A 10ª temporada de The Walking Dead chega ao fim e os episódios extras terminam da melhor maneira possível ao trazer o passado de um personagem que se destacou nestes últimos anos da série. Na minha opinião, Negan é o melhor vilão que a série tem e o que mais teve as camadas expostas, destacando-o desde o terrível líder do grupo Salvadores, o seu declínio até o início da redenção.
A maioria dos fãs da série estavam ansiosos para saber mais sobre o passado do personagem e o que levou a se tornar uma pessoa tão má. As informações são boas, não tão amplas, mas nos dá uma base de como começou a sua transformação. Here’s Negan, na minha opinião, é o melhor episódio destes extras e fecha a 10ª temporada com chave de ouro, dando um novo ponta pé tanto para o personagem quanto para os demais que terão que lidar com sua presença, especialmente Maggie.
O episódio se inicia com Carol tentando afastar Negan de Alexandria, uma vez que sua presença incomoda e afeta bastante Maggie. Mas ele está disposto a lidar com essa situação e, ainda, tentar uma aproximação com Maggie, o que será uma tarefa bem difícil. Enquanto isso, Carol opta em deixá-lo em uma cabana.
The Walking Dead: amizade abalada de Carol e Daryl?
É neste isolamento que damos início à trama de Negan, que em uma conversa com o seu antigo ‘eu’, ele relembra as maldades cometidas, a sua marca registrada e a fama de ser temido por todos, o que o faz ser lembrado apenas assim. Será que há uma chance de mudar? De virar o jogo? É possível ter uma redenção para o Negan? Ao desenterrar a antiga Lucille, o episódio nos conta como tudo começou e a razão para Negan ter virado o grande vilão da história.
Quem é Lucille?

The Walking Dead nos leva para 12 anos atrás, quando o apocalipse zumbi havia começado. Aqui, o espectador se depara com um Negan completamente diferente, assustado, e com razão, uma vez que foi pego por uma gangue que exige saber onde ele conseguiu medicamentos. Com isso, a série traz flashbacks mais antigos para contar a história de Negan e sua esposa Lucille.
Já no auge do apocalipse zumbi, Negan se isola em uma casa para cuidar da esposa com câncer. Ele sabe que Lucille não viverá muito tempo, mas há possibilidade de cuidá-la enquanto puder, motivo pelo qual ele aprende a manipular e aplicar os medicamentos.
Entre um cuidado e outro, o espectador vai descobrindo que o amor de Negan por Lucille é verdadeiro e único, mas isso não quer dizer que o casal não tinha problemas. Negan perdera o emprego de professor de educação física e estava à procura de outro quando tudo veio por água abaixo: a descoberta do câncer, a traição de Negan com a melhor amiga da esposa e a explosão do apocalipse zumbi, como a gente vê na cena em que Lucille está escutando o rádio enquanto lamenta sua condição e a traição.
Tudo poderia acabar exatamente ali e cada um viver sua vida sozinho, mas o apocalipse chega para transformar radicalmente a vida de todos (ou terminar). Neste caso, Lucille opta em deixar a traição em segredo, apenas revelando a doença, o que faz Negan mudar completamente. E toda a verdade aparece quando Lucille lhe conta que já sabia de tudo, mas que o marido já havia recompensado pelo erro cometido. Era hora deixar Lucille partir em paz e ao lado do seu amor.

Um ponto interessante neste episódio de The Walking Dead é comparar o antes e depois de Negan. No começo, Negan tinha certo receio de matar os walkers; ele preferia evitar de fazer barulhos para não chamar a atenção dos zumbis do que enfrentá-los. Outro ponto crucial é que Negan nunca matou uma pessoa, nem mesmo um bicho para comer, tanto que ele a esposa são irônicos ao relatar que se alimentam com comida para cachorros.
Mesmo com problemas no casamento e o apocalipse zumbi, Lucille conseguia expor o que havia de melhor em Negan, o que fazia da esposa a melhor pessoa e a melhor coisa que havia acontecido na vida do personagem. Mas ao mesmo tempo que Lucille era a grande importância, era também o ‘Calcanhar de Aquiles’ de Negan, e o que veio pela frente é a razão para a transformação radical do futuro vilão que chegava em The Walking Dead.
A transformação

Por conta de um pequeno acidente, Negan procura novamente pelos responsáveis pelos remédios, o que faz ele se precipitar em roubar o trailer do que, de fato, pedir ajuda. Assim, Negan conhece o médico Franklin e a sua filha que, no fim das contas, enxergam o desespero no homem em querer apenas uma ajuda para salvar a esposa.
Talvez eu esteja certa, mas a filha do médico é uma das possíveis seguidoras do grupo Salvadores que vimos nas temporadas anteriores, e este episódio explica o motivo dela ter sido fiel ao Negan por tantos anos.
Com os medicamentos nas mãos, Negan é surpreendido por uma gangue que não só o assusta e machuca, como o faz perder tempo para chegar até a sua esposa com o remédio intacto. Depois de uma negociação forçada, ele é obrigado a entregar a localização do trailer, porém, ao chegar em casa, era tarde demais.
A cena da mensagem na porta, dos comprimidos tombados e o saco plástico na cabeça revelam que Lucille não aguentou mais a situação e nem a doença e acabou tirando a própria vida, pedindo ao Negan que apenas não a deixasse neste mundo como um zumbi. O momento não é só triste e trágico, mas também era uma confirmação de que a última esperança em meio ao mundo dizimado havia acabado para Negan naquele instante.
É neste momento que vemos a chave virar e a transformação começar não só no figurino e no bastão, marcas registradas do personagem, mas também na personalidade fria, maquiavélica, manipuladora e ácida que Negan adquire instantaneamente.
Assista ao trailer oficial da nova série Loki
Se antes, Negan não havia matado ninguém, agora, ele dá início a sua extensão lista de mortes que viria crescer ao longo dos anos, começando com a gangue que o provocou. Ele mata todos, salvando o médico e a filha, o que faz a gente entender a razão para a garota ter seguido Negan e, por consequência, ele ter atraído uma legião de seguidores, formando assim, o grupo Salvadores que já conhecemos e sabemos como eles agiam.
Possível redenção?

Depois de se livrar do bastão e pedir perdão à Lucille, Negan dá mais um passo para continuar correndo atrás de sua redenção. Na época, Rick Grimes lhe poupou a vida e o fez pagar pelos crimes tirando a sua liberdade. Neste último ano, Negan foi peça chave para a derrota de Alfa e os Sussuradores, além de ter iniciado certa aproximação com Judith e Carol. Mas a situação voltará a ser intensa e difícil com o retorno de Maggie que, como disse anteriormente, tem motivos suficientes para jamais perdoá-lo.
Será que o seu retorno à Alexandria é para realmente trabalhar em sua redenção? Será que, em algum momento, vamos ver um confronto entre ele e Maggie? Há possibilidade de Negan se sacrificar na última temporada como uma forma de pedir perdão?
De uma coisa é possível saber: The Walking Dead fez o público odiar e amar um dos melhores vilões que a série já teve. Agora, é aguardar e ver o que a série fará com Negan e como trabalhará a caminhada final deste personagem em meio a tantos erros cometidos. Alguns passos já foram dados, resta saber como irá terminar.
Curiosidade: a atriz que interpreta Lucille é Hilary Burton Morgan, esposa do ator Jeffrey Dean Morgan que interpreta o Negan.
Nota: 8,0