O último episódio de Defending Jacob nos dá mais respostas, novas pistas que servem de armadilha para confundir ainda mais a gente e ainda cria novas dúvidas na nossa cabeça. Para começar, todo episódio que começa com um final feliz diante de uma situação grave, é porque vem novas complicações pela frente, certo? E é exatamente isso que acontece.
******CONTÊM SPOILERS******
Andy recebe a notícia de que Leonard confessou o crime e se suicidou, colocando um ponto final no julgamento, para a alegria da família e para a tristeza do Neal, que não aceitou muito bem o desfecho desta história.
Para recomeçar, os Barber decidem fazer a tão desejada viagem para o México, como eles falaram lá no começo da série, e quando voltassem, eles iriam vender a casa e se mudar para outra cidade. Mas tudo o que é bom dura pouco.
Ao saírem do tribunal, a família e a advogada Joanna são surpreendidos no estacionamento pelo pai do Ben, que ainda acredita que Jacob seja o culpado, mesmo sendo absolvido pelo juiz. No mesmo instante, o homem do Lincoln azul surge para segurar o homem e defender a família. É aí que tanto o Andy quanto a gente descobre que o “capanga” é amigo do pai do Andy e foi enviado pelo Billy para proteger os Barber. Além disso, a chefe do departamento da procuradoria e ex-chefe do Andy conta para ele que ainda há algumas contradições no caso de Leonard Patz, mas que não é nada grave.
A partir daí as peças começam a se juntar para o Andy e ele vai até a cadeia tirar satisfações com o pai, que revela toda a verdade. Billy enviou o amigo capanga para proteger a família e também para matar o Leonard, mas antes, ele obrigou o rapaz a confessar na carta que matou o menino. O pai do Andy diz isso, porque sabe que o neto é o assassino e fala que o conto dele publicado praticamente é uma carta de confissão. Mente de assassino entende mente de assassino, não é mesmo? O mais interessante é o questionamento que Billy faz para o Andy: você vai agir como um homem ou vai agir como um pai? Ou seja, você vai revelar a verdade para se fazer justiça ou vai encobrir para proteger o filho que ama?
Mas a situação complica ainda mais. Na viagem ao México, o Jacob faz amizade com uma menina chamada Hope que, por sinal, sabia sobre o Jacob e toda a história. Eles se aproximam e ficam juntos durante a viagem passeando e se divertindo. Os pais ficam aliviados e até mais felizes quando permitem que o Jacob vá até a festa na praia para a virada do ano. Porém, quando o Andy e a Laurie voltam para o quarto, eles encontram o Jacob, que volta mais cedo da festa e com um ar muito suspeito. No dia seguinte, a polícia aparece para interrogar o Jacob, pois a Hope desapareceu há 24 horas. Com isso, o que você pensa? O pior, não é? Mas essa situação acaba servindo como uma armadilha para confundir ainda mais a gente diante de tudo, pois a Hope é encontrada e disse que foi dopada por outro rapaz que ela conheceu na festa.
Defending Jacob: julgamento, novos segredos e ameaça marcam a série
Junto a essa situação, o Andy não aguenta mais a pressão de tudo e conta toda a verdade sobre o Leonard Patz para a Laurie, o que a deixa ainda mais desesperada, porque desde o começo ela desconfia do próprio filho e, agora, ela tem quase certeza de que o Jacob é o culpado, mas ainda assim, ela não sabe o que fazer e como agir.
Com tudo isso, os Barber resolvem voltar mais cedo das férias e ao chegar na cidade, eles já colocam a casa à venda. Porém, nem o pai e nem a mãe não conseguem mais lidar com a situação. O Andy opta ir pelo caminho em que ele se faz de cego para proteger o filho, enquanto a Laurie se entrega por completo ao desespero, a ponto de não conseguir nem olhar diretamente para o rosto do Jacob.
Por conta dessa insegurança que já não tem mais tamanho, durante a ida ao salão de beleza, a Laurie dirige em alta velocidade, na chuva, e começa a questionar o Jacob até chegar a fatídica pergunta: o filho matou o Ben ou não? Ao deixá-lo muito assustado com a velocidade em que ela corre com o carro, Jacob grita que matou o Bem e, logo em seguida, a Laurie bate o carro de propósito.
Assim, a série corta para o interrogatório do Andy, em que finalmente descobrimos que esse interrogatório se passa agora, após o acidente da mãe e do filho, em que o Andy é questionado se a Laurie bateu o carro de propósito para matar o Jacob após ouvir a verdade, ou se foi um mero acidente.
Após esse interrogatório, o veredito chega e Laurie é inocentada, declarando que foi apenas um acidente. Assim, a cena é cortada para o momento em que o Andy vai até o hospital e descobrimos que a Laurie ainda está internada, mas está melhor e falando normalmente. Já o Jacob se encontra em coma. Eles até citam que os sinais vitais são bons e animadores, mas a série deixa no ar se o Jacob pode sair do coma ou não. A última cena é do Andy sentado na cama do filho, sozinho e bebendo, o que finaliza a história.
Defending Jacob não entrega nitidamente, com todas as palavras ditas, se o Jacob é culpado ou não, mas devido ao desespero e a desconfiança da mãe e o medo do Andy instalado, para mim, o Jacob é o verdadeiro assassino. O menino até grita para mãe dentro do carro que ele matou o Ben, mas é verdade ou ele falou aquilo para fazer a mãe parar de correr com o carro? Na minha humilde opinião, sexto sentido de mãe quase não erra e o fato do Jacob estar em coma é como se fosse a punição justa para ele.
Cinco séries de comédia para dar boas risadas
Defending Jacob tomou uma decisão bem arriscada ao colocar a Laurie na posição de tomar a medida drástica para fazer o que é certo. Alguns vão achar que ela surtou, enquanto o Andy e o Jacob são as vítimas, mas peço para que vocês não pensem dessa forma. Não foi a melhor atitude que a Laurie teve, mas foi o meio que ela encontrou para impedir que o filho continue machucando as pessoas. O Andy cometeu uma série de erros no caminho ao se fazer de cego diante das evidências e por não levar à série os sentimentos da Laurie com relação ao filho. E o Jacob? Bom, já falei pra vocês que para mim ele é o assassino, mesmo a série não tendo citado letra por letra isso.
Agora me diz, qual a opinião de vocês sobre o final de Defending Jacob? O que vocês acharam da história, dos personagens e do desfecho?
Fotos: Spoiler TV
Nota: 8,5 (último episódio)