Após 4 temporadas de uma excelente história que apresentou ótimos personagens, humor, emoção, drama e amadurecimento, Eu Nunca (Never Have I Ever) chega ao fim com uma 4ª temporada que entrega um desfecho com excelência e que vai despertar bons sentimentos no espectador, especialmente pela identificação. A série teen da Netflix começou com o pé direito e termina no auge. Vale a pena acompanhar esta última jornada criada por Mindy Kaling.
******CONTÊM SPOILERS******
A 4ª temporada de Eu Nunca tem 10 episódios de 30 minutos cuja maratona é uma delícia de fazer, até mesmo por aqueles que não são fãs de assistir tudo de uma vez. Nesta reta final, acompanhamos o desenrolar da Devi desde o esperado encontro ‘hot’ com Ben, seu último ano na escola, a aguardada aprovação na faculdade e, é claro, a difícil despedida rumo à vida adulta. Mas claro que, mesmo trilhando um caminho de amadurecimento que, por sinal, não deixa de florescer ainda mais, Devi comete seus famosos deslizes entre discussão, teimosia, escolhas abruptas e os famigerados erros em meio a sua personalidade forte e estridente.
Eu Nunca: crítica da 3ª temporada
Sim, Devi pode irritar em alguns momentos e isso é inevitável desde a 1ª temporada. No entanto, não se pode negar o quanto ela aprendeu e evoluiu, mas nem por isso ela vai deixar de ter as típicas atitudes de uma adolescente do ensino médio. Em algum ponto o espectador se identifica com a protagonista, uma vez que a personagem engloba várias características da adolescência.
Nesta última temporada de Eu Nunca, vemos Devi oficializando o início da vida sexual, desfrutado ao lado de Ben. Com este passo dado, um peso é tirado de suas costas, o que a faz focar em suas melhores amigas e, é claro, nos próximos passos para o seu futuro. O principal deles é a faculdade e sabemos que, desde o início, o sonho de Devi sempre foi ir para Princeton, um objetivo criado ao lado de seu pai que a incentivou desde pequena.
Claro que nem tudo são flores e alcançar este sonho também não seria, assim, Eu Nunca mostra que entrar em uma faculdade não só exige ótimas notas na escola, trabalhos extracurriculares formidáveis, mas também exige que o aluno mostre o quanto a sua essência pode ser importante para aquela universidade. Este é um ponto bem explorado e debatido na série, já que Devi teme mostrar quem ela é, tudo o que já passou e o quanto tem para descobrir sobre si pela frente. Até chegar onde quer, ela tropeça e se decepciona quando não consegue algo de primeira, passando por frustrações e a pressão psicológica. Confesso que me identifiquei muito com este momento, afinal, escolher a profissão que quer seguir e a faculdade que tanto deseja é um baita passo e o medo de falhar grita em nossos ouvidos, enquanto imaginamos o julgamento alheio vindo em nossa direção e assim, criando a forte atmosfera do estresse.
Ver a Devi passar por tudo isso causa angústia, porque questionamos a razão para isso acontecer. Ao mesmo tempo, compreendemos que ela precisava ser desafiada mais uma vez para atingir sua conquista. O resultado? Entre lista de espera e algumas rejeições, Devi finalmente é aceita em Princeton e, agora, vai desfrutar de uma nova e linda jornada, cuja semente foi plantada junto com o seu pai. Não sei vocês, mas eu amei a forma como a série desenhou as últimas expectativas e inseguranças da protagonista com relação ao seu futuro, provando que nada vem fácil, mesmo dando o melhor de si.
Melhor trio da amizade
Claro que Eu Nunca jamais deixaria de lado o melhor trio de amigas criado nesta história. A 4ª temporada traz mais cenas emocionantes e divertidas deste trio, revelando destino de Eleanor e Fabiola. Enquanto acompanhamos tudo o que acontece com a Devi, a série também entrega um desfecho adorável para as melhores personagens coadjuvantes. De um lado, vemos Fabiola quebrar os padrões tóxicos do seu grupo de robótica para que, assim, mais garotas pudessem participar e desfrutar deste talento assim como ela.
Com Carinho, Kitty: vale a pena assistir a série da Netflix?
