A CCXP 2019 (Comic Con Experience) tornou-se um dos maiores eventos da cultura pop do mundo. A 6ª edição marca este grande feito com a venda de todos os ingressos pela primeira vez, além de garantir a presença de grandes estrelas de Hollywood como Gal Gadot, Ryan Reynolds, Margot Robbie, o presidente da Marvel, Kevin Feige, o elenco de Star Wars, o diretor J.J Abrams, elenco da série The Boys, entre outros.
Mas, será que valeu mesmo a pena esta 6ª edição? Dizer que não seria uma grande hipocrisia, pois, no geral, a CCXP 2019 conseguiu manter certo equilíbrio e, mesmo com os ingressos esgotados, não senti nenhum dia do evento completamente abarrotado de pessoas. Se estava cheio? Sim, mas era possível andar pela feira, olhar os estandes e fazer as melhores compras nerds pelas lojas que estiveram presentes nesta edição, como Piticas, Pernambucanas, Riachuelo e outros.
No entanto, há ressalvas que a cada ano sempre tem. Um exemplo são as demoradas filas para participar das ativações dos estandes. Devido a quantidade de pessoas presentes na feira, é normal que as filas aconteçam, sendo que algumas andam mais rápido e outras levam de duas a três horas de espera, tornando o dia do visitante cansativo e irritante, afinal, quem curte ficar em fila? Mas é um mal um tanto quanto necessário e organizado.
O que percebi é que muitos ficaram frustrados por perderem tempo nas filas e, ao final de determinada ativação, verem que a atividade não era tudo isso. A dica que posso dar é a seguinte: antes de entrar em uma fila, deem uma olhada geral no estande, prestem a atenção em cada coisa e tentem perguntar para quem trabalha no local se tal ativação ou brincadeira vale a pena a espera. Muitas vezes, tirar uma foto do lado de fora é bem mais vantajoso do que olhar por dentro.
Além disso, outra ressalva em específico foi no estande da Warner. Com um requinte de beleza e com ativações legais, especialmente para os fãs das séries e filmes do estúdio, para você participar das atividades era necessário agendar horário no aplicativo desenvolvido para o estande na CCXP. Mas, com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo, muitos não conseguriam agendar, tornando algo frustrante para o visitante. A ideia do app é interessante e uma forma mais organizada de fazer as pessoas participarem de um dos estandes mais concorridos da comic con brasileira, porém, ainda é necessário encontrar um meio de melhorar. Não se sabe como, mas é possível que melhore isso para a próxima edição.
Para quem foi cobrir a CCXP 2019 como imprensa, também teve alguns impasses. Em outubro, abriram as inscrições para conseguir a credencial de imprensa, que permite que você participe (com mais facilidade) dos painéis e tenha acesso à sala de imprensa do local. Houve também a possibilidade de ir ao evento com marcas que estivessem participando da comic con, com a credencial de Creator, seja para sites, blogs, influenciadores digitais.
O problema é quando não se consegue nenhuma dessas credenciais. Infelizmente não consegui a credencial de imprensa, como sempre almejo todo ano. Nesta edição fui em parceria com o Telecine e com outros ingressos que adquiri para os outros dias com a ajuda de amigos e contatos. Consegui aproveitar quase 100% da feira, mas infelizmente não consegui participar dos painéis, que era também um dos meus objetivos. Em 2018, consegui ir em vários painéis e trazer um conteúdo maior ao site e as redes sociais, porém, neste ano, apenas fui ao painel do Amazon Prime Vídeo, que contou com a presença do elenco das séries The Expanse, Star Trek: Picard e The Boys. Gostaria de ter participado de mais? Claro, mas fiz tudo o que estava ao meu alcance e não consegui. Fica para uma próxima.
No meu caso, quem não conseguiu painel, alguns estúdios deram a oportunidade de participar de coletivas de imprensas que aconteciam fora da CCXP. De exemplo, a Warner Bros, Pictures realizou as coletivas de imprensa de Aves de Rapina e Mulher-Maravilha 1984 em outros lugares e antes da comic con começar. Ponto positivo para esta organização. Já as coletivas realizadas dentro do evento só seriam permitidas para aqueles que tivessem a credencial de imprensa.
No geral, posso dizer que gostei da CCXP 2019, pois conquistou os nossos olhares com estandes deslumbrantes, em que a maioria das ativações eram divertidas e rendiam ótimas fotos, enquanto outras eram frustrantes, especialmente para quem ficou horas na fila. Com relação à imprensa, consegui aproveitar e fazer a cobertura apenas daquilo que foi permitido, diminuindo a cobertura do site em comparação ao ano passado.
Valeu a pena? Valeu pela diversão, pelos amigos e os momentos marcantes. Há no que melhorar? Sim, aliás, também pretendo melhorar alguns pontos do site e colocar algumas coisas em prática, para que em 2020 eu possa ir com o credenciamento de imprensa e fazer uma cobertura ainda maior (e com qualidade, é claro) para vocês.
Gal Gadot e Patty Jenkins divulgam Mulher-Maravilha 1984 em SP
CCXP 2018: o que rolou no Spoiler Night?
Veja algumas fotos que tirei na CCXP 2019:
O Telecine marcou presença com um estande interativo, com atividades de acordo com os gêneros do cinema, além de um mezanino super legal para os parceiros de imprensa!
A Warner Bros entregou um dos estandes mais lindos, coloridos e divertidos, com direito a cenários de Riverdale, Supernatural e Friends, além de exaltar suas grandes estreias de 2020, como Scooby – O Filme, Aves de Rapina e Mulher-Maravilha 1984.
A Hershey’s trouxe jogos de tabuleiro aos visitantes, além de deliciosos chocolates. Para ganhar um, bastava tirar uma foto e postar com a hashtag #HersheysMaisNaCCXP19
A Netflix não ficou para trás e trouxe cenários das séries de sucesso Stranger Things, Breaking Bad e, é claro, do filme El Camino.
A Amazon Prime Video chamou a atenção por sua grandiosidade, com um estande de encher os olhos em homenagem as séries American Gods, The Boys, Star Trek: Picard, Carnival Row e The Expanse.
A Universal Pictures trouxe cenários de Jurassic Park, Minions 2, Trolls 2 e Velozes e Furiosos:
Aliás, tinha uma lojinha com produtos do estúdio em que o visitante poderia adquirir o famoso E.T!
A Disney e a Fox trouxeram um estande menos interativo e mais ‘instagramável’, em que o visitante podia tirar fotos nos cenários de Frozen 2, Dois Irmãos, Mulan, Um Espião Animal e Free Guy.
No estande da HBO, além de algumas ativações, o visitante encontrava figurinos e objetos das séries Watchmen, His Dark Materials e Westworld.
Para comemorar a chegada das temporadas de Doctor Who no streaming, o Globoplay trouxe a famosa Tardis para os fãs tirarem fotos e se divertirem!