Após meses de espera, finalmente posso dizer que WandaVision está entre nós. A nova produção da Marvel para o Disney Plus abre alas para a nova fase do universo cinematográfico Marvel, que traz consequências dos eventos finais da fase anterior, como em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
A série estreia com dois episódios de 30 minutos em um formato sitcom dos anos 50 e 60, que tem uma fotografia incrível, personagens que já amamos enquanto outros chegam para nos conquistar e se tornar enigmáticos aos nossos olhos. Mas WandaVision já mostra de cara que nem tudo o que você vê é real e este formato de estreia é apenas uma camuflagem, pois a verdade virá à tona daqui até o final desta temporada. Só sei de uma coisa: a série começou com os dois pés direito e promete entregar episódios ainda mais estrondosos, sombrios e repleto de boas reviravoltas.
******CONTÊM SPOILERS******
A sinopse dos dois primeiros episódios de WandaVision é simples e direta: Wanda e Visão são um casal que decidem morar em uma cidade pacata para levar uma vida simples e normal, enquanto escondem seus verdadeiros poderes – e quem são de verdade – de todo mundo.
Assim, de imediato a série nos dá o vislumbre de dois episódios trabalhados em ótimas referências às sitcoms dos anos 50 e 60, como I Love Lucy e A Feiticeira. Mesmo quem nunca tenha assistido estas séries, é possível reconhecer as referências destas produções de época, não só pela cor preto e branco, como o figurino, os cenários, diálogos e as risadas de fundo (típico de sitcom). Já no 2ª episódio temos uma referência clara da série A Feiticeira, especialmente na divertida abertura da série que, por sinal, é espetacular.
Todo o trabalho de ambientação e a atmosfera de sitcom trabalhados nos episódios são sensacionais. É a partir daqui que vemos a vida de Wanda e Visão iniciar, desde o momento em que eles se casam até o dia a dia de marido e mulher seja para cozinhar, fazer amizade com os vizinhos ou ir trabalhar e ganhar uma ótima promoção. Um ponto interessante a se notar é que Visão sempre muda sua aparência (para humano) para cobrir sua verdadeira identidade, além de não comer (o que acaba se tornando uma piada, mas é importante observar esse detalhe); Wanda esconde seus poderes, ao mesmo tempo que os usa em sua rotina, tanto para lidar com as tarefas de casa, quanto para sair de alguma situação estranha.
Personagens
Antes de falar sobre outras coisas que acontecem em WandaVision, é importante dizer o quanto os atores estão ainda melhores em papéis que fazem desde Vingadores: A Era de Ultron, Elizabeth Olsen está ainda mais confortável no papel de Wanda e, por conta disso, entrega uma atuação magnífica, delicada e enigmática, assim como todo o mistério por trás da personagem. Tudo é perfeito, mas é óbvio que há algo de errado com Wanda e a interpretação de Olsen deixa tal dúvida ainda mais pulsante ao espectador.
Paul Bettany é outro que demonstra conforto em seu papel e traz uma interpretação divertida para o público, afinal, Visão entra para o universo da sitcom e isso o faz ter um lado mais engraçado, leve e com o timing para diálogos cômicos que ativam as famosas ‘risadas de fundo’. Assim como Wanda, Visão tem a sua parcela de mistério, mas será que ele sabe mesmo o que está acontecendo? Ou é apenas uma peça dessa realidade criada?
Kathryn Hahn é Agnes, descrita anteriormente como a vizinha intrometida de Wanda e Visão, mas discordo de tal afirmação. Agnes ajuda Wanda a se adaptar à vizinhança, dando dicas de como lidar com os vizinhos, impressionar o marido, arrumar a casa, entre outras coisas. Agnes demonstra ser uma boa pessoa, mas será que é mesmo? Quem é Agnes, além da vizinha na sitcom? Ela é real ou uma imaginação?
Referências ao MCU
Durante os dois episódios de WandaVision, temos dois momentos muito interessantes que são os comerciais no intervalo da sitcom. No primeiro momento, o espectador pode até questionar a razão para tal comercial aparecer, mas são nos detalhes que as respostas começam a surgir, sem contar com toda a bagagem que temos dos filmes do universo cinematográfico Marvel.
