Defending Jacob é uma minissérie que requer certa paciência, afinal, quase toda série de investigação tem um desenvolvimento mais lento e denso, mas isso não significa que seja ruim, no entanto, pode ser um pouco cansativo. Ainda assim, a série continua prendendo a atenção com o ótimo elenco, bons elementos de mistério e um assassino a ser revelado. Aliás, quem matou o Ben?
Até agora, Defending Jacob entregou pistas que fazem o público ficar desconfiado de tudo e todos a fim de tirar a atenção do verdadeiro culpado, inclusive revela até quem é o assassino no penúltimo episódio, mas ainda assim há muitas pontas soltas para serem costuradas, inclusive é possível que o assassino seja a pessoa errada. Mas antes de chegar nesta parte, precisamos falar sobre os pais de Jacob e o garoto.
Chris Evans continua entregando uma ótima performance e não tem como dizer o contrário, porém, o personagem Andy é uma pessoa teimosa e que arrisca demais ao tentar achar pistas para inocentar o filho, a ponto de colocar todo o caso a perder. Um exemplo, é quando ele persegue Leonard Patz no trânsito e até bate o carro; e também quando ele sabota o carro da mãe de Derek só para ele ter mais tempo para conversar com o garoto que, por sinal, acaba revelando pontos impactantes sobre Jacob que, até agora, ninguém sabia: Jacob gosta de navegar em sites sobre ‘torture porn’, ou seja, aqueles websites com fotos e vídeos de pessoas sendo torturadas, o que aumenta ainda mais a desconfiança do público com relação ao garoto.
E por falar nisso, a mãe do Jacob, Laurie, é a própria desconfiança em pessoa. A cada episódio ela afunda ainda mais em uma espiral de medo, insegurança e solidão, mostrando ser a mais afetada diante desta investigação. A série desenha os sentimentos da personagem com maestria, com a câmera focada em seu rosto, em um plano em que ela está sempre sozinha, mesmo quando há várias pessoas ao seu redor, seja no mercado, na rua ou até mesmo no tribunal. Ela se sente rejeitada e quando alguém se aproxima é somente para apontar o dedo, ou tentar retirar alguma informação para ser publicado nos jornais e revistas – como a cena no restaurante em que a jornalista disfarçada se aproxima com segundas intenções.
Primeiras impressões de Defending Jacob
Para complicar ainda mais, ela não consegue confiar mais no Andy, uma vez que ele omite as informações sobre o filho (como o fato dele acessar sites obscuros) e sobre o passado, como o caso do pai que está na cadeia. Como chave de ouro desta triste situação, a Laurie confessa que acredita que Jacob é o culpado, que o ama, mas que não confia no menino. É uma triste realidade uma mãe ter que dizer tudo isso sobre o seu filho.
Novos segredos e ameaças
Como se a acusação e investigação já não fossem suficientes, a família Barber ainda é perseguida por um carro azul ao longo de dois a três episódios de Defending Jacob. A princípio, tudo indica que seja um detetive particular contratado para investigar os segredos da família e o caso, mas quando Andy surpreende o homem e a detetive Duff o investiga, eles descobrem que o homem fez parte de uma gangue famosa e, agora, trabalha para seguir e dar corretivos nos alvos da vez. A pergunta que não quer calar é: quem mandou este homem seguir e vigiar a família Barber? Seria alguém da família do garoto assassinado? Outra pessoa tenha raiva dos Barber?
Defending Jacob: quem é assassino? – Final explicado
A medida que a teimosia faz Andy procurar pistas com certos riscos, ele encontra novas informações e testemunhas que fazem a gente acreditar que Jacob possa realmente ser inocente. Ainda desconfiado de Leonard Patz, Andy descobre que o homem já se envolveu com o garoto chamado Matt que, no passado, já chegou a denunciá-lo por assédio. No entanto, ambas partes cometeram erros, o que faz com que o depoimento de Matt seja bom, mas não seja 100% eficaz. Para complicar, o garoto acaba fugindo no dia do julgamento em que ele seria testemunha.
Cinco séries de comédia para dar risadas
Além disso, ganhamos novas informações a respeito de Derek e Sarah. Lembram quando disse que seria bom a gente prestar a atenção nestes personagens? Pois é. A Sarah revela para Andy que havia se envolvido com o Ben e chegou a mandar nudes para ele que, consequentemente, seriam vazadas para outras pessoas. Para ajudar a amiga, Derek acaba roubando o telefone de Ben para evitar que o pior aconteça. Mas será que mais alguma coisa aconteceu? Havia mais pessoas envolvidas? Digo isso, pois Jacob se recusa que a Sarah seja uma das testemunhas no julgamento, mas Andy e a advogada Joanna discordam disso e, acredito que a menina irá ao tribunal.
O que fica a desejar
Em Defending Jacob, a subtrama de Andy com o pai, Billy, ainda não é algo forte, na minha opinião. É ótimo ver a performance de Chris Evans e JK Simmons juntos, mas o arco não tem tanta consistência. O fato do avô de Jacob ser um assassino e o neto ter ido no mesmo caminho é algo interessante, mas parte foi descartada quando o exame revela que o garoto não tem o famoso “gene assassino”. Billy até fica interessado em se aproximar de Andy e de sua família, mas com qual propósito? Ele quer o perdão? Ou teme que o neto possa ser preso? Ou, pior: o Andy pode assumir toda a culpa?
O dia do julgamento
O penúltimo episódio ganha surpresas pontuais que surpreendem tanto os personagens quanto quem está assistindo. No início, temos um flashback mostrando a amizade de Andy com o colega de trabalho Neal que, agora, são inimigos. Neal se sente ameaçado por Andy profissionalmente? Qual seria o verdadeiro motivo para Neal não gostar de Andy? Faço esses questionamentos, pois durante o interrogatório, o procurador acaba direcionando o julgamento com o propósito de atingir mais o Andy, afinal, colocar Jacob na cadeia seria o fim para o pai, certo? Sinto uma leve desconfiança com relação ao Neal e cheguei a pensar que ele possa estar envolvido no assassinato de Ben, mas só vamos descobrir isso no último episódio.
Infelizmente, durante o interrogatório, o amigo Derek revela que Jacob publicou um conto macabro sobre a morte de Ben, o que pega todo mundo de surpresa. É aqui que vemos Jacob encurralado e, pela primeira vez, ela mostra vulnerabilidade e medo pelas beiradas de sua personalidade fria, enquanto Andy mostra cansaço e finalmente pergunta ao filho se ele matou o garoto da escola.
Já assistiu Upload, série do Prime Video?
A cena final do penúltimo episódio é reveladora, ao mesmo tempo que levanta mais dúvidas na série: Leonard Patz escreve uma carta confessando que matou Ben. A partir daí a cena é finalizada e ficamos com algumas questões no ar: Leonard é mesmo o culpado? Ele vai cometer suicídio para não ser testemunha no julgamento? Alguém obrigou Leonard a assumir esta culpa?
Outro ponto que o público quer saber é: por que Andy está sendo interrogado? Até agora, a série não revelou absolutamente nada sobre isso, mas acredito que essa e demais respostas virão no último episódio. Tem que vir.
Fotos: Spoiler TV
Nota: 8,0