A Netflix nos presenteia com mais uma temporada divertida de Samantha!, produção brasileira estrelada por Emanuelle Araújo que retorna com a personagem bem menos famosa que antes e mais madura. Quer dizer, será que o amadurecimento é o melhor caminho para a protagonista? É exatamente essa proposta que a série desenvolve nesta temporada, rendendo cenas ainda mais divertidas, caricatas e até absurdas, cuja fórmula funciona e faz a trama engrenar.
***CONTÊM ALGUNS SPOILERS***
Amadurecer dá certo?
Um dos pontos principais desta 2ª temporada é mostrar que Samantha tem a capacidade de amadurecer, especialmente por carregar o seu lado criança até hoje. No entanto, vários percalços a desafiam, colocando à prova se é capaz de se tornar uma adulta. Uma delas é o lançamento do livro e o futuro filme Samonstra, que traz todo o seu passado e as monstruosidades que causava nos bastidores da Turminha Plimplom. Se antes o espectador já achava a personagem mirim arrogante, agora, a série entrega uma versão piorada, sempre com a língua afiada e uma resposta curta e grossa preparada. Mas a verdade é que o retorno ao passado faz o público entender melhor quem é garota, o porquê dela agir assim, como ela ficou desta forma e a razão dela não se desvencilhar do lado criança na fase adulta.
Sete motivos para assistir a série
Um dos questionamentos bem trabalhados aqui é se vale a pena largar o lado infantil e a resposta é ‘nem sempre’. Quando Samantha age como adulta, ela consegue ter atitudes altruístas e mais responsáveis, como defender a Cindy diante de um grupo de feministas e mostrar que a filha é digna de participar de movimentos a favor da mulher; a mãe exemplar que vai às reuniões da escola e quebra as regras infames que destroem com a autoestima das crianças e, principalmente, dos pais. Ao ingressar no mundo do teatro, ela não só confronta a diretora – maravilhosamente interpretada por Alessandra Maestrini – como também defende a reputação de Dodói.
No entanto, quando ela não deixa o seu lado criança, Samantha mergulha em seus conflitos internos. Um episódio que, para mim, é o mais dramático, divertido (em partes) e importante é quando ela passa por uma hipnose para entender os motivos que a levaram a ser uma criança rude e sempre na defensiva. A verdade é que Samantha foi deixada na porta do estúdio de televisão ainda bebê, sem ao menos saber a identidade da mãe, o que faz a garota ter pavor do Dia Das Mães, uma data marcante para ela e importante ao público, pois é aqui que vemos a verdadeira essência da personagem, especialmente por ver a versão mirim e adulta juntas.
A evolução de Dodói
Outro personagem que caminha rumo à evolução é Dodói que, desta vez, ganha mais plots sem estar completamente conectado à Samantha. Ele passa longe de problemas que possam levá-lo de volta à cadeia, luta para desvincular sua imagem de bebidas alcoólicas, ajuda Samantha em suas loucuras, fica mais próximo dos filhos e, ainda, aproveita para resolver os problemas do passado com sua mãe e que o afetam até hoje. A ideia de ingressar na carreira de Direito é engraçada no primeiro momento, mas achei a escolha bem interessante e um ótimo ponto para mostrar o amadurecimento do personagem. Espero que a série mostre Dodói ainda mais determinado e focado na profissão.
Vovó manipuladora
Se tem uma participação especial que pode ser considerada a melhor, até agora, é a de Zezeh Barbosa que interpreta Socorro, uma vovó bem manipuladora. Assim que o telespectador se depara com a personagem, compreende ainda mais os problemas psicológicos de Dodói, uma vez que Socorro não é só manipuladora como pratica o bullying no próprio filho (a cena do carro define). Sem diminuir a problemática apontada, a série torna esses momentos extremamente engraçados, fazendo a vovó causar com a família, arrumar a casa do jeito dela, manipular a vida profissional do filho novamente e ainda alinhar os netos. A cena em que ela tenta transformar Brandon em um bailarino é simplesmente sensacional.
Filhos também amadurecidos?
Os filhos também caminham rumo ao amadurecimento, tentando encontrar um rumo para suas vidas. Ativa e sempre adepta aos protestos para melhorar o mundo, Cindy reforça ainda mais o seu lado vegano e, agora, deseja fortalecer o seu lado feminista. Participar de um grupo de feminismo não é fácil, uma vez que a garota tem os seus próprios princípios. Aliás, as cenas de discussões dela com Samantha a respeito do feminismo rendem os melhores diálogos afiados e irônicos.
Já assistiu a série Coisa Mais Linda?
Enquanto isso, Brandon luta para se desvincular da imagem de criança a fim de que alguém o leve a sério, especialmente por querer publicar o seu livro. A verdade é que o garoto ainda não está pronto para dar este passo e esta temporada deixa claro que Brandon ainda tem muito o que aproveitar da sua infância antes que as dificuldades comecem a chegar.
O que ficou a desejar
A 2ª temporada de Samantha entrega episódios que faz o público se deliciar e divertir, no entanto, há momentos que ficam a desejar, como o fato de não entregar um desenvolvimento melhor sobre o lançamento de Samonstra. O livro/filme serve de pivô para o amadurecimento da protagonista, no entanto, o produto em si fica de escanteio, assim como Bolota e Tico. Acredito que a série poderia ter mostrado mais detalhes sobre a dupla e o quanto Samantha afetou suas vidas.
Crítica: After Life – 1ª temporada
Outra personagem que fica a desejar é Laila . Na temporada passada, a influencer digital se destacou por trazer uma abordagem afiada sobre o mundo das redes sociais. Infelizmente, essa parte é deixada de lado, trazendo de volta a personagem ainda mais caricata e forçada, apenas para contracenar e aprender as manias e características de Samantha, já que ela foi escolhida para protagonizar o filme Samonstra.
Final incerto?
O último episódio traz o ápice da ‘fama a qualquer custo’, uma vez que Samantha é realmente sequestrada por uma fã obcecada, usa do momento para inflar o ego e a fama, diz tudo ser uma mentira, ganha o enaltecimento dos fãs, mas termina o sequestro sendo levada pela polícia. Será que os papéis vão se inverter e Dodói terá que cuidar da casa e dos filhos, enquanto Samantha passa uma temporada na cadeia? Ou a ex-famosa levará apenas um susto e sairá da delegacia o quanto antes? Só vamos descobrir quando (e se) a série for renovada.
Considerações finais
A 2ª temporada de Samantha! traz mais sete episódios ainda divertidos de assistir, com uma protagonista dividida entre ser adulta ou manter a criança dentro de si, o bom trabalho de conflitos internos dos personagens, participações especiais que melhoram a história e um desfecho que deixa pontas soltas para uma possível nova temporada.
Se você ainda não assiste Samantha!, vale a pena fazer uma maratona.
Ficha Técnica
Samantha!
Criação/showrunner: Felipe Braga
Elenco: Emanuelle Araújo, Douglas Silva, Sabrina Nonato, Cauã Gonçalves, Daniel Furlan, Zezeh Barbosa, Ary França, Lorena Comparato, Rodrigo Pandolfo e Gretchen.
Duração: 7 episódios (30 minutos aprox.)
Nota: 7,9