Um suspiro seguido do outros. Uma respiração presa atrás da outra. Foi assim que me senti ao assistir o episódio The Bathtub. Gente, o que foi tudo aquilo? Finalmente todos os personagens seu reuniram pelo único objetivo: fugir das mãos do governo; descobrir a verdadeira identidade de Eleven e protegê-la; encontrar o portal para a outra dimensão; matar o monstro de Hawkins; salvar Will Byers. Sim, o garoto está vivo! Está fraco, solitário, mas está vivo, por enquanto. Infelizmente, quem não sobreviveu em meio ao caos foi Barb. Não se sabe o que aconteceu, mas talvez a gente descubra no último episódio. Para descobrir tudo isso, Eleven se submeteu ao experimento dentro da banheira, como fazia quando estava no laboratório.
Desta vez, Eleven não estava sozinha. Além dos garotos, Nancy, Jonathan e o xerife Hooper, a garota teve o apoio especial de Joyce que, naquele momento, representou o lado materno para ela, uma ausência marcante e explícita na vida de Eleven. Mesmo desesperada pelo filho, Joyce a ajudou, abraçou e segurou sua mão, diminuindo o medo e fazendo a garota seguir em frente na outra dimensão. É no Vale das Sombras que vemos Will em seu refúgio, o castelo Byers, o lugar que protege e só aceita somente os amigos de verdade. A cena mexe bastante com você, pois dá vontade de colocar o personagem no colo e dizer: “não se preocupe, estou aqui para te proteger”. Sério, quero muito que Will seja salvo, mas a pergunta que não quer calar é: pra onde que o monstro o levou novamente?
O governo não medirá forças para colocar as mãos novamente em Eleven e temo que eles façam algum mal não só com a garota, mas também como Mike, Dustin e Lucas. Graças a deus, os meninos fizeram as pazes e a fuga deles também foi outra cena sensacional deste episódio. O que dizer da Eleven quando ela joga o furgão para fora da estrada? Sério, esse grupo mostra o que é amizade de verdade. Sentimentos á parte, a tensão se instala quando os garotos ficam encurralados dentro do ônibus, porém, eles são salvos por Hooper e sua chegada triunfal. Essa foi por pouco, hein?
Por fim, a cena final inicia um novo problema que será desenrolado no último episódio. Agora que todos sabem que Will está vivo, Hooper e Joyce vão até ao laboratório para entrar no portal, custe o que custar. Só que estava mais do que óbvio que eles seriam surpreendidos pela segurança do governo. Dito e feito. Como eles irão sair dessa? Talvez Hooper tenha uma ideia inesperada e boa; talvez eles consigam fugir e entrar no portal às pressas; talvez Nancy e Jonathan encontrem os dois já na outra dimensão e salvem eles das garras do monstro; talvez os garotos e Eleven se juntem a eles, acabem com tudo e retornam com Will são e salvo. Apenas palpites.
E aí, o que acharam do episódio? Eu simplesmente amei!
PS: Gostei de ver a parceria de Nancy e Mike.
PS 2: Dustin está melhor a cada episódio.
PS 3: Steve mostrou não ser tão babaca assim.
Avaliação
Melhor cena: Eleven indo para a outra dimensão; o encontro de Eleven e Will; a fuga dos garotos
Melhor personagem: todos
Nota: 10