uma vez que ela pode ganhar um desenvolvimento mais atrativo ao longo da temporada. Mas é de praxe que a série saiba prender a atenção logo de cara, e nisso, eles conseguem, apesar de algumas ressalvas.
Inspirado na obra de Sara Sherpard (autora dos livros que também inspiraram Pretty Little Liars), The Perfectionists (As Perfeccionistas) se passa na cidade de Beacon Heighs, deixando bem claro que o local é conhecido pela perfeição, desde a universidade aos bem-sucedidos moradores. No entanto, as aparências enganam e o estresse em manter tudo perfeito leva ao primeiro assassinato.
A trama é focada na Universidade Beacon Heighs, onde conhecemos os personagens principais: Caitlin, Ava, Dylan, Andrew, Jeremy e Nolan. O episódio dá as primeiras pinceladas para o espectador tomar conhecimento ainda superficial sobre cada um, o que eles fazem no momento, o que almejam em suas vidas e, é claro, os primeiros segredos que eles temem que sejam descobertos.
Vale a pena assistir The Umbrella Academy?
Filha de duas mães envolvidas na política, Caitlin (Sidney Park) é inteligente e finge namorar Nolan quando, na verdade, é apaixonada e namora Jeremy (Graeme Thomas King). Ava Jalali (Sofia Carson) é uma youtuber de sucesso, aspirante no mundo da moda que deseja trabalhar na revista Vogue. Ela é apaixonada por Nolan e o namora às escondidas, uma vez que a mãe do rapaz, Claire Hotchkiss (Kelly Rutherford) não aceita o envolvimento com a família Jalali devido aos últimos escândalos. Ava deseja limpar seu nome e refazer sua imagem após a fuga de seus pais. Dylan (Eli Brown) é um violoncelista apaixonado pela música, que deseja tocar na orquestra de Seattle. Ele namora Andrew (Evan Bittencourt), porém mantém um segredo que envolve Nolan.
Todos estão conectados a um único nome: Nolan (Chris Mason). O rapaz já desperta desprezo no espectador por ser antipático, rude, autoritário e chantagista. Por fazer parte da família que comanda a cidade, ele se sente no direito de dar ordem em tudo e todos e, para isso, cava os segredos mais cabeludos para manipular quem estiver a sua volta. Mas, ao mesmo tempo que demonstra esse poder, ele apresenta certa vulnerabilidade e medo de alguém, uma vez que ele dá a entender que está sendo manipulado por uma segunda pessoa.
The Perfectionists entrega um episódio cheio de plots, várias pinceladas sobre os personagens, algumas conexões, muitas perguntas e poucas respostas. Quem assistiu Pretty Little Liars, sabe exatamente como é isso e, talvez, também demore a entregar justificativas coerentes ao público. Inclusive, há uma reviravolta de uma personagem que achei desnecessária ser exibida logo no primeiro episódio. Para mim, isso tirou um pouco a graça da história.
Mona e Alison em Beacon Heighs?
Quem viu PLL, conhece na palma da mão as personagens Mona e Alison. Mona (Janel Parrish) era a melhor amiga de Hanna, que causou bastante com o grupo. Alison (Sasha Pieterse) era o pivô da série, dada como morta no primeiro episódio e, logo depois, descobriram que estava viva, enquanto suas amigas eram chantageadas por alguém intitulado ‘A’. Com um desfecho satisfatório, Mona e Alison retomam suas vidas e, agora, sabemos que elas estão em Beacon Heighs.
Crítica: vale a pena assistir New Amsterdam?
A série entrega uma explicação plausível sobre o fato de Alison estar em outra cidade, uma vez que ela termina com a personagem Emily e suas filhas gêmeas. Já Mona está ali, pois trabalha para os Hotchkiss como produtora de evento, organizadora de processos da universidade, entre outras funções. No entanto, no final do episódio, temos uma revelação bem estranha sobre Mona estar na cidade, o que deixa o espectador ainda mais intrigado.
A verdade é que ainda não sabemos se as personagens foram acrescentadas à história, ou se estão substituindo personagens originais do livro. A introdução é satisfatória, mas espero que a série explique melhor o arco das duas ao longo da temporada.
Série vs Livro
Para conhecer melhor a trama, comecei a ler o livro (ainda não terminei) e, mesmo no início da história, é possível dizer que a série está bem diferente da obra, o que é algo já previsível. Como disse, por se tratar apenas de um único episódio, não é possível dizer se outros personagens do livro irão aparecer na série, ou não, mas posso dizer que alguns são muitos bons que deveriam ser introduzidos ao programa. Abaixo, segue algumas diferenças:
– A série se passa na universidade de Beacon Heighs. No livro, a história se passa na escola.
– Caitlin namora Josh, que tem um irmão chamado Jeremy. Na série, ela namora Jeremy, mas não há nenhum Josh (por enquanto);
– Caitlin é filha adotiva de duas mães e tem ódio mortal de Nolan. Na série, a garota finge namorar o rapaz e o ódio ainda não é tão escancarado;
– Taylor é um rapaz jovem, nerd, irmão de Caitlin e também adotado. Infelizmente ele comete suicídio devido a sua sucessão de ocorrências que envolvem Nolan. Na série, Taylor é uma garota, irmã de Nolan que também comete suicídio;
– No livro aparecem as personagens Mackenzie, Parker e Julie, que estão envolvidas no assassinato. Na série, as personagens ainda não apareceram. Não se sabe se elas serão introduzidas. Espero que sejam, principalmente a Parker;
– No livro, Mackenzie é violoncelista, que deseja entrar para a universidade Julliard. Na série, este papel é direcionado para Dylan (não sei se este nome aparece no livro);
– Ainda não sei se as personagens Mona e Alison aparecem no livro.
Considerações finais
A season premiere de The Perfectionists apresenta diferenças com o livro, dá algumas pinceladas nos personagens para o público tomar conhecimento, entrega plots misteriosos, enquanto outros são desnecessários. Há questionamentos já levantados e, por enquanto, não se sabe se outros personagens serão introduzidos, mas, no geral, a série é promissora e tem potencial para entregar uma temporada boa e instigante.
PS: A série começa ao som de Lady Gaga no violino. Achei demais!
PS2: A vinheta da série é fraca e ainda usa a música remixada de Pretty Little Liars. Cadê a originalidade?
PS 3: A série será exibida no Brasil pela Globoplay. Ainda não há data de estreia.
Ficha Técnica
The Perfectionists
Obra: Sara Sherpard
Produção e showrunner: Marlene King e Charlie Craig
Elenco: Sasha Pieterse, Janel Parrish, Sofia Carson, Sidney Park, Kelly Rutherford, Chris Mason, Eli Brown, Graeme Thomas King, Evan Bittencourt, Hayley Erin, Noah Gray-Cabey e Garrett Wareing.
Nota: 7,0 (1º episódio)