Por ter a robótica como sua grande paixão, Fabiola sabe que esta é a profissão que irá seguir, mas fica dividida quando sua mãe exige que ela se inscreva em mais universidades de elite, entre elas, Princeton. É nítido ver o quão Fabiola sente medo de estar roubando o sonho de Devi e, consequentemente, perder a amizade por uma faculdade excelente, mas que não é o brilho dos seus olhos. Ela é aceita em Princeton, mas Fabiola sabe exatamente onde ela vai crescer e trilhar o seu sucesso profissional. Assim, ela vai estudar em Howard ao lado de sua mentora favorita.
Já Eleanor fica chateada quando não é aceita na universidade de Julliard, o que a faz questionar sobre os próximos passos. Claro que ela ganha um excelente apoio das amigas e, por conta disso, decide se formar na escola antecipadamente para começar a dar novos passos como atriz. No entanto, ela deixa claro que não quer abrir mão da família e das amizades por causa da profissão, assim como sua mãe fez, o que faz Eleanor dar mais um passo positivo em sua evolução.
Junto ao seu futuro, Eleanor e Trent cambaleiam na relação e até terminam quando ele a pede em casamento. Compreendemos perfeitamente a razão para Eleanor não aceitar o pedido, uma vez que Trent teme em perdê-la, enquanto ela acha que ambos são novos demais para dar um passo tão importante assim. Mas este amor retorna aos eixos ao encontrar o ritmo certo. Assim, Trent e Eleanor terminam juntos, e ele ainda ajuda a namorada em sua carreira como atriz. Sério, eu amei o desfecho deste arco romântico.
Crise de identidade
Outro ponto que Eu Nunca aborda nesta última temporada é a crise de identidade. Como saber o que fazer e escolher ainda na adolescência? Como sair da zona de conforto? Como lidar com o início da vida adulta? Como ser independente quando o medo de fracassar fala mais alto?
Novamente temos um episódio focado em Paxton e adoro quando a série faz isso. Sob a narração de Gigi Hadid, o público vê que o garoto popular da escola não é tão popular na faculdade, o que faz ele sentir um pouco na pele como os demais da escola sentiam perto dele. Além disso, Paxton está numa fase que sente saudades dos seus amigos e como tudo era, mas que já não se encaixa tão bem em sua atual rotina, uma vez que a vida adulta lhe puxa cada vez mais.
Às vezes, é preciso dar dois passos para trás para ganhar novas perspectivas. E nem sempre é bom julgar a decisão do outro, pois, um dia, você também pode tomar uma decisão similar ou passar pela mesma situação. Aqui, vemos que Paxton tranca a faculdade e se torna o mais novo funcionário da escola. Claro que o personagem acredita que esteja fracassando ao regredir, sendo julgado por olhares ingênuos e até ignorantes. Mas quando Paxton é acolhido pelo grupo de professores e percebe o talento que tem e como pode ajudar os alunos, ele finalmente entende a identidade que quer abraçar daqui para frente. Assim, ele decide que vai seguir a carreira como professor e retorna à faculdade.
Quem também passa por uma pequena crise é Ben, que teme em não ser aceito na universidade e, é claro, se está fazendo escolhas certas no quesito coração. O personagem começa a temporada em um momento mágico com Devi, mas enfia os pés pelas mãos, o que faz Devi recuar, enquanto ele já parte para um namoro repentino com Margot (Victoria Moroles), uma personagem que não me agradou tanto assim.
A briga entre Devi, Ben e Margot irrita em alguns momentos, acreditando que a história vai andar em círculos. Mas é salva quando a situação vai se encaixando aos poucos à medida que cada um lida com certa maturidade, respeitando a atual realidade, mas também aceitando os sentimentos. Mas isso vou falar melhor mais a frente.
Família plenamente feliz
Outro arco que ganhou um merecido e lindo desfecho é o da família de Devi. Para começar, Nalini finalmente encerra o luto e abre as portas para um novo amor, na qual Devi não se opõe e deseja que a mãe finalmente encontre alguém que a faz feliz. Assim, Nalini acaba se relacionando com o pai de Margot, que começa por conta da briga entre as filhas, para dar aquela emoção extra, e termina de um jeito bom. A química entre os dois é natural e o espectador suspira ao ver a mãe de Devi encontrando a felicidade novamente.
