Matrix ganhará o quarto filme da franquia e, nesta terça-feira (20), a Warner Bros Pictures confirmou o retorno do ator Keanu Reeves e da atriz Carrie-Anne Moss reprisando seus papeis como Neo e Trinity. Além deles, Lana Wachowski também está confirmada para dirigir e roteirizar o filme.
A Warner e a Village Roadshow Pictures produzirão e distribuirão globalmente o filme. O anúncio foi feito pelo presidente da Warner Bros Picture Group, Toby Emmerich.
“Nós não poderíamos estar mais animados para reentrar em Matrix com Lana. Ela é uma verdadeira visionária – uma cineasta criativa singular e original – e estamos entusiasmados por ela estar escrevendo, dirigindo e produzindo este novo capítulo do universo Matrix”, disse Emmerich.
Além de Wachowski, o roteiro também será escrito por Aleksandar Hemon e David Mitchell. Grant Hill também está na produção. Segundo o site Variety, a produção do quarto filme Matrix pode começar em 2020.
A Warner Bros vem tentando retornar ao universo de Matrix, mas um atraso em relação aos direitos diminuiu o ritmo do projeto. Nos últimos dois meses, o estúdio viu uma oportunidade de aumentar o desenvolvimento, com Reeves em ascensão no cinema com os filmes John Wick 3 e Toy Story 4.
Por enquanto, detalhes do enredo ainda estão mantidos sob sigilo, assim como o papel de Morpheus será tratado, uma vez que ele foi interpretado por Laurence Fishburne nos filmes anteriores. Fontes dizem que o papel pode ser reformulado para uma versão mais jovem.
Coletivamente, os três filmes – Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions – arrecadaram US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais. Todos os três longas foram escritos e dirigidos por Lana e sua irmã Lilly.
Crítica: Anna – O Perigo Tem Nome
Confira novas imagens do filme Coringa
“Muitas das ideias que a Lilly e eu exploramos 20 anos atrás sobre nossa realidade são ainda mais relevantes agora. Estou muito feliz por ter esses personagens na minha vida e grata por outra chance de trabalhar com meus amigos brilhantes”, comenta Wachowski.