WandaVision retorna em um 4º episódio que mostra o que está acontecendo fora da realidade criada por Wanda e, finalmente, começamos a encaixar as primeiras peças deste mundo alternativo.
Tudo o que era estranho e intruso na realidade de Wanda é inicialmente explicado neste episódio, após Geraldine ser expulsa por Wanda, uma vez que a Feiticeira Escarlate percebeu que ela não faz parte de sua criação, sabendo muito bem de onde ela vem e qual organização pertence.
Geraldine é Monica Rambeau, capitã da S.W.O.R.D, criada por sua mãe, Maria Rambeau, que conhecemos no filme Capitã Marvel. A primeira cena que se passa em um hospital até arrepia os fãs da Marvel ao fazer uma grande conexão com os dois últimos filmes Vingadores. O momento em que todo mundo retorna é o ponto em que vemos o ‘BLIP’ acontecendo, ou seja, quando tivemos o Estalo de Thanos em Guerra Infinita, Monica despareceu deixando sua mãe – que havia se recuperado de uma doença; quando Homem de Ferro faz novamente o outro estalo da Manopla em Ultimato, as pessoas desaparecidas retornam após cinco anos, o que faz a gente entender o retorno de Monica e a descoberta que sua mãe faleceu neste espaço de tempo.
WandaVision: gravidez e identidade de Geraldine marcam 3º episódio
A partir daí o espectador compreende o papel de Monica e sua nova missão de entender o que está acontecendo em Westview, Nova Jersey, uma vez que pessoas de fora ‘perdem a memória’ e quem entra na cidade, desaparece. Ao revelar uma fenda magnética que cobre a cidade, começamos a entender as pistas que são entregues nos dois primeiros episódios: o helicóptero colorido, enviado por Monica; o agente que sai do esgoto da cidade e é visto por Wanda; quem fala com Wanda pelo rádio e quem observa Wanda e Visão por uma TV ao final dos episódios.

Assim, o episódio dá expansão à WandaVision, em que a série começa a explicar o que está acontecendo fora da realidade criada. Com a descoberta da fenda, a S.W.O.R.D cria uma base para estudar, analisar e entender o que está acontecendo. Aqui, o espectador é apresentado ao agente do FBI Jimmy Woo e a Dra. Darcy Lewis, que já apareceu no primeiro filme Thor. É a Dra. Lewis quem descobre e observa a realidade de Wanda, transformada em uma sitcom, enquanto o agente Jimmy tenta se comunicar com Wanda pela rádio.
Do lado de fora, não é possível compreender quando há um corte entre uma cena e outra – momento em que Wanda desperta da realidade e vê que algo está errado – mas o espectador já está ciente de que é o momento em que Wanda consegue alterar a realidade e fazer com que as coisas saiam do jeito que ela quer. É dessa forma que WandaVision mostra o que realmente aconteceu durante a conversa entre Monica e Wanda. Ao ver que há uma intrusa, Wanda ativa seus poderes e coloca Monica para fora, fazendo a personagem atravessar de volta a fenda. Com isso, teremos que aguardar para saber o que Monica irá revelar para a S.W.O.R.D tudo o que viu lá dentro e quais são as intenções de Wanda.

Mas a organização já está dando os primeiros passos, uma vez que eles começam a identificar os personagens da realidade de Wanda e quem os interpreta. Neste momento é possível observar que a S.W.O.R.D não consegue achar nenhuma identificação da vizinha Agnes e não encontra a vizinha Dottie, tanto que seu rosto não aparece nos arquivos. Por que será? Mas acredito que, em breve, a organização irá descobrir.
Primeiras impressões de WandaVision
Enquanto isso, Wanda começa a sentir que sua realidade está sendo invadida, o que faz ela despertar em alguns momentos, como quando ela vê o rosto de Visão modificado – como ela viu na última vez em que teve que matá-lo em Guerra Infinita. Lembram? Além disso, Visão começa a questionar o que realmente está acontecendo, fazendo Wanda tomar as rédeas e dizer que tudo está sob controle, mas, eventualmente, tudo sairá do controle e é isso que poderemos ver nos episódios que estão por vir.

O episódio 4 de WandaVision confirma que esta é uma série que não funciona totalmente sozinha, uma vez que faz várias conexões com os filmes do universo cinematográfico Marvel. Se você não assistiu Thor, não vai saber quem é Dra. Darcy Lewis; se você não assistiu Vingadores: Era de Ultron, não vai saber o que aconteceu com Pietro, irmão de Wanda; se não assistiu Capitã Marvel, não saberá quem é Maria Rambeau; se não assistiu Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, não vai compreender como e porque Visão morreu e, agora, aparece vivo, além de não entender o significado do ‘BLIP’ e como Monica retornou após cinco anos do estalo de Thanos.
Entendem o que quero dizer? Por um lado, é incrível ver como WandaVision conecta vários elementos e acontecimentos do universo da Marvel, mas caso não tenham acompanhado os filmes, muitos detalhes podem passar batidos e, até mesmo, ficar incompreensíveis. É uma série fantástica, mas que não funciona 100% sozinha.
O que acharam do 4º episódio de WandaVision?
OBS: Será que há possibilidade da S.W.O.R.D contatar Nick Fury para ajudar a entender o que Wanda está fazendo? (Teoria)
OBS 2: Se Nick Fury aparecer, será que ele pode pedir ajudar ao Doutor Estranho e, assim, teremos a participação do personagem na série? (Teoria)
OBS 3: Será que, em algum momento, a série vai explicar como e quando a Wanda decidiu criar essa realidade que ela está vivendo?
OBS 4: Alguém dê um cafezinho para a Dra. Darcy, por favor? rs
Nota: 8,5