Se você não estava aguentando em não saber o que realmente aconteceu, o episódio 8 de WandaVision finalmente revelou como tudo começou em Westview, indo mais além e mergulhando no passado de Wanda, como ela adquiriu os seus poderes e quem se tornou. É um episódio emocionante por externalizar toda a dor do luto da protagonista que guarda cicatrizes há anos. Por fim, eis aqui o início do CAOS.
Origem de Agatha Harkness
O episódio 7 de WandaVision terminou com revelação de Agnes ser Agatha Harkness e, agora, o episódio 8 mostra de onde ela vem. Agatha é do tempo de Salem, de 1963, em que ela traiu o seu coven ao mexer com magia maligna, muito acima do seu próprio conhecimento. Por conta do grau de periculosidade e por saber quem ela é, a mãe de Agatha inicia a execução da própria filha, no entanto, tudo sai do controle e Agatha dizima todo o coven com o poder do mal já adquirido. É desta forma que entendemos quem é Agatha Harkness, a razão dela ser uma bruxa e o porquê ela quer tanto saber sobre o poder de Wanda.
A grande razão para Agatha ter se infiltrado na realidade de Wanda é por reconhecer o tamanho do poder que ela tem e até onde ela pode ir, mas é preciso saber como Wanda conseguiu criar a sua realidade com as próprias mãos. A grande questão é: porque Agatha quer tanto saber disso? O que ela irá fazer se aprender como manipular a realidade? Ela quer “roubar” os poderes de Wanda ou quer formar uma união com ela?
Além disso, Agatha explica como trouxe Pietro de volta, interpretado por Evan Peters, e não o Pietro que conhecemos em Era de Ultron, já que o cadáver está em outro continente e não havia como Agatha usar a magia da necromancia para trazê-lo de volta.
Passado de Wanda
Para saber como esse poder surgiu, Agatha faz Wanda viajar no tempo e retornar o passado, peça chave que faz o público entender tudo o que viu nesta temporada de WandaVision até agora, desde as referências às sitcoms, as mensagens subliminares nos comerciais, os personagens fictícios até a conexão com a S.W.O.R.D e o retorno de Visão.
Assim, Wanda volta à sua infância, mais precisamente no dia em que seus pais morreram na explosão. WandaVision, retrata como era a vida da personagem e todo o amor envolvido com os seus pais e irmão, que usavam do tempo para assistir sitcoms em família – Dick Van Dyke, Malcolm in the Middle, A Feiticeira, I Love Lucy. Daí, entende-se a razão para Wanda ter criado a realidade com essas referências, já que as sitcoms remetem ao momento família unida e amor, uma memória que jamais ela esqueceria e a razão para ela ter seguido em frente, mesmo não tendo superado o luto 100%, apenas iniciado a escala de dor que aumentaria com o passar do tempo.
É na explosão que vemos que Wanda, desde os 10 anos, já tinha algum tipo de poder que não havia se manifestado ainda. Foi ela quem impediu que a bomba das Indústrias Stark não explodisse, o que fez ela e o irmão sobreviverem até serem resgatados dois dias após a tragédia.
Voluntária na HYDRA
Novamente, Wanda viaja mais um pouco no tempo e Agatha a faz reviver a experiência que ela passou na HYDRA, onde seus poderes são externalizados. Aqui, vemos Wanda ficar frente a frente com a Tesseract (joia azul/espaço), mas logo é atraída por Wanda transformando-se na joia da mente (joia amarela), iniciando uma visão do que Wanda viria se tornar um dia: a Feiticeira Escarlate. É desta forma que entendemos que a personagem apenas aumentou o poder que estava adormecido dentro dela algum tempo.
Wanda e Visão
Logo em seguida, WandaVision passeia novamente pelas memórias de Wanda e a leva para o momento em que ela e Visão se aproximam pela primeira vez, após a morte de Pietro e Vingadores: Era de Ultron, lá no complexo Vingadores, onde ela encontrou seu lar depois tanto tempo. O diálogo dos dois emociona ao abordar algo discutido durante a temporada toda: o luto e a dor de superar um amor perdurado. É exatamente o que está acontecendo com Wanda, afinal, tudo o que ela fez, até agora, é a razão dela se sentir sozinha e por ter perdido alguém que amava muito, sem tem a chance de se despedir. Uma cena linda, tocante e reflexiva.
S.W.O.R.D
Nesta outra viagem às memórias de Wanda, tanto ela quanto Agatha e o próprio espectador descobrem o que, de fato, aconteceu no dia em que Wanda foi até a S.W.O.R.D à procura do corpo de Visão. A verdade é que ela NUNCA roubou o cadáver, uma mentira contada por Hayward em episódios anteriores. O objetivo da S.W.O.R.D em ter o Visão é para reaproveitar todo a arma inteligente e o vibranium contido em seu corpo.
Crítica: Por Trás De Seus Olhos
A cena em que Wanda olha para o corpo e tenta sentir as memórias de Visão é extremamente triste, o que aumenta ainda mais a dor e faz a gente entender como tudo começou.
O início de tudo
Ao ir embora da S.W.O.R.D, Wanda dirige até Westview e observa toda a cidade, dando um panorama não só das lojas e ruas como também dos personagens que conhecemos dentro de sua realidade.
A verdade é que Westview não foi uma escolha aleatória e, sim, o ponto de partida para Wanda e Visão construírem uma vida juntos. A cena do mapa com o coração é outro momento triste e o mais impactante, pois é neste instante que toda a dor de Wanda é colocada para fora e a faz despertar o grande poder contido nela: a criação de sua própria realidade.
É desta forma que entendemos como essa realidade foi criada, as referências às sitcoms e, como os demais personagens foram escalados para o seu “elenco” e, o mais importante: Visão foi criado pelo poder da Wanda, e não um corpo que foi ressuscitado. Tudo foi feito por Wanda que, depois, ganhou manipulação externa de Agatha Harkness que, agora, quer chantageá-la ameaçando seus filhos Billy e Tommy.
É neste novo confronto que Agatha Harkness revela o quão poderosa e perigosa Wanda é, afinal, ela possui a MAGIA DO CAOS, capaz de manipular, ler a mente e alterar a realidade. Finalmente, temos a confirmação no Universo Cinematográfico Marvel que Wanda Maximoff é a Feiticeira Escarlate.
Cena pós-crédito
O 8º episódio de WandaVision tem cena pós-crédito em que retornamos à base da S.W.O.R.D em que o chefe Hayward adquire uma arma capaz de atravessar a barreira de Westview e confrontar Wanda: a versão cinza de Visão. A razão para ele manter o cadáver na organização é para usá-la como arma.
Tudo leva a crer que no próximo episódio vamos ver Visão da realidade lutar com Visão cinza. Além disso, a série precisa mostrar o que aconteceu após o encontro de Monica com Pietro, o que pode acontecer com o Billy e Tommy e, é claro, a transformação oficial de Wanda em Feiticeira Escarlate, assim como ela viu em uma visão anos atrás.
O que acharam deste episódio de WandaVision?
Nota: 9,0