Vai Que Cola 2 – O Começo é um prato cheio para os fãs da série do Multishow, afinal, o filme vai responder como o grupo mais famoso do Méier começou e, é claro, como a pensão da Dona Jô finalmente surgiu, isso sem contar na origem de cada personagem e os mistérios por trás deles, repletos de diversão e muita farofada. Quem acompanha o programa de televisão vai ganhar mais detalhes desta trama, mas até mesmo quem não assiste, ou não viu o primeiro filme, vai compreender perfeitamente e garantir boas risadas com uma história que não se leva a sério e, por isso, funciona à sua maneira.

Com direção de César Rodrigues, Vai Que Cola 2 – O Começo utiliza o primeiro ato para introduzir os personagens e mostrar de onde cada um veio e a razão para todos se reunirem no Méier. Ferdinando, um dos personagens favoritos e de grande destaque – muito bem interpretado por Marcus Majella – sai da sua cidade no interior para ir ao Rio de Janeiro alcançar o sucesso nos palcos. A fama é o seu grande objetivo e ele fará de tudo para conseguir, entregando momentos hilários, diálogos esculachados e tiradas que fazem o espectador rir. É nesta viagem rumo ao seu futuro estrelato que ele conhece Máicol, um rapaz que saiu de Feira de Santana, na Bahia, para ir morar com sua mãe e tentar um novo rumo na vida. Emiliano d’Avila não fica para trás e entrega momentos divertidos de um personagem que não pensa rápido, tem as tiradas na hora errada, mas, acima de tudo, prova que tem um bom coração.
Já assistiu Vai Que Cola – O Filme?
Dona Jô (Catarina Abdala) mora no Méier com sua filha Jessica (Samantha Schmutz), esperta, que adora enganar a mãe ao dizer que passa a maior parte do tempo estudando quando, a verdade, ela gosta de festas e ficar com o namorado Lacraia (Silvio Guindane) que, por sinal, não é um cara 100% livre, o que gera várias desavenças entre os dois, afinal, Jessica não é uma mulher que engole sapo, muito menos deixa as coisas passarem numa boa.

Finalmente, conhecemos a famosa história de Terezinha (Cacau Protásio), mulher do misterioso Tiziu (sempre mencionado na série), líder do Morro do Cerol. Para receber o amado, recém-saído da cadeia, Terezinha prepara a maior festa no morro, com direito à feijoada e muito samba. Mas, mais do que uma grande recepção de boas-vindas, esta reunião servirá como o primeiro encontro de todos os personagens, juntamente com o plot principal que irá levá-los a uma grande confusão que, consequentemente, irá torná-los na famosa família do Méier que o público conhece.
Vai Que Cola 2 – O Começo funciona por ser um filme de origem que responde várias questões da série, como a origem da pensão, como cada um se conheceu, de onde eles vieram, quem é Tiziu, o que levou Terezinha a largar o Morro do Cerol para ir morar na casa da Dona Jô, como Jessica e Máicol iniciaram o relacionamento e quem era o antigo namorado da personagem, como Ferdinando virou concierge da pensão e trilhou seu caminho rumo à fama, entre outras coisas.

O grande plot que leva à união deste grupo é um grande segredo de Tiziu, que atrai inimigos em seu percalço, colocando Terezinha e toda a turma em perigo. Não tem como negar: essa trama é divertida e confusa e, por não se levar a sério, é que a história consegue funcionar. Há momentos em que o roteiro se perde um pouco, mas se salva quando o Seu Sanderson (Marcelo Médici), literalmente, cai de paraquedas no filme para recuperar a trama e colocá-la novamente no trilho. Proposital ou não, a sacada é boa e faz a história andar novamente.
Aliás, o grande segredo que paira na atmosfera do Morro do Cerol faz Velna entrar em cena, disfarçada a todo momento para se infiltrar entre os inimigos e, é claro, conhecer a turma do Méier. A participação de Fiorella Mattheis é mais comedida e misteriosa e, para descobrir o que ela apronta, só assistindo ao filme.

Outro ponto que não falta são os momentos exagerados e inesperados, que faz o filme ser ainda mais engraçado de acompanhar. Há referências aos filmes O Rei Leão e Matrix, a novela Avenida Brasil e a rainha Xuxa, plots que te surpreende pelo nível de absurdo ser estrondoso. O riso é garantido nestas cenas.
Crítica: Anna – O Perigo Tem Nome
Talvez, alguns possam ter a dúvida se o filme funciona sem o ator Paulo Gustavo, já que ele marcou presença forte na série. E a resposta é sim! Vai Que Cola 2 estrutura bem a trama e segura as pontas com um bom elenco, que entrega o que há de mais divertido nos personagens, fórmula imprescindível para a história dá certo.
Considerações finais
O final tem uma pitada de exagero, mas termina de forma satisfatória, divertida e redondinha, entregando a família completa e feliz que vocês já conhecem pela televisão. Vai Que Cola 2 – O Começo é um filme de origem que funciona por não se levar a sério, entrega um roteiro simples, momentos exagerados, diálogos frenéticos e esculachados (no sentido positivo) e um elenco família que faz você rir do começo ao fim. É uma história que funciona para o público que acompanha ou não a série. Um filme para entreter nas horas vagas.
Ficha Técnica
Vai Que Cola 2 – O Começo
Direção: César Rodrigues
Elenco: Marcus Majella, Samantha Schmutz, Cacau Protásio, Catarina Abdalla, Emiliano d’Avila, Fiorella Mattheis, Silvio Guindane, Érico Brás, Alice Morena, Paulinho Serra, Mary Sheila, Sergio Mallandro, Marcelo Médici e Fábio Lago.
Duração: 1h30
Nota: 6,9
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!