Em Um Bairro de Nova York (In The Heights) pode se resumir em uma palavra: inspirador. Em tempos difíceis, o novo filme musical chega em um momento apropriado para celebrar a vida e relembrar que a felicidade está nos pequenos detalhes que construímos todos os dias. É um filme que sopra encanto ao falar sobre sonhos, liberdade e escolhas em meio a uma comunidade unida em que as ruas contam suas histórias. Vale a pena conhecer este musical e vou te dizer o porquê.
Todo musical tem o desafio de causar a primeira e boa impressão e conquistar o seu público de imediato na primeira cena e é exatamente isso que Em Um Bairro de Nova York faz ao entregar uma sequência inicial alegre e contagiante com uma excelente direção de Jon. M Chu que se estende ao longo de 2h23min, uma duração que poderia ser um pouco enxugada, mas nada prejudicial. O filme faz uma ótima introdução ao apresentar ao espectador Washington Heights, cenário principal que ajuda a contar todas as tramas e os dramas de cada personagem.
Assim, o filme ganha a perspectiva de Usnavi (Anthony Ramos), narrador protagonista que conta sobre a vida no bairro e a trajetória dos moradores que, além de ser uma unida comunidade latino-americana, traz o conceito singelo sobre o que é ser uma família.
Com a ajuda da narração de Usnavi – que conta a história para um pequeno grupo de crianças – o filme musical ganha desenvolvimento a partir das subtramas de seus personagens que moldam o conjunto da narrativa. Como base, temos a história de Usnavi, o querido e magnético dono de uma mercearia, que economiza cada centavo do seu dia de trabalho para realizar o sonho de reabrir a mercearia ‘El Sueñito’ de seu pai, na República Dominicana. Ele mora com sua avó de coração, Claudia (Olga Merediz), que acolhe todos os integrantes deste bairro, tratando cada um como um membro de sua família; e o primo Sonny (Gregory Diaz IV), seu braço direito na loja, um garoto divertido, galanteador e que sonha com um futuro promissor para si.
Crítica – Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio
As ruas de Washington Heights também passeiam pela história de Nina (Leslie Grace), que alcançou o sonho de fazer faculdade em Stanford, sendo a primeira da família a ter uma grande conquista. Mas seu retorno para o bairro é carregado de medos e inseguranças sobre este sonho ser maior que a sua realidade, deixando-a receosa sobre os seus próximos passos e como isso irá afetar a relação e os negócios de seu pai Kevin (Jimmy Smits) e a sua relação com Benny (Corey Hawkins), braço direito de Kevin e que batalha muito por seu trabalho, espaço e por coisas melhores.
Virando a esquina, o filme ganha mais notas musicais divertidas e dramáticas com a história de Vanessa (Melissa Barrera), uma manicure que almeja o sucesso como designer de moda e um apartamento para chamar de seu, enquanto batalha todos os dias como manicure no apaixonante salão de Daniela (Daphne Rubin-Veja) ao lado de Carla (Stephanie Beatriz) e Cuca (Dasha Polanco), rendendo cenas engraçadas e um humor contagiante à trama.
É por estas ruas de Washington Heights que os personagens levam o público a passear por suas histórias, revelando a grande essência deste musical: ser inspirador ao lembrar de encontrar a pequena felicidade nos detalhes. Pode até parecer clichê, mas a forma como Em Um Bairro de Nova York molda este cenário é realista, mostrando que os altos e baixos, as inseguranças, as dúvidas e os medos existem, mas a luta, força, determinação e esperança crescem mesmo que um passo para trás seja dado.
São estes sentimentos abstratos que emoldura o musical, que a todo o tempo recheia a sua trama com músicas bonitas que contam as histórias, os pensamentos, ações e decisões dos personagens, substituindo os diálogos que são bem poucos. Assim, espere muitas canções divertidas e emocionantes Em Um Bairro de Nova York, em que cada palavra, música e sentimento são desenhados por excelentes coreografias que despertam energia e entusiasmo no público, como a sequência de introdução, a festa na piscina e a dança de carnaval, cenas que cairão no gosto de muitas pessoas.
No meio destas cenas, o filme abraça a parte lúdica ao desenhar o ápice dos sentimentos aflorados dos personagens – como é o caso de Nina e Benny – cantando enquanto dançam na parte externa de um prédio, por exemplo. No geral, posso dizer que Em Um Bairro de Nova York não tem músicas memoráveis, mas tem várias cenas que vão ficar na sua mente rodopiando por um bom tempo.
Caso o gênero musical não seja o seu favorito, talvez este filme não caia no seu gosto, o que não quer dizer que seja ruim, muito pelo contrário, é uma obra que desenha com a música e a dança os sentimentos dos personagens que, talvez, o espectador irá se identificar e se inspirar, um cenário muito bem construído com o talento de Lin-Manuel Miranda e o olhar autêntico do diretor.
Crítica: Espiral – O Legado de Jogos Mortais
Claro que todo este conjunto da obra só poderia ser realizado por um excelente elenco. Em Um Bairro de Nova York constrói uma comunidade latino-americana e imigrante para celebrar a pluralidade das pessoas e a luta para construir um sonho de cada vez. A turma toda impressiona, contagia e encanta com o público, mas as atuações de Anthony Ramos, Leslie Grace, Melissa Barrera e Corey Hawkins estão estonteantes. Já Olga Merediz vai emocionar como a Abuela Claudia, que abraça o bairro com o seu grande coração de mãe e entrega uma das cenas mais lindas do filme. Já o arco do salão é o mais engraçado, com destaque para Stephanie Beatriz, Daphne Rubin-Vega e Dasha Polanco.
Considerações finais
O final deste musical não poderia ser mais sonhador e realista. Em tempos difíceis, Em Um Bairro de Nova York chega para dar aquele sopro inspirador que precisamos. Com um elenco bom e forte, o filme musical encanta ao falar sobre amores, sonhos, liberdade, escolhas e a felicidade nos pequenos detalhes em meio à luta diária realista de uma comunidade unida em que a música, dança e as ruas de Washington Heights contam suas histórias.
Afinal, o que ‘El Sueñito’? Significa ‘Little Dream’, ou seja, pequeno sonho. Qual é o seu pequeno sonho?
Ficha Técnica
Em Um Bairro de Nova York
Baseado no musical In The Heights
Direção: Jon. M Chu
Músicas e letras: Lin-Manuel Miranda
Elenco: Anthony Ramos, Corey Hawkins, Leslie Grace, Melissa Barrera, Olga Merediz, Jimmy Smits, Stephanie Beatriz, Gregory Diaz IV, Daphne Rubin-Vega, Dasha Polanco, Noah Catala, Lin-Manuel Miranda, Mateo Gómez, Olivia Perez, Patrick Page, Marc Anthony, Dean Scott Vazquez e Analia Gomez.
Duração: 2h23min
Nota: 9,0