Depois de ler o livro e assistir ao filme Como Eu Era Antes de Você, percebi que o romance não está apenas no encontro dos protagonistas em uma situação peculiar, mas também a forma como eles encaram o momento que vivem e como cada um contribui na vida do outro. A história mostra que os pequenos detalhes fazem a diferença e o conjunto deles se transforma na felicidade de cada pessoa, seja ela pequena ou grande; momentânea ou permanente.
Caso você não tenha lido o livro da Jojo Moyes ou a sinopse do filme, vou lhe explicar a história: Will Traynor (Sam Claffin) é um rapaz jovem, rico e bem sucedido que leva uma vida repleta de conquistas e cheia de aventuras, com viagens e esportes radicais. Porém, sua vida dá um giro de 360º em uma manhã chuvosa quando sofre um grave acidente de moto que o deixa tetraplégico. A situação o torna depressivo, solitário e mal humorado, preocupando o seus pais. É neste contexto que a jovem Louisa Clark (Emilia Clarke) dá as caras, pois a garota é contratada para cuidar e fazer companhia a Will. Ela aceita o emprego de imediato, após perder o cargo em uma cafeteria que trabalhava há anos. Além disso, a situação de sua família é apertada, já que seu pai perdera o emprego e sua irmã, Treena (Jenna Coleman) precisou interromper os estudos após engravidar. Aos poucos, Lou faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, com isso, acaba se envolvendo com ele. Não se preocupe a sinopse não dá nenhum spoiler.
Não podemos negar que mesmo que o ambiente seja romântico e as intenções de cada personagem sejam as melhores, a história é triste, pois a condição de Will é irreversível e o destino escolhido pelo próprio rapaz faz o espectador pensar na seguinte pergunta: será que eu faria o mesmo se estivesse no lugar dele? Sim, eu me perguntei isso enquanto mergulhava na trama e foi difícil responder. Mas, como disse no primeiro parágrafo, o filme se tornou tão romântico pelo fato de mostrar que ainda há felicidade nos momentos mais tristes de nossas vidas. A cidade de Londres e Paris são os cenários mais lindos de se ver em qualquer filme, especialmente neste. Você se apaixona por cada canto até mesmo em um dia nublado ou chuvoso. Outros dois pontos que contribuem muito nesse romance dramático são os diálogos leves, bem construídos e com uma pitada de humor ácido; e a trilha sonora que arranca lágrimas do público, especialmente com a música “Photograph”, de Ed Sheeran.
Sam Claffin e Emilia Clarke foram escolhidos a dedo para esses papeis. Não consigo ver outros atores interpretando Will e Louisa. A química entre eles é bem sintonizada e não há nenhum esforço exagerado deles em demonstrar isso nas telonas. As interpretações são naturais e te conquistam logo de cara. Porém, a única que coisa me incomodou um pouco foi ver a Lou sorrindo o tempo todo, como se fosse uma obrigação ela se manter sempre alegre na frente de Will. Achei que em alguns momentos do filme isso não era necessário.
Outro personagem que me surpreendeu foi o enfermeiro Nathan, interpretado por Stephen Peacocke. Vemos exatamente o personagem descrito no livro, como alguém que não só está ali para cuidar da saúde de Will, mas também um amigo, que conhece bem o seu paciente, além de ajudar a Lou no plano de animar Will.
Livro X Filme
O filme é fiel ao livro e o espectador irá ver os momentos principais da obra de Jojo Moyes, como a ida à corrida de cavalos; o concerto; o casamento da ex de Will e a viagem a um lugar paradisíaco. Porém, alguns detalhes foram omitidos na trama, mas isso não prejudicou o filme. Pelo contrário, tornou a história ainda mais romântica e muito mais focada nos protagonistas. Mas eu gostaria de ter visto os seguintes pontos:
– Gostaria de ter visto mais de cenas de Lou com o namorado Patrick, interpretado por Matthew Lewis (o Neville de Harry Potter). No livro, Patrick é realmente viciado em corrida e exercícios físicos, mas também é um pouco egoísta em certas atitudes. No filme, ele é um pouco mais bobo. No livro, Lou chega a morar com o namorado por um tempo;
– A relação de Lou e Treena não são só flores. A personagem de Jenna Coleman ajuda, mas também provoca bastante, mostrando um lado mais agressivo de Lou. Talvez se tivessem mostrado um pouco disso, teria equilibrado mais o “excesso” de sorrisos de Louisa.
– A mãe de Will, Camila Traynor (Janet McTeer) é uma mulher mais fechada, quando o assunto é seu filho. No livro, muitas vezes, Louisa bate de frente com a patroa, enquanto no filme, Camila aceita com mais facilidade as ideias de Lou;
– No livro, Lou não aceita bem ao descobrir o segredo de Will e até reluta para voltar a trabalhar na casa dos Traynor. No filme, ela sente o “baque” da descoberta, mas não demonstra tanto sua tristeza;
– No livro, Lou evita andar no labirinto do castelo por causa de uma situação que lhe ocorreu no passado. Ela conta essa história para Will. No filme, eles apenas andam pelo castelo. Acredito que aqui, eles poderiam ter mencionado essa cena, pois mostraria um lado mais vulnerável de Lou.
– Nas últimas cenas, Lou tem uma briga feia com a mãe e chega a ser expulsa de casa. No filme, a mãe apenas fica aborrecida com a atitude de Louisa.
Considerações finais
Como Eu Era Antes de Você é um filme que tem todos os elementos que contribuem para um perfeito romance: cenário, diálogos leves, trilha sonora e a química dos protagonistas. Porém, a história tem um foco triste que vai arrancar lágrimas do público, principalmente na cena final. Se você já leu o livro, você sabe como essa história termina e o filme é fiel a isso. E se você gostou da obra, com certeza vai gostar filme. Mesmo que não tenha alguns pontos apresentados no livro (como citei acima), a trama não é prejudicada em nenhum momento. O espectador vai sair do cinema extremamente satisfeito com a produção.
E aí, quem vai assistir Como Eu Era Antes de Você? Deixem nos comentários!
Quer saber quais são as músicas tocadas no filme? Confira a trilha sonora:
“The Sound” – The 1975
“Surprise Yourself” – Jack Garrett
“Don’t Forget About Me” – Cloves
“Photograph” – Ed Sheeran
“Not Today” – Imagine Dragons
“Unsteady – Erich Lee Gravity Remix” – X Ambassadors
“Till The End” – Jessie Ware
Ficha Técnica
Como Eu Era Antes de Você
Direção: Thea Sharrock
Elenco: Sam Claffin, Emilia Clarke, Matthew Lewis, Jenna Coleman, Stephen Peacocke, Janet McTeer, Charles Dance, Bredan Coyle e Vanessa Kirby.
Duração: 1h50min
Nota: 9,5