Às Cegas (Sightless) é a mais nova produção do gênero thriller psicológico que chega no canal TNT. Estrelado por Madelaine Petsch (Riverdale), o filme traz uma premissa bastante intrigante que, no primeiro momento, prende a sua atenção rapidamente, no entanto, o desenvolvimento é um pouco falho. Ainda assim, vale a pena assistir?
Escrito e dirigido por Cooper Karl e baseado em seu curta de 2017 de mesmo nome, Às Cegas acompanha Ellen Ashland, uma ex-violinista que sofre um ataque brutal na rua e fica cega repentinamente. Obrigada a se adaptar com sua nova condição, ela se confina em seu novo apartamento para se recuperar. Pouco tempo depois, ela começa a suspeitar que seu agressor voltou para aterrorizá-la, escondendo-se à vista de todos.
Se você for fã da série Riverdale, o motivo mais forte para assistir ao filme é a atriz Madeleine Petsch, uma vez que ela entrega uma atuação satisfatória e intrigante na pele de Ellen. Os flashbacks do ataque que a protagonista sofre causam certa agonia no espectador, justamente pela personagem perder a visão de uma forma drástica. Ellen era considerada uma famosa violinista, mas agora vai ter que reaprender a viver no mundo como deficiente visual, o que não é nada fácil. Ela não confia em mais ninguém e teme pela aproximação alheia. Seu único contato é com o seu irmão mais velho, que está viajando, mas a ampara à distância ao alugar um novo apartamento e contratar um cuidador especializado em apoiar e ensinar deficientes visuais.
A princípio, o espectador se sente na pele da protagonista: desconfiada, insegura e pessimista com o que está por vir. Além disso, o público fica aficionado em saber se a personagem vai conseguir lidar com a nova condição e dar a volta por cima, além de saber se haverá uma investigação para encontrar o autor do ataque brutal.
Qual é o grande problema de Às Cegas? Infelizmente, o filme se torna bastante lento e dá uma grande ‘barrigada’ na trama, fazendo com que os acontecimentos ocorram a passos de tartaruga, enquanto que outros plots poderiam ter sido melhores desenvolvidos e aproveitados na história. De exemplo, o filme poderia ter mostrado mais a vida de Ellen antes do ataque, como sua carreira e fama de violinista; a relação com o seu irmão, a fim de que o público compreenda melhor o que realmente está acontecendo na trama e crie teorias a respeito desta relação à distância. O filme perde a oportunidade de mergulhar em detalhes que aumentariam a atmosfera de suspense e ainda pode causar certo tédio em seu segundo ato.
Como o roteiro demora para entregar as pistas do que realmente está acontecendo, talvez o espectador se sinta incomodado também com relação à investigação que se torna superficial e corriqueira na história. Outro ponto que fica a desejar são os cortes bruscos de uma cena para outra que tornam a montagem cansativa, já que o desenvolvimento demora para entregar a cereja do bolo da trama.
Crítica: A Galeria dos Corações Partidos
O filme começa a chamar a atenção quando Ellen passa a compreender que coisas estranhas estão acontecendo ao redor, como o mesmo barulho ocorrer no mesmo horário; ter uma única vizinha de porta, que está passando por maus bocados com o marido; este marido ser bastante agressivo; o elevador ter o botão bloqueado em seu andar, entre outras coisas.
Tudo vem à tona no terceiro ato do filme, quando a protagonista finalmente começa a compreender o que, de fato, está acontecendo ao seu redor, além de entender quais são as verdadeiras intenções do cuidador contratado pelo irmão. Aliás, o filme prega uma peça, que só quem estiver prestando muita atenção vai juntar as pistas do que viu no início do filme com o desfecho.
É na reta final que a história dá uma boa engrenada com cenas interessantes e ainda mais intrigantes, dando um desfecho satisfatório a tempo.
Considerações finais
Às Cegas é um thriller psicológico que entrega uma premissa instigante e uma boa atuação de Madelaine Petsch. No entanto, o filme derrapa com um desenvolvimento cansativo e mal aproveitado, salvando-se apenas na reta final. Talvez Às Cegas funcione melhor apenas como um curta.
Ficha Técnica
Às Cegas
Direção: Cooper Karl
Elenco: Madelaine Petsch, Alexander Koch e December Ensminger
Duração: 1h30min
Nota: 5,8