A 3ª temporada de Elite utiliza da mesma fórmula e narrativa: um novo assassinato, um novo mistério e uma nova investigação, o que não traz surpresas com relação à técnica narrativa. Os dois primeiros episódios engatilham para o que está por vir para todos, no entanto, a temporada surpreende por dedicar cada episódio aos personagens principais, dando um desenvolvimento maior a cada um deles e criando uma rede de conexão com a morte de Polo, afinal, precisamos descobrir quem é o assassino e todos são suspeitos, uns mais que os outros.
******CONTÊM SPOILERS******
Elite não corre para revelar quem é o verdadeiro assassino de Polo – e isso a gente só descobre no último episódio – e dedica esta 3ª temporada para trazer desfechos plausíveis aos personagens principais, sendo que nem todos têm um final excelente, mas chega a ser satisfatório. Há momentos ótimos e outros ficam um pouco a desejar, enquanto alguns papeis ganham ótimo destaque enquanto outros continuam na mesmice. Mas vamos ao que interessa.
Samuel e Guzmán

Uma amizade improvável que acaba funcionando, mesmo ainda com certas divergências, é a de Samuel e Guzmán. Agora com um inimigo em comum, a dupla não vai descansar enquanto não conseguir provas concretas para colocar Polo na prisão. Pode ser que alguns o achem chato, e algumas vezes ele é, mas Guzmán mostrou que tinha razões fortes e suficientes para se sentir incomodado com a presença de Polo. O mais interessante é que pelo olhar e as atitudes de Guzmán, o público nota que o desprezo da sociedade consegue ser maior e melhor que a justiça do homem, uma vez que o repúdio de todos faz Polo se sentir cada vez mais sufocado com tudo a ponto de explodir, seja pelos olhares, pelas redes sociais com os tuítes a respeito dele, os comentários, etc. O grande momento de Guzmán é quando ele perdoa o ex-melhor amigo, o que o torna uma pessoa melhor, superior, autêntica, sincera e digna, afinal, não é fácil fazer o que ele fez.
Primeiras impressões da 3ª temporada
Infelizmente tenho que dizer que continuo não gostando do Samuel. Acho ele impulsivo demais e chato, toma atitudes sem pensar, o que atinge pessoas que ele diz que gosta, como é o caso da Rebecca. Entendo que a mãe da Rebecca não é flor que se cheire, mas por ‘raiva’ e “provocação’, ele entrega todo o esquema de tráfico de drogas à polícia, deixando a melhor amiga com uma mão na frente e outra atrás. Além disso, ele fica extremamente obcecado pelo Polo, o que o deixa ainda mais chato e o torna o suspeito número 1 do assassinato, afinal ele tem motivos fortes para odiá-lo já que a mãe e o irmão foram embora do país e não podem voltar até que tudo fique bem.
Rebecca
Se tem uma personagem que conseguiu crescer e chamar a atenção positivamente em Elite é a Rebecca e você vai se apaixonar por ela ainda mais. Ela é a primeira a saber sobre a doença de Ander e o ajuda a ir ao médico; ela é apaixonada pelo Samuel, mesmo sabendo que ele gosta da Carla e, ainda assim, ela investe na hora certa e sabe recuar na hora certa; ela fica desolada quando a mãe vai presa e começa a colocar as cartas na mesa sobre se irá seguir o mesmo caminho do tráfico ou não, somente para pagar a escola e finalizar os estudos; ela tenta ajudar o Samuel, é traída pelo melhor amigo e ainda o perdoa; ela ajuda os demais como Valerio, Nadia, Lucrecia, Cayetana e Carla em determinadas situações; e sabe pedir perdão quando erra. Rebecca é uma personagem que cresceu e engrandeceu muito esta 3ª temporada.
Lucrécia e Nadia

Mas se tem uma coisa que a 3ª temporada de Elite fez de melhor foi enaltecer Lucrecia e Nadia, roubando todas as cenas possíveis da série. Oponentes desde a 1ª temporada, agora as duas encerram a briguinha por Guzmán e iniciam uma disputa pela bolsa de estudos na universidade de Columbia, oferecida pelas mães de Polo. Depois que seu relacionamento com Valerio foi descoberto, Lucrecia e o irmão foram deserdados e excluídos pela família. Agora ela precisa tomar as rédeas da vida e sem dinheiro. Claro que a bolsa é a grande chance de Lu e é por isso que ela luta com unhas e dentes para conseguir estudar em outro país.
Primeiras impressões da 2ª temporada de Elite
Mas é nessa disputa que começa a surgir uma amizade entre Lu e Nadia, em que ambas começam a se identificar com os problemas e a ter empatia uma pela outra. No fim, Nadia consegue a bolsa, mas decide desistir por conta dos pais e de um casamento com Malick na qual ela não quer. Lucrecia faz a garota voltar a atrás e ir para a universidade sozinha, sem depender de ninguém. No fim, elas descobrem que podem dividir a bolsa e decidem ir juntas para Nova York. Se a Netflix quiser, ela pode fazer um spin-off de Elite focado em Nadia e Lu na universidade. Com certeza daria muito certo.
Nesta temporada, Nadia acaba tendo um arco um pouco repetido, apertando a mesma tecla da situação com os pais, o fato dela não poder fazer nada sem o consentimento deles, o que acaba ficando monótono. No entanto, tal situação ganha um gás com a aproximação de Malick, novo estudante do La Encinas e também muçulmano. Ele começa a gostar de Nadia e se oferece a acompanhá-la para a universidade. No entanto, Malick guarda muitos segredos, o que afeta demais a relação e a família e faz tudo de desandar. Eu gostei e não gostei do personagem, achei que ele foi desnecessário em alguns momentos, mas no final das contas, ele serve de passaporte para a felicidade tanto de Nadia quanto de Omar.
Omar e Ander