Crítica – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Quem também encontra um novo amor é a avó Nirmala, um dos plots mais divertidos desta temporada. Impossível não se apaixonar pela avó da Devi e todos os seus diálogos. Ela começa a namorar com Len (Jeff Garlin), que levanta suspeitas quando Kamala acha que ele pode estar envolvido apenas para dar um golpe. No fim das contas, tudo não passa de um grande mal entendido que, na verdade, se torna algo grandioso, pois Len e Nirmala vão se casar. Sério, achei isso sensacional!
Já Kamala recebe uma grande oportunidade de emprego, mas que a fará morar do outro lado do país. Isso lhe assusta, pois ela jamais ficou tão longe de sua família, o que a faz recusar tal proposta, mesmo querendo muito. No fim das contas, Kamala repensa e decide estourar a bolha ao aceitar este novo desafio em sua vida, com o apoio da família e, é claro, do namorado Manish, que não pensa duas vezes em arrumar as malas e dar um passo importante com Kamala.
Quem Devi escolheu?
Claro que Eu Nunca não ia deixar de chacoalhar a vida amorosa da Devi mais uma vez. Para apimentar ainda mais o trio que, agora, virou quarteto, a série introduz o novo personagem Ethan, interpretado por Michael Cimino, o garoto da escola que cresceu e ficou lindo durante as férias de verão.
Mas Ethan é o bad boy da escola, cujas atitudes são totalmente erradas, e até quando achamos que ele está fazendo legal, ele erra também. Mas não dá para negar que ele é lindo, charmoso e gostoso e entendemos o porquê Devi se envolve com o garoto. Claro que há uma pequena rixa entre ela e Eleanor, já que as duas ficam “apaixonadas” por ele, mas Eleanor entende que seus sentimentos ainda estão confusos, já que seu coração ainda bate forte por Trent.
Devi aproveita ao máximo o momento com Ethan, mas sua ficha cai a tempo quando vê que ele tem muito o que aprender e amadurecer, já que suas atitudes são maldosas, desde pichar carros até roubar carteiras. A protagonista aproveita o lado bom de Ethan e sabe a hora de partir. Assim que eles terminam, Ethan simplesmente some da história e achei isso bem estranho.
School Spirits: vale a pena assistir a série teen sobrenatural do Paramount+?
Enquanto isso, a série também coloca um ponto final e bonito na trama de Devi e Paxton. O primeiro amor da protagonista se torna o seu melhor amigo e esta foi uma das melhores transformações, pois o público acompanhou todo o desenrolar amoroso, as tentativas de fazer a relação render, o amadurecimento que ambos necessitavam passar e os caminhos diferentes para os dois. Paxton fez bem à Devi, assim como Devi de um grande upgrade em Paxton, tornando essa amizade fundamental para ambos.
Não sei vocês, mas o ‘endgame’ de Devi e Ben era destino traçado. Eu Nunca entrega o melhor ‘enemies to lovers’ e, mesmo os dois irritando em vários momentos com desencontros e inúmeras falhas na comunicação, era inegável o sentimento que eles nutriram desde a 1ª temporada.
Cada um brigou, apoiou e respeitou o espaço e a decisão do outro, o que fez o sentimento falar mais alto. Mesmo cada um indo para uma faculdade diferente, Ben e Devi decidem dar uma chance a esta relação, mostrando determinação em ficar juntos. Enquanto Ben vai para a Columbia e Devi para Princeton, os dois encontram o equilíbrio ideal para finalmente se entregar ao amor.
Se tem uma coisa na qual Eu Nunca faz o espectador se orgulhar é de acompanhar uma protagonista que batalha, se esforça, erra muito e acerta também para, finalmente, conseguir o que realmente sonha. E foi admirável acompanhar em quatro temporadas a jornada de uma adolescente incrível à sua maneira ao lado de personagens maravilhosos.
Ficha Técnica
Eu Nunca
Criação: Mindy Kaling
Elenco: Maitreyi Ramakrishnan, Poorna Jagannathan, Darren Barnet, Richa Moorjani, Jaren Lewison, Michael Cimino, Ranjita Chakravarty, Ramona Young, Lee Rodriguez, Megan Suri, Benjamin Norris, Jeff Garlin, Victoria Moroles, Alexandra Billings, Niecy Nash, Sendhill Ramamurthy, Adam Shapiro, Martin Martinez, Christina Kartchner, Tyler Alvarez, Rushi Kota, Utkarsh Ambudkar, Terry Hu.
Duração: 4ª temporada (10 episódios)
Nota: 4,7/5,0