O que você faria para trazer sua filha de volta? Que tipo de verdade viria à tona? Quais segredos seriam revelados? Carregado de muito drama por um trio de atores para se admirar na tela, o cineasta iraniano Asghar Farhadi dirige Todos Já Sabem (Todos lo Saben), primeiro longa da língua espanhola em seu currículo. Um filme que até prende a atenção, mas pode cansar alguns com uma história que se estende mais do que o necessário.
A trama se passa em uma vila espanhola para qual Laura (Penélope Cruz) retorna para participar de um grande casamento, depois de muito tempo longe da família. Desta vez, seu marido Alejandro (Ricardo Darín) ficou na Argentina por conta do trabalho, mas ela leva seu filho mais novo e sua filha adolescente, Irene.

Entre passeios e conversas pelos arredores do vilarejo, Irene conhece e se encanta por Felipe que, por sinal, lhe revela um segredo: Laura e Paco (Javier Bardem) já foram apaixonados. Quando chega o dia do casamento, a alegria contagia os quatro cantos da casa, porém, durante a festança, a família é golpeada por um sequestro, expondo as fraquezas e os problemas de cada um, revelando segredos e mentiras há muito tempo omitidos por todos. Em meio a esse mistério e desespero, cresce a pressão por respostas e, reunidos na sala, uma verdade pode ajudar a resolver o crime.
Crítica: Alita- Anjo de Combate
Todos Já Sabem é um grande dramalhão que faz o público até imaginar que está assistindo a uma melosa novela mexicana que, por sinal, consegue prender bem a nossa atenção com vários personagens que se tornam suspeitos diante de um sequestro repentino e, a princípio, sem motivos para acontecer. O espectador toma conhecimento de que esse tipo de crime já aconteceu uma vez na região, com o desaparecimento de uma garotinha sem deixar nenhum vestígio. E agora, a história se repete com a filha de Laura.

No início, o filme não entrega absolutamente nada, deixando não só os personagens, mas o público no escuro, afinal, qual a razão de sequestrar uma pessoa que acabou de chegar a um local que quase não frequenta? Qual é o propósito de atingir exatamente esta família, com foco em Laura? Assim que as perguntas são apontadas, o roteiro começa a entregar pistas que fazem todos pensar no que aconteceu naquela festa, como o fato da garota passar mal repentinamente; a luz acabar de uma hora para outra; recortes de jornal aparecer para informar o objetivo de tudo aquilo; o questionamento de Alejandro não ter acompanhado Laura na viagem; a extrema preocupação de Paco em ajudar no caso; mensagens de texto suspeitas, entre outras pistas. O ponto positivo é que o filme alimenta intrigas, dúvidas e medos que fazem os personagens questionarem uns aos outros, além de qual passo eles podem dar a fim de que a situação não saia do controle e traga um final trágico para Irene.

No entanto, mesmo elaborando boas pistas e conexões, essa rede de mistério não consegue se sustentar por muito tempo e acaba se estendendo mais do que o necessário. A verdade é que Todos Já Sabem entrega muitos personagens para explorar em uma história curta. Até a grande revelação acontecer, o roteiro se enrola em cenas que poderiam ser cortadas facilmente, diminuindo um pouco do tédio alimentado no segundo ato. Outro fator que pode incomodar um pouco são os cortes bruscos que acontecem entre as cenas. Em determinado momento o público está vendo Laura dentro da casa conversando com a família e, repentinamente, corta para uma cena que não se conecta direito com a anterior, levando a uma constante quebra de ritmo que só para na metade do filme.
Sessão Pipoca: A Caminho de Casa
Mesmo com essas ressalvas, o longa torna-se atrativo por ser protagonizado por um trio maravilhoso. Penélope Cruz muda da água para o vinho assim que o sequestro acontece e entrega uma mãe desesperada, carregando nas costas o grande peso do drama e o medo de que o pior aconteça, receosa com as ameaças que recebe, ao mesmo tempo em que só sabe que há um caminho a percorrer.

Javier Bardem é Paco, um rapaz que é da família não por ter o mesmo tipo sanguíneo, mas por ter crescido com eles e vivido momentos bons e ruins ao lado de todos. Ele é amigo para toda a hora, no entanto, sua lealdade começa a ser questionada com o sequestro, juntamente com a antiga relação que teve com Laura.

Ricardo Darín demora um pouco para entrar em cena, mas quando entra em ação é impossível não admirá-lo e também de suspeitar de seu personagem, uma vez que há pistas controversas que o deixam contra a parede em alguns momentos.
Já assistiu a nova série The Umbrella Academy?
O restante do elenco é bom, complementa a história, no entanto, não há chances de explorar tanto eles, somente quando estão juntos com algum dos três protagonistas.
Considerações finais
O final é revelador, mas não surpreende tanto quanto se espera, uma vez que a história já se esticou mais do que o necessário, diminuindo a empolgação de resolver o mistério. Ainda assim, o desfecho é bom e fica aberto para que o público questione algumas coisas que o filme poderia mostrar, mas não mostra.
Todos Já Sabem tem um excelente elenco de protagonistas e uma boa premissa que envolve crime, mistério e segredos. No entanto, por ser uma história cujo desenvolvimento é limitado, o roteiro se estica mais do que o necessário, tornando o filme longo e cansativo.
Ficha Técnica
Todos Já Sabem
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín, Carla Campra, Eduard Fernández, Bárbara Lennie, Inma Cuesta, Jaime Lorente, Elvira Mínguez, Sara Sálamo, Roger Casamajor, José Ángel Egido e Iván Chavero.
Duração: 2h13min
Nota: 6,8