A TNT promete estrear um filme envolvente, enigmático e surpreendente no dia 27 de março, o longa Mistérios do Universo(Out of Blue). O Pipoca Na Madrugada já conferiu a trama e vai te contar, além da premissa e sem spoilers, um pouco sobre o novo filme do canal e o que achamos desta produção.
Durante a trama, acompanhamos a investigação da detetive Mike Hoolihan, interpretada por Patricia Clarkson, seu trabalho é voltado para homicídios, algo que, segundo ela, sempre esteve presente em sua vida.
Mike é chamada para resolver o mistério que cerca a morte da professora e astrônoma Jennifer Rockwell (Mamie Gummer). Mas, nos primeiros segundos de filme, não é isso que aparece para nós. O longa trabalhou bem o conceito de seu título e de seu começo. Se não assistirmos o trailer antes, temos a impressão que vamos assistir a um documentário sobre o universo, mas toda essa narrativa é quebrada depois.
Há uma tentativa de envolver o telespectador, fazendo com que ele, no começo do longa com cenas do universo e falas sobre seus mistérios e descobertas da humanidade sobre ele, parece que vamos ver um documentário ou algo baseado em fatos científicos. Só que, depois, notamos que todas as falas são de Jennifer e que, depois do início do filme, estamos, na realidade, numa produção sobre mistérios, detetives e enigmas.
Depois de envolver e “enganar” quem assiste, o longa nos mergulha em uma espécie de trama enigmática que, no decorrer do longa, somos surpreendidos ao notar que há não somente um, mas dois mistérios para serem solucionados. O primeiro, é diretamente jogado para nós, quem matou Jennifer Rockwell?
Vídeo: o que esperar do filme Viúva Negra?
Essa pergunta nos segue durante boa parte da história, depois de um tempo, não é apenas isso que nos perturba e, também, a incrível detetive Mike. A protagonista, com medo de errar e estando cada vez mais longe de se convencer com algum suspeito, começa a agir de forma estranha, com visões e pensamentos misteriosos.
Pode ser a idade, ou o tempo de carreira, ou a sua vida social pacata, ou algum mistério que faz com que Mike esteja cansada, apática e muito incrédula com a sua profissão, pessoas e mundo. Depois do primeiro mistério ser colocado em nossas cabeças, afinal quem matou Jennifer e o porquê, outro é colocado, indiretamente, pelo longa.
Com cenas estranhas e desconexas atreladas a ótima interpretação de Clarkson, começamos a nos questionar se a detetive está sã, se essa é só sua forma de descobrir assassinos ou se, por algum motivo, Mike também nos esconde algo. Assim, outro enigma começa a nos perseguir: o que há de errado com Mike Hoolihan?
É assim que o enredo consegue atrelar dois mistérios e, ainda por cima, desenvolve cenas e diálogos que surtem diversas interpretações no telespectador que, a cada minuto do filme, não acha respostas concretas e, quanto mais próximo do final, se questiona: mas como, em menos de meia hora, o longa vai me explicar tudo isso que está acontecendo?
Mas, por mais impossível que pareça, Mistérios do Universo consegue, em uma cena de aproximadamente 20 minutos, nos elucidar sobre o enigma de Mike e, antes, em apenas 10 minutos, sobre a morte de Jennifer. É incrível como o jogo de cenas, utilizando o enquadramento de certos objetos e uma atmosfera de suspense, faz o filme nos confundir e enganar diversas vezes.
Não é apenas no começo da trama que somos “enganados”, achando que vamos assistir a um documentário, mas durante todo o filme da trama, quando finalmente sentimos que descobrimos as respostas, Mistérios do Universo se encarrega de revelar como, novamente, estamos errados.
Mulher-Maravilha 1984 é adiado para agosto de 2020
Perguntas como: Quem matou a astrônoma? O que levou a morte de Jennifer? Será que Mike está depressiva? Esquizofrênica? Outra morte irá acontecer? O que significa esse globo de neve, essa búrica e essa sombra com chapéu aparecendo toda hora em outro cenário onde não estão nossos personagens? O que de fato aconteceu com Jennifer e, se foi isso mesmo, por que? Ou, o que ninguém consegue adivinhar, o que aconteceu na vida de Mike que tanto a atormenta, ou quem acabou transformando a vida da detetive para sempre?
São perguntas que, em menos de uma hora, Mistérios do Universo nos responde com cenas incríveis, envolventes, reveladoras e que vale muito a pena conferir.
Ficha Técnica
Mistérios do Universo
Diretora/ Roteirista: Carol Morley
Elenco: Patricia Clarkson, Mamie Gummer, James Caan, Toby Jones, Jacki Weaver
Duração: 110 minutos
Nota: 7,5