Meu Amigo Enzo traz a emocionante história sobre a amizade do homem e o cachorro sob a perspectiva de uma corrida de fórmula 1. É um drama mais melancólico do que engraçado, trazendo um retrato de uma vida com obstáculos que podem ser superados, mas jamais deixados de lado, que molda o caráter e revela que o importante não é a linha de chegada e, sim, a realização da trajetória. Mesmo com um estilo ‘sessão da tarde’, é um filme que o público irá se identificar e se sensibilizar.
Baseado no premiado romance The Art Of Racing In The Rain, do autor Garth Stein, o longa dirigido por Simon Curtis é narrado pelo ponto de vista de Enzo, um cão espirituoso, filosófico e de alma pura que passa a compreender a jornada humana à sua maneira. Ao ser adotado pelo piloto de corrida de fórmula 1, Denny Swift, Enzo cresce e desenvolve uma visão profunda e divertida sob a condição humana e entende que as técnicas necessárias na pista de corrida também podem ser usadas na rotina. Ao longo de três atos, acompanhamos as fases tanto do cachorro quanto de Denny, desde o crescimento profissional no autódromo, o primeiro amor, a construção da família, os desafios e as perdas inevitáveis.
Crítica: Missão No Mar Vermelho
O roteiro é desenhado com referências e citações a uma corrida de fórmula 1, ou seja, a cada técnica, lição, regras, obstáculos e ajudantes que se conhece, é possível relacionar-se com a jornada dos personagens, que ganha a perspectiva do cachorro narrada por Kevin Costner, dando uma entonação nobre, forte e sensível na medida certa.
Assim que Enzo entra na vida de Denny, o espectador inicia a jornada de uma das amizades mais nobres que a humanidade pode ter. Enquanto a relação ganha desenvolvimento, o público acompanha paralelamente a conexão perfeita da corrida de com a vida dos personagens, como o reconhecimento da pista, a primeira volta-teste com o carro, desafios, obstáculos, sacrifícios, desistências, perdas e recomeços. Junto a essas regras, passamos a seguir a vida de Denny que se transforma não só com a chegada do melhor amigo, mas também com Eve, seu primeiro amor; o casamento; a construção da família; a filha Zoe; os conflitos familiares; o primeiro grande obstáculo; a perda; e a volta por cima.
Crítica: Era Uma Vez Em Hollywood
À cada fase dos personagens é possível fazer tal associação, seja quando Eve passa por uma situação triste em sua vida, servindo de exemplo ao primeiro grande obstáculo da grande pista chamada vida; a superação e a determinação de não desistir quando Denny precisa tomar decisões importantes para a sua família, assim como ele toma atitudes arriscadas na pista, especialmente em dias chuvosos, seu desafio favorito. Além disso, há citações e referências à Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de corrida que não só o Brasil, mas também o mundo, já teve.
Diferente de Marley & Eu que ganha alívio cômico e surpreende o espectador com o inesperado, Meu Amigo Enzo prepara o público para uma jornada que será difícil de acompanhar, vide a primeira cena do primeiro ato que se passa no futuro, revelando uma narrativa não-linear que alerta que reviravoltas estão por vir. Algumas são esperadas, mas há outras que vão fazer o espectador captar o que vai acontecer nos próximos plots com um simples e único diálogo. É inteligente, bonito e, ao mesmo tempo, bastante triste.
Se Milo Ventimiglia conquista no papel de Jack na série This Is Us, é possível apaixonar por ele mais uma vez neste filme, pois ele entrega um Denny que consegue transmitir todos os sentimentos e sensações sobre cada fase ou momento que está vivendo, seja a euforia de conhecer Eve, a paixão pela filha Zoe, o medo de perder tudo o que construiu, o sacrifício de abrir mão do que ama e a sensação de saber que não está sozinho, cuja fidelidade de Enzo é invejável.
Sessão Pipoca: As Rainhas da Torcida
Amanda Seyfried também está bem no papel de Eve, que sofre reviravoltas chocantes. A princípio, é possível não sentir muita conexão com a personagem, mas quando o público passa a acompanhar sua jornada, a proximidade e empatia começam a crescer.
Considerações finais
Meu Amigo Enzo é mais do que um simples filme sobre o homem e o cachorro. É uma história sobre amor, amizade, fidelidade, família, medo, perda e recomeço. É uma história que ganha os moldes de uma pista de corrida com reflexões sobre os passos que você dá, como dá e quem você permite que fique na torcida. É um drama melancólico e emocionante que enfatiza a importância de como a trajetória é feita, e não apenas de alcançar a linha de chegada.
Ficha Técnica
Meu Amigo Enzo
Direção: Simon Curtis
Elenco: Milo Ventimiglia, Amanda Seyfried, Kevin Costner, Ryan Kiera Armstrong, Gary Cole, Martin Donovan, Kathy Baker, Al Sapienza, Lily Dodsworth-Evans, Andres Joseph, Ian Lake e McKinley Belcher II.
Duração: 1h49min
Nota: 7,2