O que o público mais temia e teorizava, aconteceu: Ander foi diagnosticado com leucemia, o que faz sua vida desandar por completo. Nisso, seu relacionamento também fica na corda bamba, uma vez que Ander sempre afastava Omar, enquanto o rapaz sempre voltava para ajudá-lo. Isso pode fazer alguns acreditarem que Ander ficou chato demais, mas é compreensível entender o lado dele, uma vez que o estudante não queria atrapalhar a vida de ninguém por causa da sua doença e o fato de que seus dias estavam contados.
Mas também ver o namorado doente pesou muito para Omar, que infelizmente, acaba traindo com Malick (sim, ele é gay) quando não sabe mais o que fazer. Achei a traição algo bem chato, porque Omar acaba magoando Ander e Nadia, ao mesmo tempo que é possível entender o fato do rapaz se sentir perdido por não saber o que fazer. Ainda bem que na reta final da temporada, prestes a ir embora para NY com Malick, Omar decide voltar e ficar com o amor de sua vida. Como a doença afastou Ander da escola, ele repete de ano e volta ao La Encinas e, desta vez, com Omar ao seu lado.
Carla

Se tem uma pessoa que pagou pelas decisões que tomou foi a Carla. Ao decidir proteger a família, a garota diz que Polo é inocente, guardando todo o segredo para si e deixando todo mundo magoado por conta disso. No entanto, ela não imaginava que tivesse que ir além para impedir que seus pais fossem à falência. O pai a obriga a se aproximar de Yeray, que retorna ao colégio após sofrer bullying anos atrás, mas agora ele está mais bonito e muito mais rico. Ele se apaixona por Carla e ela aproveita a situação para fazer com que o rapaz ajude a salvar os negócios de sua família. Mas claro que a garota faz isso por livre e espontânea pressão do pai, que praticamente prostitui a própria filha.
Ao mentir, perder os amigos, salvar os pais e ainda ficar com uma pessoa que não gosta, Carla recorre às drogas que a quase mata. Mas no final tudo fica bem, uma vez que ela dá a volta por cima formidavelmente. Ela se forma, pede desculpas a todos e Yeray passa todo o negócio para o nome da garota, tornando-a dona de tudo, enquanto seus pais ficam na sua mão. Como chave de ouro, Carla decide estudar em outro país e deixa Valerio tomando conta dos negócios, algo que a achei engraçado e, ao mesmo tempo, forçado, já que Carla nunca teve proximidade com o Valerio.
Valerio, Cayetana e Polo

Está aí um trisal que eu não esperava, mas gostei: Valerio, Cayetana e Polo. Não imaginava que essa junção fosse dar tão certo (pelo menos até tudo ir por água abaixo). Sempre apoiando Polo desde a revelação do assassino, Cayetana também sente medo por perdê-lo junto com a vida boa que estava tendo. Mas ao ver a aproximação de Valerio, ela e Polo tornam o trisal uma realidade, o que traz benefícios a todos: Valerio passa a levar os estudos a sério, Cayetana continua com a vida boa e Polo volta a receber o carinho e a ter amigos. Mas claro que tudo o que é bom dura pouco.
Hunters: vale a pena assistir a nova série do Amazon Prime Video?
Pelo fato de Valerio ter se juntado a Rebecca para vender drogas e Carla ter comprado dele, Polo corta relações com ele, acaba com o trisal e ainda faz Valerio, Rebecca, Samuel e Guzmán serem expulsos da escola no último minuto antes de se formarem, dando mais motivos para todos odiá-lo ainda mais. Por conta disso tudo, junto com o desfecho trágico de Polo, Valerio acaba aceitando a oferta de Carla, enquanto Cayetana dispensa a oferta de estudar em alguma universidade boa e paga pelas mães de Polo e termina como faxineira do La Encinas, um desfecho até que plausível para a personagem, já que desde o começo ela mentiu sobre seu status e sentia vergonha da sua família.
Polo

Depois de acompanhar o desenvolvimento dos personagens e suas possíveis conexões com a vítima, Elite revela apenas no último episódio o assassino de Polo. Mas antes tenho que dizer que a série faz o telespectador sentir um mix de sentimentos pelo personagem, desde raiva e menosprezo até pena e empatia, afinal Polo matou sem pensar, com a cabeça quente e irado pelo momento de provocação. O desprezo da sociedade começa a corroê-lo por dentro, mexendo bastante com o seu psicológico, o que é algo que a série soube fazer muito bem.
A 3ª temporada de Elite traz um final triste para Polo, mas ele teve o mesmo final de Marina, na mesma situação. Acredito que Polo queria morrer e, para isso, provocou a pessoa propositalmente que selou o seu destino. Confesso que não esperava que tal personagem fosse o assassino, afinal, ela tinha menos motivos para matá-lo, mas as circunstâncias foram bem contextualizadas, o que torna aceitável todo o acontecimento. Claro que o final é um pouco corrido, fabricado e clichê, já que todos guardam a identidade do assassino em segredo para que todos sigam com suas vidas e coloquem um ponto final nesta história triste.
O melhor mesmo é que todos conseguem enganar a polícia, inclusive a detetive que, na minha opinião, é uma das piores detetives que já vi. Infelizmente a investigação em si é bem lastimável em Elite, em que um bando de adolescentes consegue mexer no corpo da vítima, esconder a arma do assassinato e fazer as autoridades de bobos.
E aí, o que acharam da 3ª temporada de Elite?
Fotos: Netflix
Nota: 7,9
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!