Um romance teen repleto de clichês é a melhor coisa que After vai oferecer. Mas o que realmente surpreende é que o filme segue um caminho contrário ao livro e funciona mais do que o esperado. Eu vou explicar como e porquê.
Baseado na obra de sucesso da autora Anna Todd e dirigido por Jenny Gage, After acompanha Tessa Young, uma jovem de 18 anos recém-formada no colégio e prestes a dar um novo passo importante em sua vida. Ao ingressar na universidade, o grande foco da garota são os estudos e o crescimento em sua futura carreira, o que a faz deixar de lado distrações como festas e paixões. Mas assim que ela conhece sua colega de quarto Steph (Khadijha Red Thunder), automaticamente ela enxerga a diversão que a faculdade pode proporcionar. Mas mais do que festas, Tessa se depara com um sentimento confuso e avassalador ao conhecer Hardin Scott, um jovem rude, lindo, tatuado, implicante e com uma personalidade tão forte que é melhor não bater de frente. No início, os dois se detestam, ao mesmo tempo que não conseguem ficam longe um do outro, iniciando um relacionamento intenso e turbulento. A partir daí Tessa faz uma autodescoberta do amor e prazer, que pode complicar com os conflitos do passado de Hardin. Mas depois desse encontro, Tessa nunca mais será a mesma.
After é uma história que carrega uma legião de fãs, uma vez que a fórmula ‘amor entre dois jovens’ é a melhor trama para atrair o coração. Porém, há um fator forte nesta história que é o relacionamento abusivo, decisões precipitadas e imaturas e personalidades duvidosas dos personagens que tornam a história cheia de percalços e receosa de se aceitar. Me perdoem fãs de After, mas isso é um fato. No entanto, a adaptação vai completamente ao contrário do desenvolvimento do livro, trazendo um amor mais inocente, íntimo e muito mais aceitável nas entrelinhas. E esta foi a melhor escolha que puderam fazer.
Acredito que a opção de suavizar a história se deve a escolha do público, uma vez que o filme é voltado para adolescentes de 13 a 15 anos, sendo este o maior acerto do roteiro. Mesmo tendo a universidade como cenário principal, After ganha uma atmosfera high school, trazendo de volta as boas e velhas memórias das paixões na época da adolescência, o famoso ‘borboletas no estômago’, a vergonha de se aproximar e conversar com a pessoa que a gente gosta e a timidez que se avermelha em nossas bochechas. Impossível não sentir um quentinho no coração com esses sentimentos revividos, e é exatamente isso que o filme resgata, aflorando esse amor entre duas pessoas completamente opostas.
Sem dúvida, o filme utiliza de uma trilha sonora romântica pop e abusa das cenas clichês, como por exemplo, Hardin e Tessa juntos na cama conversando, rindo e lendo; a biblioteca como o esconderijo secreto do casal e, é claro, a divertida fuga ao serem pegos escondidos depois do horário permitido; as declarações em forma de citações de livros clássicos, entre outras cenas. Claro que o filme traz os principais momentos da história, como a cena da lagoa, o surto de Hardin na casa do pai, o apartamento, o casamento, o passado da família de Hardin, a difícil relação de Tessa com a mãe, a entrevista de emprego e, obviamente, o plot twist, que quem já leu o livro sabe do que se trata (não se preocupem, não vou dizer o que é).
O sexo também é aflorado, uma vez que a protagonista inicia a descoberta sexual e o prazer no toque, no sussurro, na carícia, nas palavras certas e no desejo carnal de estar com alguém que gosta de verdade. Diferente do livro que explora bem o lado sexual dos personagens (com cenas bem descritas das várias relações que eles têm), o filme suaviza bastante esta parte, entregando cenas sensuais mais delicadas e apenas o entendimento de que algo mais quente vai rolar.
Se After acerta ao entregar um romance mais suave, o filme peca com relação ao contexto de certas subtramas. Para quem leu o livro, vai ter uma uma identificação mais instantânea sobre o significado das principais cenas. Mas quem não leu, há momentos que carecem de uma explicação mais coerente, uma linha que conecta bem os acontecimentos que poderiam ser mais fluídos, mas são desenvolvidos de forma muito rápida e brusca. Além disso, os diálogos, na maioria das vezes, são simples e sem surpresas, tornando-se apenas um pouco mais robustos quando os personagens citam trechos de livros.
A dupla Josephine Langford e Hero Fiennes-Tiffin entregam uma boa química na tela. De um lado, temos uma Tessa que transita da inocência e do controle para a independência, responsabilidades e a descoberta do amor e do prazer. Ela apresenta momentos de confusão, mas consegue bater o martelo na hora certa para mostrar que é capaz de amadurecer do jeito que ela quer.
A grande surpresa é Hardin, que sofre uma repaginada no filme. No livro, o rapaz é rude, agressivo e extremamente grosso; não gosta de perguntas, muito menos de falar sobre sua vida; é misterioso demais, adora uma briga e erra bastante. Ele tem seus momentos mais tranquilos e amorosos, mas que diminuem perto do seu lado negativo. Já no filme, a personalidade de Hardin é mais suavizada, enaltecendo mais o lado romântico do personagem e pincelando o lado problemático, seja na cena da festa, no surto, na revelação do seu passado e, o principal: na forma como ele reage quando a reviravolta acontece.
Selma Blair é Carol Young, mãe Tessa, uma mulher descrita como rude e extremamente controladora, sempre traçando todos os movimentos da filha. Isso até acontece no filme, porém, a personagem tem a sua redenção, acertando o passo com a filha, algo bem diferente do que acontece no livro.
Interpretado por Peter Gallagher, Ken Scott é o pai de Hardin e reitor da universidade. O público só descobre mais sobre ele pelo ponto de vista do filho, mas infelizmente o personagem pouco aparece e o filme não explora melhor a relação dos dois. Uma pena.
O grupo formado por Molly (antagonista), Steph, Taylor, Zed e Jace não ganham um desenvolvimento mais aprofundado, mas contribuem razoavelmente na trama.
Considerações finais
After suaviza bastante a história do livro e entrega um amor mais inocente, o sexo e o prazer sensual e não vulgar, cenas bem clichês e uma dupla de protagonistas que tem uma química atraente na tela. É uma adaptação que foge da história original e acerta por fazer isso.
Ficha Técnica
After
Direção: Jenny Gage
Elenco: Josephine Langford, Hero Fiennes-Tiffin, Selma Blair, Peter Gallagher, Khadijha Red Thunder, Shane Paul McGie, Samuel Larsen, Inanna Sarkis, Pia Mia, Dylan Arnold, Swen Temmel e Jennifer Beals.
Duração: 1h46min
Alguém pode me explicar porque no filme 1, a esposa do pai do hardin é Branca, e no filme 2 ela é Negra? E porque repetem a cena do hardin batendo no pai, tanto no casamento com a branca, quanto no natal com a negra, mesma cena, inclusive as mesmas falas e mãe dele indo embora de Uber.