O primeiro comercial é de uma torradeira que diz que toda família precisa ter uma em casa para não queimar a torrada e ter o café da manhã perfeito. Ao final da propaganda, nota-se que o objeto é das Indústrias Stark, fazendo uma clara referência à Tony Stark, o Homem de Ferro.
Tal comercial faz referência ao filme Vingadores: Era de Ultron, em que temos a primeira aparição de Wanda e seu irmão Pietro no universo. Lá, ela conta que seus pais morreram após uma bomba das Indústrias Stark cair em sua casa. O segundo ataque não foi tão forte, o que fez Wanda e Pietro sobreviverem e esperarem muito tempo até serem encontrados. O ‘beep’ da torradeira faz uma referência dolorosa ao passado de Wanda, revelando que as memórias da protagonista estão vivas e fortes nesta realidade alternativa.
O segundo comercial é de um relógio da marca Strucker. Ao final da propaganda, aparece o logotipo da organização infame da Marvel, Hydra. Tal anúncio também faz uma referência às memórias dolorosas de Wanda, na qual ela carrega para essa realidade alternativa.
Essa cena faz referência ao Barão Wolfgang von Strucker, o cientista da Hydra responsável por fazer experimentos nos gêmeos Wanda e Pietro. Por um tempo, Wanda foi manipulada pela Hydra para cumprir ordens e lutar contra os Vingadores. Fica o questionamento: será apenas uma memória dolorosa ou Strucker está de volta tentando manipular Wanda novamente? O que realmente está acontecendo?
Não é o que parece
Como disse, o formato sitcom nestes dois primeiros episódios de WandaVision é apenas uma camuflagem para o que está por vir na série. Tal ambientação pode ser uma realidade alternativa criada por Wanda, ou criada por alguém para “prender’ Wanda. Até o momento não sabemos o quanto a protagonista está controlando essa realidade ou se há alguém por trás desta realidade para controlar a personagem.
O que realmente o espectador sabe é que Visão morreu em Vingadores: Guerra Infinita e Wanda não aceitou bem isso. Talvez a dor da perda foi tão intensa e imensa que fez com que ela perdesse o controle dos seus poderes a ponto de alguém prendê-la nessa realidade.
Ou pode ser o contrário: a tristeza e o luto fizeram com que Wanda criasse uma realidade alternativa para fugir de toda essa dor, sem se dar conta no quanto o seu poder está descontrolado e como isso está afetando os demais fora dessa realidade inventada.
Crítica: Vingadores – A Era de Ultron
Os pequenos detalhes é que colocam a imaginação e a realidade em confronto, como por exemplo, quando Wanda e Visão não conseguem lembrar de onde vieram, quando casaram, onde moraram anteriormente, porque vieram morar no novo bairro. Quando Wanda “quebra” um dos personagens, o chefe do trabalho de Visão, que se engasga e é socorrido pelos poderes do Visão. Além disso, outro momento misterioso é quando Wanda encontra um helicóptero colorido em seu jardim e é confrontada pela vizinha Dottie. Além disso, ela tenta impedir Visão de usar os poderes no show de mágica na vizinhança. Por fim, a cena mais enigmática é quando um homem sai do bueiro da rua e faz Wanda ficar relutante a ponto de “rebobinar” a cena para que este homem não apareça mais. Seria uma forma de mostrar que Wanda está, sim, manipulando essa realidade alternativa? O homem que sai do bueiro é mandado por alguém de “fora” que quer parar os poderes de Wanda e trazê-la de volta à vida real?
Ao final de cada episódio vemos uma voz chamando por Wanda, com objetivo de despertá-la de tal sonho. De quem é essa voz? Quem está tentando trazê-la de volta?
Outra dúvida que surge é em cima de Agnes. A personagem somente faz parte da realidade criada? Wanda a criou para ajudá-la a ficar nessa realidade? Ou Agnes veio de fora para impedir que Wanda continue criando realidades e perdendo o controle de seus poderes? Essas respostas virão em breve!
O que vocês acharam da estreia de WandaVision?
Ficha Técnica
WandaVision
Criação: Jac Schaeffer
Elenco: Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Kathryn Hahn, Debra Jo Rupp, Fred Melamed, Emma Caulfield Ford e Jolene Purdy.
Duração: 2 episódios (30min aprox.)
Nota: 9,0