A Califórnia Filmes anunciou que irá trazer o filme A Baleia ao Brasil, cujo lançamento está marcado para o dia 23 de fevereiro de 2023 nos cinemas. O novo filme de Darren Aronofsky rendeu ao ator Brendan Fraser a sua primeira indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme dramático.
Baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter, A Baleia acompanha Charlie, um professor de 270 Kg, que não consegue sair do sofá, e repleto de problemas emocionais. Ele tenta se reconectar com sua filha adolescente como uma última tentativa de redenção.
No elenco estão Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins e Samantha Morton. No Festival de Veneza, em setembro passado, ele também recebeu quase 10 minutos de aplausos na sessão de gala do longa, e o ator é um dos mais cotados para o Oscar.
“O que eu gosto sobre A Baleia é como nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa, e vivem vidas muito ricas”, conta Aronofsky, que se interessou em adaptar a peça desde que a viu, mais de dez anos atrás.
Fraser, por sua vez, conta que teve uma entrega total ao personagem, como nunca fizera antes, para mostrar toda a força e vulnerabilidade de Charlie. “Ele tem uma melancolia que o paralisa que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, explica o ator.
O diretor confessa que sempre esteve próximo de Fraser durante todo o processo, a fim do proteger, pois sabia que, ao entrar no personagem, o ator também ficaria muito fragilizado emocionalmente. “Há uma espécie de casamento entre o poder das palavras do roteiro e a coragem da interpretação de Brendan. Conversamos muito sobre como queríamos aproximar, mas também afastar o público do personagem.”
“Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui Fraser.
Mila no Multiverso: 1ª série nacional de ficção científica estreia em janeiro no Disney+
Crítica: Gato de Botas 2 – O Último Pedido
A equipe artística de A Baleia inclui também o diretor de fotografia Matthew Libatique (Cisne Negro, Homem de Ferro 2); o compositor Rob Simonsen (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo); o montador Andrew Weisblum (A Crônica francesa); a diretora de arte Jurasama Arunchai (Amor Sublime Amor); e o figurinista Danny Glicker (Milk: A voz da igualdade).