Ao estilo magnífico Broadway nasce Rocketman, uma cinebiografia fantástica de Elton John, que relata toda a trajetória do cantor, desde o tímido pianista Reginald Dwight até a transformação no icônico superstar. Mas não pense que essa jornada foi fácil. Os altos e baixos são transcritos, descritos e encenados sem censura, ganhando certa suavidade com a musicalidade que molda a história, contada por suas letras de sucesso que vive fortemente entre os fãs até os dias atuais. É um longa musical forte, emocional, fantasioso e dramático que encanta, hipnotiza e surpreende até a última nota.
Dirigido por Dexter Fletcher, o primeiro ponto forte do filme é o roteiro musical, ou seja, a narrativa é moldada por uma trilha sonora marcante, cujas letras ajudam a contar a história do protagonista, rendendo diversas cenas com muita cantoria e danças. Caso você não goste de musical, sinto lhe dizer que Rocketman não é a melhor opção, mas sugiro que dê uma chance para conhecer essa trama fascinante.
A história se desenvolve desde a infância de Reggie, um garoto tímido e muito sonhador, uma inteligência de se admirar que o ajuda a se desenvolver na música. Seu dom é ter um excelente ouvido, captando cada nota e dando melodia às letras, tudo isso transportado ao piano, seu melhor amigo e aliado.
Crítica – Godzilla: Rei dos Monstros
A trama transita a cada canção e performance, acompanhando a evolução do personagem interna e externamente, passando pela infância, adolescência, início da carreira, auge, declínio e recomeço. Tal transição é bem sincronizada, envolvente e nada forçada, já preparando o espectador para a próxima cena, canção e trecho de sua jornada. Uma das cenas mais envolventes é a passagem de tempo da adolescência à vida adulta ao som de Saturday Night’s Alright, que ganha uma performance ao estilo flash mob tornando a cena simplesmente sensacional e hipnotizante. A partir daqui o público já começa a se sentir confortável e aceita que o filme será assim até o final.
Sem hesitar em nada, o filme constrói o pedestal de Elton John em que acompanhamos o seu auge desde a sua primeira chance com uma banda soul, a hesitação em saber se o seu dom é mesmo cantar, o medo de falhar, a primeira performance no Troubadour, a explosão das primeiras músicas, as parcerias mais significativas, o primeiro amor e a confirmação do sucesso.
Mas nada é perfeito e toda história tem seus bastidores que revelam um lado mais sombrio, difícil e triste de seu ídolo. A vida pessoal de Elton John já iniciou de forma rígida, uma vez que seu pai era desprovido de sentimento pela família, especialmente por saber quem é seu filho. A mãe, Sheila, é uma mulher vaidosa, interesseira, que não fazia tanto caso em demonstrar um afeto mais forte pelo filho. Bryce Dallas Howard entrega uma mulher vulnerável pela falta de amor e carinho do marido, transmitido todo esse rancor e frieza à Reggie. Às vezes, há momentos mais acalentados entre mãe e filho, mas isso não apaga todo o histórico de uma família separada pela falta de emoção. Sua avó era a única a entregar todo o amor e atenção ao neto, transformando-se na carga e recarga emocional da família, que acreditava no potencial de Elton.
Tal desestrutura emocional faz o cantor evoluir e acreditar que nunca será amado de verdade o levando, mais para frente, ao caminho da depressão, solidão e refúgio no álcool e nas drogas, transformando-o no seu próprio inimigo.
Toda a trama é desenvolvida não só pela musicalidade, como a narrativa acontece a partir de uma conversa de Elton em sua primeira reunião a fim de lutar contra os seus próprio demônios, uma ideia inteligente injetada no roteiro.
Qual é a próxima canção?
Outro ponto forte de Rocketman é a trilha sonora que ajuda a mesclar drama e comédia, equilibrando a história entre momentos pesados e fantasiosos sem tornar nada artificial. O público irá encantar, envolver e até cantar baixinho músicas como Tiny Dancer, Border Song, Rocket Man, Don’t Go Breaking My Heart (há a cena de gravação com Rachel Muldoon que interpreta Kiki Dee), Your Song, I Want Love, Rock and Roll Madonna, Amoreena, Crocodile Rock, Honky Cat, Hercules e muito mais.
Ao melhor estilo Elton John
Se as músicas e a narrativa funcionam juntas, elas ganham uma interpretação formidável do elenco, especialmente de Taron Egerton, que entrega o melhor estilo Elton John, uma performance montanha-russa entre momentos dramáticos e alegres do personagem, isso sem falar na ótima caracterização física e vocal do ator que incorpora perfeitamente o cantor, cujo figurino é extravagante, colorido e admirável. Impossível não sentir diversas emoções com tal atuação.
Ao seu lado, está o parceiro de longa data Bernie Taupin, compositor das músicas de sucesso e a melhor amizade em tela que você vai ver. A química de Jamie Bell com Egerton os transformam na letra e melodia do filme, uma entrosação que funciona tão bem que, mesmo discutindo e brigando, o público tem conhecimento de que essa amizade não vai acabar. Aliás, na vida real, a parceria já dura mais de 50 anos.
Richard Madden tem peso na trama ao dar vida ao empresário John Reid, primeiro amor de Elton John. Reid é aquele personagem que você ama repudiar, pois sabe que ele é tóxico e um gatilho para o protagonista se afundar cada vez mais em seus vícios. Madden entrega um amor disfuncional e sem credibilidade, uma vez que ele pensa mais na carreira e no lucro do que, de fato, na própria essência de quem está ao seu lado.
Considerações finais
A vida de Elton John é contada até os momentos finais do seu declínio e uma prévia do seu recomeço, finalizando uma jornada densa e intensa. Ao final, temos informações adicionais a respeito do cantor, o que aconteceu a partir deste desfecho, além de retratos comparativos dos atores com as pessoas da vida real.
Rocketman é um musical ao estilo Broadway que entrega, sem censuras, a vida nua e crua de Elton John, sua ascensão e declínio com timidez e vulnerabilidade, alegrias e tristezas, o show e seus bastidores. É a vida profissional e pessoal de uma figura icônica que, um dia, acreditou que viveria sem amor. Mas ele estava errado.
Assista e mergulhe nessa jornada espalhafatosa e emocionante. Vale a pena.
Ficha Técnica
Rocketman
Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, Bryce Dallas Howard, Gemma Jones, Steven Mackintosh, Tom Bennett, Matthew Illesley, Kit Connor, Tate Donovan, Charlie Rowe, Ophelia Lovibond, Celinde Schoenmaker, Stephen Graham e Jason Pennycooke.
Duração: 2h1min
Nota: 8,9