O drama policial dirigido e escrito por Edward Norton, Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe (Motherless Brooklyn) é um filme baseado no livro de Jonathan Lethem, que ambienta uma Nova Iorque dos anos 50 cheia de ruas sombrias, com um mistério à cada esquina, assassinatos e um detetive fora do comum, com o único objetivo de desvendar as armações por trás da morte de seu mentor.
Lionel Essrog, protagonizado pelo próprio Edward Norton, é um detetive extremamente inteligente, capaz de decorar qualquer informação e recordá-la perfeitamente após semanas. Essa habilidade era utilizada por seu chefe, Frank Minna (Bruce Willis), para juntar os pontos faltantes em qualquer tipo de caso.
Mas, após a morte de Minna, alguns fatos passam acontecer e Lionel se vê obrigado a honrar seu mentor. O protagonista vai atrás da verdade e sua habilidade o ajudará a desvendar o mistério do assassinato. Outra peculiaridade do personagem é a síndrome de Tourette, às vezes tão difícil de controlar quando está nervoso e ansioso, mas apenas a goma de mascar e a maconha o acalma.
Política, dinheiro e poder
A temática de Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe é bastante atual, porque após seguir uma pista, Lionel é levado ao meio do caos e da ganância dos ricos, que desapropriam pessoas pobres. Este é um fenômeno chamado de gentrificação. Desta forma, o filme faz uma crítica ao sistema, mostra um dos problemas sociais e econômicos dos Estados Unidos, que reflete ainda hoje e, também, em outros países.
O detetive conhece Laura Rose (Gugu Mbatha-Raw), uma jovem que trabalha contra esse problema de desapropriação, com o objetivo de defender seu próprio bairro, o Harlem. Aos poucos, Lionel descobre que antes de morrer, Minna estava seguindo Laura que, sem saber, está ligada a um homem ambicioso, arrogante, preconceituoso e sem escrúpulos.
Qualidade e técnica
O desenrolar da trama é extremamente coesa, instiga o espectador a querer entender mais sobre cada personagem. Apesar de algumas cenas se arrastarem e não justificarem o tempo longo do filme, ainda assim, não afeta a qualidade do enredo.
A fotografia é excepcional, a iluminação faz a diferença no filme e ajuda a dar força a história, dando a sensação de aflição, desconfiança e intensidade. A trilha sonora é regada à jazz e com um suspense na medida certa.
Pode–se dizer que Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe nos remete aos clássicos de Hollywood, sem efeitos especiais, apenas uma boa história com o objetivo de revelar a verdade e expor os podres dos ambiciosos.
Ficha Técnica
Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe – Direção: Edward Norton
Elenco: Edward Norton, Gugu Mbatha-Raw, Alec Baldwin, Willem Dafoe, Bruce Willis, Bobby Cannavale.
Duração: 2h25min
Nota: 8.5